Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de janeiro de 2016

SHODAN Está de Olho

Nesse exato momento, milhares de webcams automáticas conectadas à Internet estão transmitindo imagens em tempo real para uma Inteligência Artificial que as monitora, classifica e republica para quem quiser assistir. Parece roteiro de um filme de ficção-científica? Parece o enredo do vindouro System Shock 3? Mas é real.


O sistema foi batizado de SHODAN por algum programador com muita devoção, bom humor e muita coragem para provocar a ironia do Destino. Está em atividade desde 2009 e funciona como um mecanismo de busca para aquilo que o Google não procura: dispositivos conectados online que não são servidores de páginas de web, mas estão completamente desprotegidos sem qualquer tipo de senha. Desde o início de suas atividades, SHODAN já encontrou sistemas de controle de tráfego, unidades de regulação de temperatura e outros dispositivos cuja vulnerabilidade poderia levar a uma tragédia. Até o momento, não há indicação de que SHODAN tenha tentado assumir o domínio do que vê ou esteja fa-falhando para se comunicar, mas serve o alerta.

A mais recente funcionalidade de SHODAN, o mecanismo de busca, é a capacidade de pesquisar webcams desprotegidas. Vendidas por empresas sem nenhuma preocupação com a segurança, instaladas por usuários sem nenhuma preocupação com a segurança, elas revelam endereço IP, hora e o dia a dia de casas, escritórios e escolas sem que ninguém saiba.



Mas SHODAN sabe. SHODAN vigia. SHODAN aguarda seu des-despertar. In-inseto.
Ouvindo: o olhar desligado da webcam...

2 comentários:

Shadow Geisel disse...

Ainda bem que a webcam do meu note tá quebrada...

Karine Benchimol disse...

Ainda bem q eu botei uma fita adesiva na webcam do meu notebook 3 anos atrás XD

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity