Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de abril de 2016

O Retorno do Mestre?

John Romero tem um trajetória que se confunde com a história do FPS. Ao lado dos seus parceiros da id Software (John Carmack, Adrian Carmack e Tom Hall), produziu clássicos que forjaram um gênero, como Quake e Doom. Saiu da empresa por diferenças criativas, prometeu revolucionar o FPS, falou que iria transformar todo mundo em sua vadia e com sua vasta cabelereira e pose de rockstar parecia que tinha mesmo o mundo em suas mãos. Mas entregou Daikatana, afundou a Ion Storm (do magnífico Anachronox, de Tom Hall) e nunca mais produziu um título à altura do talento que parecia ter.

Até agora.

Após uma igualmente conturbada trajetória emocional, Romero se casou com Brenda Brathwaite, outra lenda viva da indústria dos jogos, com 22 títulos no currículo, incluindo a aclamada série de RPG Wizardry. O casal se mudou recentemente para a Irlanda, fundou uma produtora de jogos e por um certo tempo vem insinuando o retorno ao topo.

Ao time, acaba de se juntar Adrian Carmack, um dos fundadores da id Software. Dessa aliança de ícones do passado, está surgindo um FPS. E o vídeo abaixo, criado pelos envolvidos, captura o tom certo desse "retorno", misturando o épico com uma pitada de paródia:

Romero também admitiu que está de alguma forma relacionado ao site da Hoxar Inc, uma empresa fictícia que trabalha com uma tecnologia de Realidade Virtual similar ao Holodeck de Star Trek. Especula-se que a iniciativa faça parte de algum tipo de publilcidade viral ou ARG para o jogo comandado por Romero, então pode se esperar um título com temática cyberpunk pela frente.

Todas as respostas serão reveladas na próxima segunda-feira. Então, descobriremos se o filho pródigo voltou mesmo ou se a velha máquina de marketing de Romero apenas continua vendendo ilusões.

Ouvindo: New Model Army - Sky in Your Eyes

4 comentários:

Eder R. M. disse...

Íon Storm também foi o estúdio do original, único, seminal e insubstituível Deus Ex!

Eder R. M. disse...

Íon Storm também foi o estúdio do original, único, seminal e insubstituível Deus Ex!

Marcos disse...

Pois é... parece que o pessoal não consegue associar que a mesma empresa que fez Deus Ex também fez o Daikatana.

Mas aparentemente o o fiasco do Daikatana poderia ser contido se não fosse a prepotência do John Romero em achar que faria tudo dar certo, ele gastou uma nota no Hype e mais uma nota comprando um monte de bugiganga achando que o Daikatana iria pagar os caprichos malucos dele.

C. Aquino disse...

Ahahaha, eu vivo esquecendo mesmo que a Ion Storm fez Deus Ex! Que época louca: Romero, Hall e Spector trabalhando debaixo do mesmo teto (ainda que em projetos diferentes)!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity