Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de setembro de 2015

Leia Antes de Jogar

tomb-raider-lara-croft-bow

Se eu tivesse consultado esse site antes de jogar Tomb Raider, eu saberia que a habilidade de recolher flechas dos inimigos abatidos é inútil. A cada cinco metros do caminho de Lara Croft, alguma alma imensamente caridosa espalhou aljavas. Em nenhum momento do jogo até agora, fiquei sem flechas e não é porque estou recolhendo dos cadáveres.

Before I Play é um despretensioso wiki mantido pelos usuários do fórum do Something Awful, com dicas que todo jogador precisa saber antes de iniciar um jogo. Lá avisa que tem umas habilidades meio toscas de Tomb Raider enquanto outras seriam bem interessantes de se adquirir, por exemplo.

A lista já cataloga 727 títulos diferentes, entre contemporâneos e clássicos. Ela não funciona como um passo-a-passo do jogo, que te pega pela mão e te faz passar as fase. Mas traz pequenas dicas práticas, sejam de instalação ou alguns detalhes que só a experiência poderiam te oferecer. Há risco de spoilers, mas é um risco inerente para este tipo de informação.

Fica registrada também a reclamação não apenas contra Tomb Raider, mas contra qualquer jogo que te ofereça habilidades ou equipamento para comprar antes mesmo que você consiga entender melhor as mecânicas daquele universo. É um mal que existe até mesmo em títulos da minha Lista de Favoritos, como Fallout e System Shock 2 (que eu literalmente tiver que recomeçar para montar um personagem melhor). Oferecer uma chance de reverter essas mudanças é algo que muitos MMOs já oferecem (ainda que com um custo, em alguns deles) e que poderia ser implementada de forma mais abrangente.

Outra boa sugestão para a indústria seria: não ofereça opções toscas...

Ouvindo: Faith No More - Collision

3 comentários:

Gabriel disse...

Nossa melhor coisa do mundo, obrigado aquino!

Marcos A. S. Almeida disse...

Aí Aquino, viu essa ? http://www.vg247.com/2015/09/22/half-life-3-mad-max-easter-egg/

C. Aquino disse...

Vi sim, Marcos! Trollagem com o Gordon Freeman... mas a Valve pediu por essa! :)

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity