Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de julho de 2015

Promoção O Último a Sair… Apague a Luz!

desura

Em 5 de Junho, eu noticiei a possibilidade da loja virtual Desura fechar:

De acordo com o site Rock Paper Shotgun, especializado em jogos de PC, a Bad Juju Games, proprietária da loja Desura desde o ano passado, abriu um processo de falência. O futuro do Desura ainda é incerto. A recomendação é que seus usuários baixem agora seus jogos cadastrados no sistema e façam um backup.

O Desura é uma das mais conhecidas lojas focadas em títulos de desenvolvedores de jogos independentes. Fundada pela Linden Labs, criadora também do Second Life, o Desura foi vendido em Novembro de 2014 para a Bad Juju Games. Desde a aquisição, tem sido constantes as reclamações de desenvolvedores sobre atrasos nos pagamentos.

Na semana passada, a Bad Juju Games respondeu publicamente sobre a questão dos atrasos e atribuiu o problema à falta de um sistema automatizado de pagamentos. Na data, a empresa de comprometeu a colocar os atrasados em dia manualmente. Agora, uma semana depois, a empresa abre falência.

Desde então, não houve nenhum comunicado oficial. Total silêncio.

Para piorar o prognóstico do Desura, o Indie Royale, um site irmão do Desura que vendia bundles de jogos independentes e também pertencia à Bad Juju Games, encerrou suas atividades sem aviso. Há duas semanas que nenhum pacote novo aparece para vender, em um site que costumava vender dois por semana, às vezes três. O operador do Twitter do Indie Royale informou que perdeu o acesso à sua conta de e-mail e não obteve qualquer resposta dos patrões. No começo de Julho, o pobre coitado fechou a conta do Twitter por iniciativa própria e comunicou que estava indo trabalhar no rival Bundle Stars.

Enfim, os sinais indicam que o Desura tem pouco tempo de vida. Como todos os jogos vendidos lá são livres de DRM, seus usuários deveriam baixar seus jogos e fazer cópias de segurança porque o futuro da loja é incerto.

"Fala da Promoção, caramba!"

Tenho aqui comigo desde um certo tempo algumas chaves de títulos e bundles inteiros disponíveis no Desura. Sempre que fiz promoções, dei preferência a chaves de ativação no Steam ou no Origin, dada a popularidade destes serviços.

Mas estas chaves não podem morrer na minha mão. Por isso estou realizando uma promoção às pressas para que que estes jogos encontrem seus destinos e sejam salvos o mais rápido possível.

Frozen Synapse

Graças à solidariedade de Taís Fantoni e Robson Arruda, doadores originais dos jogos, irei sortear quatro jogos e quatro pacotes de jogos completos. Meu sincero obrigado, em nome dos leitores do Retina Desgastada!

Para participar, você precisa ir para a página da Promoção O Último a Sair… Apague a Luz e seguir as instruções. O sorteio será realizado no dia 10 de Julho (sim, é relâmpago!) seguindo as orientações dos Deuses Randômicos. Ao contrário das promoções anteriores, você pode concorrer a quantos jogos quiser! Nenhum jogo pode ficar para trás.

Desta vez também temos uma regra nova. Como houve problemas com algumas chaves na promoção anterior e eu acabei pagando do próprio bolso por alguns jogos, a partir de agora, em caso de problema na ativação (ocorreu em menos de 10% dos casos), o ganhador deverá escolher um outro jogo entre uma seleção sugerida por mim entre aqueles que ainda estão no estoque. Ninguém vai ficar sem jogo e eu não vou ficar mais duro do que já estou.

Lembrando que esta promoção irá durar uma semana na esperança de que o Desura permaneça funcionando durante este período! Em caso de encerramento da loja virtual, a promoção fica lamentavelmente cancelada.

Ouvindo: Nine Inch Nails - Wish (Remixed By J.G. Thirlwell)

2 comentários:

Tais disse...

Ó, se der treta com alguma key minha, dá um grito que eu posso oferecer outro jogo da minha lista ainda pendente =p

Gledson A. disse...

Obrigado por organizar a promoção, Aquino, e obrigado a todos que doaram as keys.

Uma pena o Desura estar nessa situação; tinham uns mods e free games muito bons por lá.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning