Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

27 de novembro de 2015

É Fallout ou Não É Fallout?

Recentemente, o leitor Eder R. M. escreveu nos comentários que "Fallout 4 é muito mais RPG que Fallout 3 jamais foi". E hoje, curiosamente, esbarro na seguinte afirmação de Caio Corraini:

Lamentavelmente não posso opinar sobre Fallout 4, mas fica a dúvida no ar: o quão "Fallout" é o quarto jogo da franquia e o quão "Fallout" ou não um jogo precisa ser para ser um bom RPG?

Talvez pensando nessas dúvidas, um grupo de modders está indo no cerne da questão e está convertendo o primeiro Fallout na íntegra para o New Vegas. Dá para ser mais "Fallout" do que isso?

O projeto intitulado Fallout: The Story quer trazer de volta a trama, os lugares e a atmosfera do jogo que foi o ponto de partida da série, mas sem perder a jogabilidade introduzida pela Bethesda lá no Fallout 3. Ou não, porque o grupo conseguiu manter a ideia do sistema de navegação pelo mapa original e até os encontros randômicos.

Por enquanto, a iniciativa tem apenas o Vault 13 e o Vault 15, embora estejam progredindo com Shady Sands, The Hub e Necropolis. Com certeza, o projeto ainda tem vários meses pela frente e este deve ser o motivo para o grupo não ter liberado ainda uma versão para download.

ATUALIZAÇÃO: Um dos desenvolvedores envolvidos no mod é Arcoolka, veterano na cena e um dos criadores responsáveis pelo excelente Real-Time Settler. Seu canal no YouTube tem uma lista inteira de vídeos dedicados a Fallout: The Story.

Durante um período a Interplay continuou dona dos direitos dos primeiros Fallout (1, 2 e Tactics), enquanto a Bethesda poderia desenvolver outros produtos com a mesma propriedade intelectual. O contrato expirou no começo do ano e agora a Bethesda pode fazer o que lhe convier com os jogos originais. Criar seu próprio remake, por exemplo. Ou processar até o último centavo quem ousar mexer no seu queijo. O futuro é incerto.

A guerra pode até não mudar, mas Fallout, Fallout mudou.

Ouvindo: Angelo Badalamenti - The Pine Float

9 comentários:

Elton Gradash disse...

Ele não tem praticamente nada de RPG, foi a minha pior compra ever!

Pena que comprei no Kinguin e não tinha como dar refund... Só para constar os jogos que jogo, Baldur's Gate, Planescape, Neverwinter Nights, Templeof Elemental Evil, Pillars of Eternity, etc.

Eu acho que eu entendo o que é um RPG.

Luiz Antonio disse...

Olhei o vídeo e fiquei bem a fim de jogar esse mod. Pena que não tem nem data prevista de lançamento.

Marcos disse...

ainda não joguei o FO4, mas eu tive a sensação de não-Fallout com o FO3. Mesmo com a ambientação e os personagens, a narrativa e o gameplay não estava cabendo bem pra série. Diferente de New Vegas que ficou bem cara de Fallout.

Shadow Geisel disse...

Também discordo do Elder. FO4 é o menos RPG de todos. Elder, como você pode dizer que esse jogo tem mais elementos de RPG que o FO3, se a Bethesda simplesmente BANIU TODAS AS HABILIDADES SECUNDÁRIAS DO JOGO, deixando apenas os sete principais atributos? Nada de investir em sneak, small guns, speach, barter e etc. Algumas coisas foram realocadas e inseridas nos perks, mas o sistema do game perdeu muuuuuuuito em profundidade com essa "skyrinzação" que o jogo sofreu (algo que eu temia muito). O problema é justamente esse: mesmo com essas falhas, FO4 é um jogo desgraçadamente divertido de se jogar. A frase do Caio Corraini não podia resumir melhor o que o FO4 é na verdade.

Eder R. M. disse...

Gente, RPG pra mim indica, principalmente, escolhas quanto à TRAMA; possibilidades de ROLE PLAY na história. O Fallout 4 possui facções inimigas que afetam seu caminho na quest principal a partir de certo ponto. A cutscene final é a mesma, mas como você faz pra chegar lá possui rotas distintas. Qual foi a última vez que a Bethesda Games Studio fez algo assim? Foi lá atrás, no Morrowind. Oblivion, Skyrim e o FAllout 3 possuem quests principais "on rails" que você apenas segue, sem poder opinar ou divergir. Isso, pra mim, é um grande avanço da Bethesda e muito mais importante do que estatísticas primárias e secundárias e pontos de habilidades.

De novo, deixo o Fallout New Vegas de fora dessa mini-análise pois ele foi criado pela Obsidian, mas não posso deixar dizer que ele é, sem dúvida, o verdadeiro Fallout que merecemos.

Jaotavio "Gyodai" disse...

Tudo que eu vejo e leio de Fallout 4 grita "Borderlands da Bethesda".
Eu quero jogar esse negócio, principalmente pela possibilidade de poder construir e gerenciar um assentamento, mas minha ilusão de ver um Fallout tão sensacional quando os antigos morreu nos meus primeiros minutos de Fallout 3.

Shadow Geisel disse...

Giodai, FO 4 é muuuuuuuuuuuito superior a Borderlands. Quanto a isso fique tranquilo. Sobre o Fallout clássico, desencana cara! A série da Bethesda NÃO é a mesma da Interplay. Quem não aceitar isso está perdendo de jogar grandes jogos, como Skyrim E New Vegas. Desapega e aproveita o que esses jogos têm de bom, até pq jogando o Fallout clássico nesses dias eu vi que ele passa longe desse modelo saudosista de perfeição que muitos (não estou dizendo que é o seu caso, for god sake) pintam. inclusive, o que muitos não dizem é que a série nova implementa coisas que seria impossível para a antiga, dada a sua estrutura. E não estou me referindo a gráficos.

Takeshi disse...

Uma coisa que realmente me deixou muito p*to em F4 foi justamente retirarem as Skills e o Karma. Até agora a história tá clichê e fraca. Mas como o Shadow disse, é divertido pra cacete jogar.

Por enquanto eu vou me afastar do F4 e vou voltar a Mojave Wasteland, um ótimo Fallout e um ótimo RPG. Espero estar enganado sobre F4, mas vou deixar ele no canto. Enquanto isso vou preparando o Varmint Rifle, matando Geckos, bebendo muita água e dormindo e comendo pra sobreviver.

E claro, junto com o Boone. Porque ele é muito foda.

ricks disse...

Jogaço maravilho, não é que nem esses cod da vida que ao invez de vc jogar é jogado , esse jogo é para apreciadores de jogos de verdade e não pra maricas que querem ficar vendo filminhos em jogos de 8 horas de duraçao fallout ainda é Fallout um pouco menos mais ainda sim é!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity