Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

30 de agosto de 2016

O Quadrinho de Minecraft que Você Nunca Vai Ler

Minecraft - Lobos

Em 2013, o roteirista Brandon Sheffield tinha algumas ideias sobre como poderia ser feita uma história baseada em Minecraft. Segundo suas palavras, era algo na linha "Dragon Ball encontra Hora de Aventura", seja lá o que isso significa. Mas ninguém menos que a própria Mojang achou que as tais ideias eram boas e chamou ele para conversar.

Era o começo de uma jornada.

Uma jornada que não deu em nada, mas ainda assim, uma jornada.

Ele nos conta que ele tinha algo pronto pensando em um filme. Mas a Mojang queria ver aquilo no papel em forma de quadrinho e Sheffield entrou em contato com o desenhista Zac Gorman. Juntos, rascunharam as tais ideias, criaram um estilo visual, produziram  algumas páginas e enviaram para desenvolvedora do jogo. Que aprovou na hora.

Minecraft - Despertando no Mundo

Segundo o escritor, foi nesse momento que Zac "decidiu que talvez esse projeto não fosse para ele". E assim morrem boas ideias. Durante três anos, Sheffield procurou um artista que agradasse a ele e à Mojang, sem sucesso.

Por um tempo, se viu fascinado pelo trabalho do francês Guillaume Singelin. Para o autor, era perfeito. Mas a Mojang não ficou convencida e as buscas continuaram...

Minecraft - Guillaume Singelin 01Minecraft - Guillaume Singelin 02Minecraft - Guillaume Singelin 04

Enquanto isso, as negociações foram esfriando, esfriando, até que o roteirista foi notificado que a desenvolvedora não tinha mais interesse em prosseguir com o material.

O que sobraram foram algumas páginas, estudos e uma ideia que poderia ter dado certo:

Minecraft está rodando por um longo,longo tempo nesse servidor. Ele evoluiu para se tornar seu próprio universo semi-autônomo. Nosso herói, o Jogador Médio (JM por enquanto, para receber um nome mais tarde) é um ser de gênero indefinido com uma atitude positiva e irreverente. JM se descobre despertando no mundo de Minecraft, de forma muito similar ao jogador de um jogo de verdade... JM deve sobreviver a sua primeira noite, e então à próxima, começando a criar um lar para viver.

Minecraft - Woolf

O papel de JM é de um unificador, e isso começa com os primeiros personagens amigáveis que ele encontra - lobos! JM irá começar a explorar o lugar para conseguir uma visão do mundo e irá esbarrar em diversos personagens excêntricos - um recalcitrante criador de complexas combinações tecnológicas, um arquiteto distraído que constrói estruturas massivas,  um fazendeiro bicho-do-mato que usa a agricultura tanto para sobreviver quanto para colocar os monstros sob controle, etc!

Minecraft - Redstone

Alguns destes personagens irão desconfiar de nosso herói inicialmente, mas o otimismo de JM e seu desejo de ajudar as pessoas triunfam no final, e eles acabam aceitando a amizade de JM com o tempo. Nem todos serão tão afáveis, entretanto - mais tarde, JM irá encontrar "trolls"! Eles podem se mover mais rapidamente, construir mais e usam isso para importunar os residentes para sua própria diversão - mas JM e seus lobos irão salvar os "trolls" de uma armadilha de sua própria criação em determinado ponto, tornando-os possível aliados a contragosto em um Grande Evento que virá mais tarde.

JM deve até mesmo unir Os Antigos - heróis de Minecraft de glórias passadas, os únicos personagens que ainda são quadradões dos velhos tempos, sentados em suas cidadelas com equipamentos de diamante encantado e tudo mais. Nada pode tocá-los, então eles não se preocupam mais com o mundo exterior. Poderá JM convencê-los a voltarem em um momento de necessidade?

Eu posso estar enganado, mas há uma certa similaridade entre o roteiro de Brandon Sheffield e o jogo Minecraft: Story Mode, da Telltale Games. O que explicaria a desistência da Mojang em dar continuidade aos quadrinhos.

Eu queria demais ter feito esse quadrinho. (...) Eu estou desapontado principalmente porque eu estava ansioso a respeito da história que eu estava fermentando em minha cabeça e todos os planos que eu tinha para ela. (...) por hora, por favor curtam o que nós fizemos, e pensem sobre o que poderia ter sido.

Minecraft - Guillaume Singelin 03

Outras artes e mais detalhes do roteiro, incluindo algumas cenas, estão disponíveis no site do autor.

Ouvindo: The 69 Eyes - L8R S8N

2 comentários:

Shadow Geisel disse...

Não sei se tem muito a ver, mas aqueles diários sobre Minecraft são bons?

C. Aquino disse...

Se, por diários você quer dizer essa subliteratura construída em cima de Minecraft... nunca cheguei nem perto.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity