Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

4 de julho de 2015

Minecraft: Story Mode Não é Bem o Que Eu Esperava…

Conforme noticiado no Código Fonte, saiu hoje o trailer de Minecraft: Story Mode:

O primeiro trailer oficial com o enredo de Minecraft: Story Mode foi revelado hoje cedo durante a Minecon que acontece em Londres.

(…)

O jogo seguirá a fórmula de episódios lançados gradativamente, como os outros títulos desenvolvidos pela Telltale Games. Em Minecraft: Story Mode, o jogador controla Jesse, um habitante do mundo de Minecraft dublado pelo ator Patton Oswalt.

Jesse e seu grupo de amigos devem encontrar a lendária Order of Stone, um grupo de aventureiros do passado, para restaurar a paz ameaçada por um terrível mal novamente libertado. Como é comum nos jogos da desenvolvedora, o jogador será confrontado com decisões difíceis que irão moldar o andamento da história e sua conclusão.

O trailer, propriamente dito:

Quando o jogo foi anunciado pela primeira vez, eu entusiasticamente escrevi que "2015 pra mim agora é hype". O trailer joga um grande balde de água fria em minha expectativa.

Admiro o trabalho da Telltale, ainda que só os conheça através da franquia The Walking Dead, falha que pretendo corrigir um dia. E admiro demais o que a Mojang idealizou com Minecraft. A união destes dois poderia ser um sonho realizado.

Entretanto, percebo agora que a Telltale aparentemente optou por usar o universo de Minecraft e não a mecânica de Minecraft em sua empreitada. Sendo que o primeiro está carregado de potencial, mas que só é plenamente preenchido pelo segundo. A Mojang deliberadamente oferece pouca profundidade em sua caracterização, em sua construção de atmosfera, para que o jogador preencha esse vazio com suas próprias experiências. Em outras palavras: o universo de Minecraft não é rico. Ignorar a liberdade oferecida de interação é um equívoco.

Analisar um jogo apenas por seu trailer pode se revelar um equívoco. Mas, até o lançamento, puxei o freio do trem do hype e apenas observo agora. Daqui de onde estou, Minecraft: Story Mode lembra um grande vídeo de fã, quando, na verdade, o poder de Minecraft não está em assistir, mas em fazer.

Ouvindo: Garbage - It's All Over But The Crying

5 comentários:

Tais disse...

"a Telltale aparentemente optou por usar o universo de Minecraft e não a mecânica de Minecraft em sua empreitada"

mas isso é totalmente esperado vindo deles =P não sei como fizeram em borderlands, mas aposto que, se você atira lá, só dá pra fazê-lo em momentos bem restritos (e se pá meio QTEzão) como no wolf among us ou walking dead mesmo, se me lembro bem. a menos que dessa vez eles tentem imitar a liberdade de minecraft, vai ser a mesmíssima coisa com os últimos lançamentos mesmo...

Luiz Antônio disse...

Eu acho que um story mode para Minecraft funcionaria perfeitamente se ele fosse apenas opcional e num mundo aberto.

Explico:Imaginem Minecraft exatamente do jeito que é e apenas adicione NPCs... Daí vc teria a opção de interagir com esses NPCs (ou não) e seguir uma história fazendo missões (ou não).

Vc poderia explorar o mundo quando quisesse e fazer as missões quando (e se) quisesse.

Mas parece que essa fórmula já pertence a Bethesda e, pelo jeito, só ela sabe explorá-la.

Mario disse...

Ainda assim eu acho que vai vender muito.

Michael Andrade disse...

"...o jogador controla Jesse, um habitante do mundo de Minecraft dublado pelo ator..."

Parte de mim torceu para que o nome do dublador fosse Aaron Paul. Imagina ouvir um "bitch" no universo de Minecraft? Hahahaha

Anônimo disse...

Eu devo ser a única pessoa que não gostou desses jogos da Telltale. A história pode ser de fato interessante e até mesmo surpreendente. Mas sinto falta de poder "fazer coisas", me mover, tocar onde quero, correr atirar...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity