Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de julho de 2016

Passarela da Moda

É uma regra secreta do mundo do entretenimento: se alguma especialidade de um profissional está sendo mostrada, está sendo mostrada errada. É válida para a representação de como funciona um hacking em filmes e jogos e qualquer um que já abriu um Photoshop na vida enlouquece quando vê "especialistas" na televisão ampliando um JPEG estourado e descobrindo pistas de um crime. Até soldados do mundo real torcem os narizes para como sua classe é representada em jogos...

Então, por que seria diferente em relação à moda?

Você pode ter ficado embasbacado com o visual desse ou daquele personagem de um jogo, mas a grande verdade é que gente que trabalha com moda diariamente tem motivos para rir. O Kotaku reuniu cinco editoras de moda para avaliar se está tudo combinando mesmo no vestuário de gente que você juraria que estava arrasando. Só que não.

lightning

Lightning, de diversos Final Fantasy XIII, definitivamente entende de moda, certo? Afinal, ela mesmo já foi protagonista de uma campanha da Louis Vuiton no mundo real! Mas... a opinião das especialistas é outra:

"Curti o bronzeado e a veste creme, mas não a coisa da bolsa. Isso é uma tendência? As pessoas fazem bolsas de perna? Eu realmente não queria uma."

"Os olhos dela estão me dizendo que ela parece desconfortável. Ela come muito? Se for o caso, um cinto de cintura alta é tortura."

"Eu estou exausta. O sábio conselho de Coco Chanel - 'antes de sair de casa, olhe no espelho e remova uma coisa' - realmente viria a calhar aqui."

Olhando bem, a bolsa na perna da heroína lembra bem uma pochete. Das imensas.

chloe

Chloe, do jogo muderninho Life is Strange, pode parecer "radical" ou "irada" para um olhar desatento, mas as especialistas percebem que não é bem assim, apesar de ela ter ganhado muitos elogios:

"Sua roupa me confunde. Um gorro E uma camiseta me dizem que ela não consegue se decidir se está frio ou calor."

"Ela tem uma caveira na sua tatuagem, na sua blusa e então (para uma explicação extra) a palavra 'caveira' na sua blusa."

Talvez, talvez os desenvolvedores tenham investido demais na redundância para tornar Chloe uma personagem badass. Ou talvez os jovens se vistam assim hoje em dia nas high-schools americanas. Não tenho como saber.

adam

Adam Jensen, o protagonista dos jogos recentes da franquia Deus Ex, pode ser do futuro, mas seu visual tampouco cativou as especialistas:

"Ele parece uma versão menos atraente de Neo, de The Matrix."

"Tira esse capote de couro enorme, parceiro. 3/10"

"Isso é o que aconteceria se Neo e Wolverine tivesse um filho."

Em minha ingenuidade, eu realmente acreditava que Adam fosse estiloso...

aiden 

Aiden, do primeiro Watch Dogs, foi um acerto da Ubisoft, na opinião das consultoras de moda. Pena que o jogo não teve a mesma aceitação dos jogadores, mas a desenvolvedora em breve terá outra chance. Mas sem o Aiden!

"Debaixo daquele velho jaquetão, Aiden parece o tipo de cara que você gostaria de levar para casa e apresentar para a mamãe."

"Esse cara não é muito diferente de alguém que vive em Nova York agora. Eu realmente meio que curto esse estilo das ruas".

"Do ponto de vista do estilo ele é um 'não', mas do ângulo do sex appeal ele é um 'SIM'."

Tenho minhas sérias dúvidas se as especialistas mantiveram o profissionalismo nessa avaliação ou se perderam a linha com a imagem de um cara de quem só é possível ver os olhos!

Lógico que o Kotaku tinha que terminar a brincadeira (depois de passar por Samus Aran, Ciri e até Tingle, entre outros) com ninguém menos que a polêmica Quiet, de Metal Gear Solid: The Phantom Pain...

quiet

"Desculpa, isso é uma 'roupa'? Eu não acho que ela tenha terminado de se vestir."

"MAS QUE DIABOS É ISSO!?"

"Eu estou sem palavras. Não, apenas não. Tudo nesse conjunto é não. 0/10"

"Você sabe o que realmente está derrubando ela aqui? Seu cabelo engordurado. Garota, tome uma chuveirada."

Mesmo em um caso tão gritante de roupa equivocada, é sempre bom ter um olhar profissional para te mostrar que você não reparou que até o cabelo da personagem não estão lá muito bom.

Mas é aquela máxima: basicamente tudo que é exibido em obras de ficção não foi pesquisado ou foi mal pesquisado e envergonharia um profissional do ramo. Em algum lugar desse planeta há um encanador furioso gritando contra Mario que não é assim que se desentope um cano.

Ouvindo: Nirvana - Territorial Pissings (live at Reading)

4 comentários:

Shadow Geisel disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ri quilos com esse post. Espero que não tenham levado isso a sério. Quiet foi o melhor: será que a guerra estourou quando ela havia acabado de sair do chuveiro? O cabelo engordurado é um indício de que não...

Takeshi disse...

Porque para protagonizar algo, meu querido (ui), tem que ter um estilo pra isso.

may. disse...

Realmente, o Adam parece com o Neo hahahaha!

Nunca tinha parado pra analisar a Chloe hahaha na verdade sempre achei ela uma adolescente rebelde querendo chamar atenção com esse estilo!

Sou suspeita pra falar do Aiden... s2 hahahah com certeza ele tem esse sex appeal, acho que por causa do lencinho na cara hahahahha xD dá um ar de mistério e perigo :P

Rabisco Virtual disse...

É fato que as representações de algumas atividades beiram o cômico, pra não dizer o ridículo. Porém, quando falamos em moda, é necessário lembrar que o certo ou errado nesse segmento é definido por tendências de determinado período. O que está na moda hoje, pode ser cafona no ano que vêm.

Com base nessa lógica, é necessário levar em consideração o universo de cada personagem para fazer uma análise justa sobre as escolhas de cada visual. Porém, não importa o tempo ou dimensão, sempre será constrangedor tentar explicar a Quiet. HaHaHaHa...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity