Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de junho de 2016

Conhecendo o Território

Uma das coisas que eu gostaria de fazer em Overwatch é reduzir o ritmo. É um jogo frenético, é um jogo divertido, é um jogo competitivo. Mas, pelo menos uma vez, gostaria de passear pelos mapas e apreciar o fato de que ele também é um jogo bonito. Entretanto, o relógio está sempre correndo...

É tudo tão rápido que você também não consegue perceber que cada mapa contém uma história. Não é nada óbvio ou mesmo narrado, mas cada mapa tem uma razão de ser. Felizmente, a PC Gamer foi lá nos desenvolvedores da Blizzard e conseguiu descobrir o que está acontecendo naquelas partidas e o que elas representam no universo muito mais amplo de Overwatch.

E tudo mudou para mim. Nenhuma daquelas escaramuças é simplesmente uma briga sem sentido. Dependendo se você está no ataque ou na defesa, você pode estar do lado dos mocinhos ou dos bandidos, roubando um item importante, reativando o Overwatch ou mesmo cometendo genocídio...

Tomei a liberdade de resumir o artigo da PC Gamer, para quem não tem domínio do idioma:

Hanamura

hanamura

O mapa não apenas se passa na terra natal do clã dos criminosos Shimada, como se passa dentro do complexo da família que deu origem aos irmãos rivais Genji e Hanzo, conforme visto no curta "Dragões". Alguns locais que aparecem no curta também estão presentes no mapa, inclusive a ilustração gigante dos dois dragões entrelaçados. Há inclusive sinais da briga pelo cenário.

Templo de Anubis

anubis

Não é apenas um sítio arqueológico de uma civilização antiga. No meio da estrutura existe a entrada para uma instalação militar que abriga Anúbis, um dos Programas Deuses originais, Inteligências Artificiais de altíssima complexidade que teriam provocado a guerra entre os Ômnicos e os humanos. Quem controlar o mapa, controlará Anúbis.

Indústrias Volskaya

volskaya

Localizada na Rússia, é uma instalação industrial que constroi Mechas gigantes, a resposta russa para a guerra entre Ômnicos e humanos. Entretanto, a fábrica é automatizada e alguém, ou alguma Inteligência Artificial, assumiu a produção, reativou os Mechas e está prestes a detonar a Segunda Crise Ômnica.

Quem luta na Defesa está protegendo os interesses de quem reativou a instalação. Quem luta no Ataque está tentando deter a produção.

Dorado

dorado

A cidade mexicana de Dorado é o cenário do quarto curta produzido pela Blizzard, que mostra o Soldado 76 desafiando as gangues locais. A luta aqui é travada durante a celebração do Festival de La Luz, que marca o fim da primeira Crise Ômnica, quando um ataque robótico à rede elétrica mergulhou o país inteiro nas trevas.

Dorado tem uma usina de força subterrânea, o que explica porque o mapa começa em uma típica cidade rural latino-americana e termina em uma instalação de alta tecnologia. A carga que está sendo transportada pela cidade contém componentes secretos para a usina. Mas é possível que a instalação também contenha pesquisas escusas, então não está claro qual lado está com a razão nesse combate.

Rota 66

rota-66

A icônica rodovia norte-americana é agora o playground da gangue Deadlock, da qual o personagem McCree é um ex-integrante. No mapa, a gangue acabou de sabotar um trem que transportava uma carga militar por sobre a rodovia.

Quem está no ataca está tentando levar a misteriosa carga para a base da Deadlock, enquanto os jogadores na defesa tentam impedir o roubo.

Observatório Gibraltar

gibraltar

O local é uma base abandonada da Overwatch. O mapa gira em torno da tentativa de Winston de enviar um chamado via satélite para os membros remanescentes e reativar o grupo, após os eventos vistos no primeiro curta divulgado pela Blizzard.

Os atacantes estão ajudando o gorila cientista, escoltando um satélite até o ponto de lançamento, enquanto os defensores tentam sabotar a iniciativa.

Hollywood

hollywood

Depois que humanos e ômnicos fizeram as pazes, os ânimos continuaram exaltados. Hal-Fred Glitchbot é um cineasta robótico que produz filmes que incentivam a paz e a convivência com os humanos. Nessa partida, uma tentativa de assassinato do diretor de cinema está em andamento.

Os atacantes precisam escoltar a limusine que transporta Glitchbot de um estudio para outro enquanto os defensores tentam detê-lo a todo custo e, consequentemente, minar os esforços de união entre humanos e ômnicos.

King’s Row

kings-row

Esse mapa foi o cenário do assassinato do monge ômnico Tekhartha Mondatta, conforme visto no segundo curta produzido pela Blizzard. Sua estátua está presente de forma bem visível no centro da primeira praça e, procurando bem, é possível encontrar o local exato onde ele tombou, agora com uma foto dele e homenagens prestadas.

O final do mapa se passa em Underworld, uma espécie de gueto em Londres, habitado apenas por ômnicos. Os atacantes estão tentando levar uma bomba de pulso eletromagnético para exterminar todos os robôs de Underworld, enquanto os defensores tentam impedir o genocídio.

Numbani

numbani

A utopia tecnológica no coração da Nigéria é uma cidade onde humanos e ômnicos vivem em completa harmonia. Mas isso não significa que o local esteja livre de conflitos. O cerne da batalha que se deflagra aqui é a disputa pela luva de Doomfist, que também foi o pivô daquele primeiro vídeo de Overwatch lançado em 2014.

Os atacantes estão escoltando a luva do vilão que será exibido no museu de Mumbani, no aniversário de fundação da cidade. Enquanto isso, os defensores tentam impedir que o artefato chegue ao seu destino.

Ilios, Nepal e Torre Lijiang

Há bem menos história sobre esses lugares. A Blizzard não deu qualquer explicação sobre a luta que se desenrola na ilha grega de Ilios. Sobre o templo no Nepal, ele é um monastério ômnico fundado pelo falecido Tekhartha Mondatta e que atualmente abriga Zenyatta e Genji. A Torre Lijiang é a sede da empresa Lucheng Interstellar, que possivelmente é a responsável pelas instalações lunares onde Winston foi criado.

É curioso que justamente esses três mapas sejam disputados em duas rodadas em áreas diferentes e não possuam uma história secreta por trás. A PC Gamer especula que eles possam estar reservados para futuras mídias da Blizzard, seja quadrinhos ou novos curtas de animação.

Ouvindo: Tarja Turunen - I Walk Alone (artist version, bonus)

4 comentários:

Loris Simon disse...

Pessoal. System Shock 2 grátis no GOG só até amanhã.

Shadow Geisel disse...

King's Row é a cara de Rapture, do Bioshock. Só eu notei a semelhança?

Shadow Geisel disse...

Lendo com mais calma, vi que o potencial narrativo desse jogo é imenso. tomara que saia logo o modo história.

Shadow Geisel disse...

Não consegui instalar o Gog Galaxy, pra fazer o download do jogo. Dá erro.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity