Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de julho de 2015

Necromancia

Falar mal do Neverwinter teve suas consequências.

Descobrir que o jogo tinha deixado uma pasta no diretório do Steam mesmo depois da desinstalação provocou uma avalanche de erros que por pouco não estraga o meu final de semana.

Ao selecionar a pasta do Neverwinter e apagar, acidentalmente selecionei todas as pastas de todos os jogos que tinha instalado, incluindo dois títulos que estava testando e quatro jogos do meu filho. Era como se o jogo maldito que me fez desistir dos MMOs estivesse dizendo: "eu vou, mas levarei todos comigo".

A história terminaria aqui se eu tivesse usado Delete. Bastava restaurar tudo da Lixeira e tudo bem.

Mas, como "power user", usei o combo Shift+Delete que remove os arquivos sem passar pela Lixeira. Como dizem por aí, "só se afoga quem sabe nadar".

panic

Fui tomado pelo pânico por alguns minutos. Iria perder tudo que já investi em Portal Stories: Mel. Iria perder o começo de Lily Looking Through que estava jogando com o meu filho. E o pior de tudo: perderíamos 80% do insanamente difícil Rayman Origins, onde empacamos em um dos últimos chefes. Seria a sentença de morte para o jogo. Em Goat Simulator, não perderíamos nada porque, bem, não tem sentido aquilo mesmo.

Mas aí lembrei do Recuva.

"Erga-se de sua tumba!"

recuvaAcredite em mim: um dia você irá precisar do Recuva. Na calada da noite, no vale de lágrimas, no abismo do desespero, na solidão da perda, Recuva é a salvação. Instale agora. É gratuito. Você nunca sabe quando vai precisar.

Antes, uma curta aula: seu Windows não desintegra seus arquivos quando você apaga eles. Ele apenas marca o setor do disco rígido onde eles estavam para escrita. Somente no momento em que outro arquivo for escrito por cima daquela área é que seu documento original estará perdido (nem isso é eterno, há ferramentas de espionagem que podem recuperar).

Então, eu sabia que meus jogos ainda estavam no disco rígido. Em um tipo de limbo, esperando a hora de seguirem seu destino final. Ou atenderem ao chamado do Recuva.

Com uma análise rápida, o Recuva indicou que havia grandes chances de recuperar tudo ou quase tudo.

No meio do processo, o computador desligou. Neverwinter se recusa a me conceder a vitória ou apenas um mal-contato no cabo que liga a fonte ao no-break. Ou ambos.

Recomeço o processo. Uma hora depois, o Recuva termina. Mais de 8000 arquivos recuperados e copiados em outra partição. Mais de 8000 arquivos espalhados na mesma pasta porque o mesmo "power user" que apagou tudo esqueceu de especificar para o Recuva recuperar também a estrutura de diretórios. Ouço a gargalhada de Neverwinter das profundezas do meu HD.

Recomeço o processo pela terceira vez. A terceira é a que conta, dizem.

Agora todas as pastas estão corretas. Copio os arquivos de volta para o diretório do Steam e verifico a integridade dos jogos, um por um através do Steam. É claro que há arquivos que o Recuva não conseguiu ressuscitar. Estes a própria Valve baixa novamente. O fundamental era resgatar os save games. E economizar tempo de download, que irônico.

Concluído tudo, descubro que a única perda foi em Portal Stories: Mel. O último ponto de salvamento era de um dia atrás. Os jogos do meu filho estão todos intactos.

Descubro também que a pasta de Neverwinter desapareceu. Inexplicavelmente não está entre os arquivos recuperados pelo Recuva. Nunca esteve.

Neverwinter - Valindra

Vade Retro, jogo maldito!

Ouvindo: MV Bill - Só Se For D

3 comentários:

Tais disse...

Por essas e outras que raramente uso shift+delete =P o bom é que, quando percebo que acabo de jogar alguma coisa indevidamente na lixeira, a magia do ctrl+z poupa o ~trampo de ter que ir à fonte pra ficar copiando e colando os arquivos de volta. praise the ctrl+z!

Michael Andrade disse...

Suspense, drama, mistério e aventura... tudo isso num único post. Esse foi dos bons hahaha. Só faltou uma musiquinha de fundo por aqui hahaa! Um abraço!

Luiz Antônio disse...

Rapaiz... Eu também tenho essa mania de apagar tudo com shift+delete e também já tive sérios problemas com isso. Sei lá se é preguiça de depois ter que esvaziar a lixeira ou é uma mania inconsciente de não querer deixar rastros que possam ser facilmente encontrados. Mania essa herdada desde os meus tempos de "técnico" em informática.

O Recuva é um programinha bom para esse tipo de problema. Já tenho na minha coleção há tempos. Sim... Antes de colecionar jogos eu colecionava programas, especialmente aqueles que servem como ferramentas e/ou utilitários de HD. :)

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity