Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de outubro de 2015

Parabéns a Todos os Envolvidos

Quando se achava que o preconceito da grande mídia contra os jogos eletrônicos era assunto do passado...

nerds

Ao ler a reportagem, cujo link não publico para não dar palco para palhaços, é possível perceber que o tom da matéria é sério, bem longe do que o título "engraçadinho" sugere. O texto fala sobre o crescimento do segmento dos e-sports do ponto de vista dos negócios e das investidas da Activision na área.

De onde, então, viria um título tão obtuso?

A matéria original da Bloomberg, cujo tradução a Exame licenciou, merece o link. Por que o título da matéria original é "Activision Bets You Will Want to Watch Pros Play Video Games" ou "Activision aposta que você quer assistir profissionais jogando games".

O "nerds" é por conta da Exame mesmo.

ATUALIZAÇÃO: Conforme o camarada Ratman percebeu nos comentários, o título original da matéria da Bloomberg chamava os jogadores de "geeks", um termo igualmente pejorativo e frequentemente confundido com "nerds". Ainda dá para perceber isso pelo endereço do link da matéria. Talvez devido à repercussão, a Bloomberg alterou para "pros" ("profissionais"), mas a Exame manteve a tradução inicial.

Bola fora para Bloomberg pelo preconceito, bola fora para Exame por não ter feito a correção.

Ouvindo: Nouvelle Vague - Teenage Kicks

6 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Pode ser desinformação ou uma forma de abreviar o título.Obviamente "nerds" não é a melhor maneira de chamar os jogadores profissionais ,realmente houve um erro , mas de maneira concisa qual seria a melhor designação? Até " Pros Play" ficou diferente do que eu imagino ser o certo , que é "Pro Player". Acho que ficaram com medo - ou ignorância mesmo - de botar um termo que ficasse difícil de se entender. Acho que o erro maior é colocar pessoas que não jogam pra escrever sobre o assunto.

Alexess disse...

O mais correto pra "Pros Play Video Games" é "Profissinais Jogando Video Game", mas no Brasil e-sports ainda está longe de ser levado a sério, infelizmente.

Gustavão disse...

Não é só no Brasil não... O Jimmy Kimmel recentemente fez um comentário nessa mesma linha, e atraiu tanta atenção negativa que ele fez um segmento no programa pedindo desculpas e se encontrando com uns e-gamers.

Opinião é de cada um. A minha é: é lindo dizer que a criança que cresceu jogando mario e sonic hoje joga com seu filho. mas tinha bem poucos que jogavam a sério. Pedir pra maioria das pessoas entender que video-game é esporte força a barra.

E aí a gente cai no lado filosófico da coisa. Magic the Gathering atrai muita (MUITA) gente, tem circuitos mundiais disputadíssimos, prêmios milionários e muita gente que vive disso. Há quem diga que movimenta quase a mesma grana do que Poker. E aí, é esporte? E esportes como xadrez, que notoriamente caiu no esquecimento da mídia e do público e traz bem menos retorno, continuam o sendo?

Edgar Menezes disse...

Preconceito com a comunidade Gamer.

The Ratman disse...

Então né, o título em português foi traduzido levando em conta o 'link' da matéria, presta atenção: http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-10-22/activision-bets-you-will-want-to-watch-geeks-play-video-games , ou seja, traduziram geeks como nerds baseado na url. Acho justo.

Anônimo disse...

Toda vez q vejo coisas como "comunidade gamer" ou "jogadores profissionais" vejo q os videogames estão em decadência. Podem estar movimentando bilhões, mas perderam a essência. Videogame não é arte, não é esporte! Videogame é apenas um passatempo, só tem q ser divertido, nada mais! Se eu quero uma boa história, leio um livro. Se eu quero ver cenas, assisto um filme. Videogame tem q ser visceral. Space Invaders, Pac Man, Donkey Kong, Xevious, Super Mario, Sonic, Street Fighter II, Streets of Rage, Shinobi, Contra, Doom, Dark Souls... isso é videogame em sua essência mais pura!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity