Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de outubro de 2015

A Singularidade Chegou

Ashes of Singularity 03

Houve um tempo em que o lançamento de uma nova versão de DirectX era sempre recebida com anseio (e uma certa dose de desconfiança) pelos jogadores. Não apenas uma nova versão da API significava jogos visualmente mais esplendorosos como também poderia decretar a morte prematura de jogos antigos (vide o caso do ZPC). Até o dia em que a Microsoft passou a usar o DirectX (e tudo mais) como isca para atrair usuários para seus novos sistemas operacionais. Até o dia em que a Microsoft aparentemente desistiu de atualizar suas APIs e ficamos gerações inteiras usando DirectX 11.

Então, finalmente o DirectX 12 foi anunciado. E prometia ganhos de performance de até 20% para todo mundo!

Você precisava do Windows 10 para usufruir da nova versão da API, mas estas já são regras antigas da Microsoft e não adianta muito reclamar. Com a nova versão do sistema operacional saindo de graça para qualquer um que tivesse o 7 ou o 8, nem era uma tramoia tão absurda assim.

Mas nesse momento, os jogadores pensaram: "ok, instalei o Windows 10, tenho o DirectX 12, cadê os jogos?".

Até a semana passada, essa pergunta não tinha resposta.

Mas agora há Ashes of the Singularity.

Ashes of Singularity 02

Tudo bem que é um jogo de estratégia, gênero que não costuma funcionar como vitrine para novidades gráficas. Tudo bem que é um título que ainda está em Early Access, com direito a todo tipo de bug ou partes inacabadas que vem junto com o selo. Tudo bem que o requisito mínimo para rodar são 8GB de memória, 16GB se você quiser usar o DirectX 12.

Mas é o que temos por enquanto com suporte nativo à nova API da Microsoft.

Os desenvolvedores garantem que será possível construir e gerenciar milhares de unidades simultaneamente. Até o momento, não vi mais do que cem na mesma tela, sendo otimista, e os gráficos poderiam ter sido gerados perfeitamente bem com DirectX 11 ou mesmo 9. Observando os vídeos e as telas do jogo, eu tenha a estranha sensação de que o DirectX 12 está aí na descrição do Ashes of the Singularity mais como um chamariz do que realmente um divisor de águas.

Ashes of Singularity

Ouvindo: EVE - Borderlines

3 comentários:

Chico disse...

Não é necessário 16 GB de RAM pra rodar em Drx 12. A API não está vinculada à quantidade de memória RAM no sistema.

C. Aquino disse...

Não há uma relação de causa-efeito, mas a configuração recomendada, que usa DirectX 12, é de 16GB. Com certeza, o DirectX 12 roda com menos RAM, mas os próprios desenvolvedores não recomendam. Pelo menos foi o que eu entendi das parte das configurações do jogo...

C. Aquino disse...

De onde eu imagino também que o jogo deve estar mal-otimizado pra chuchu...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity