Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de junho de 2015

Feira da Fruta

batman-bombDepois do Coringa, do Espantalho, de Bane, do Crocodilo, do Senhor Frio e até mesmo do Exterminador, a Warner finalmente conseguiu o que muitos julgavam improvável: destruiu o Batman.

A tragédia anunciada por um bug aqui e outro ali em Batman: Arkham Asylum, pelos vários bugs de Batman: Arkham City, finalmente se concretizou no terceiro trabalho da Rocksteady. Pela primeira vez em minha memória recente uma produtora voltou atrás e suspendeu as vendas de um título devido a falhas graves de versão.

Por um lado é preciso elogiar  a iniciativa da Warner de oferecer a cara para bater e até mesmo sugerir o caminho do reembolso para os jogadores que estiverem enfrentando dificuldades para rodar Batman: Arkham Knight em seus PCs. Isso, logo no dia seguinte do lançamento de um dos títulos mais aguardados do ano, se sujeitando a perder dinheiro a curto e médio prazo. É uma coragem que a Ubisoft não teve diante dos problemas de Assassin's Creed: Unity. É uma coragem que a SEGA não teve diante das críticas de Aliens: Colonial Marines.

Por outro lado, é preciso entender que tal nível de problemas não sai da fábrica sem que alguém perceba. Ou houve uma falha atroz no processo de teste do jogo ou alguém tomou a decisão de manter a data de lançamento e não adiar (novamente). Em ambas as hipóteses, boa parte da responsabilidade recai na Warner e não nos ombros da Rocksteady.

batman-bugbatman-bug-02batman-bug-03

Lembrando também que a desenvolvedora que ressuscitou o Batman nos jogos eletrônicos é diretamente responsável pelas versões de consoles do jogo. O desenvolvimento da versão para PC ficou ao encargo da Iron Galaxy Studios. O estúdio de Chicago já havia trabalhado anteriormente na franquia, portando Batman: Arkham Origins para PC e foi a escolha natural para o novo episódio da saga. Em algum ponto da linha de produção, Arkham Knight desandou.

Então, a Rocksteady é inocente? Difícil saber sem uma visão profunda dos bastidores e esse é o tipo de informação que não costuma vazar. Considerando as reclamações dos jogadores sobre Mortal Kombat X no computador, também portado por uma outra empresa diferente da desenvolvedora original e produzido pela mesma Warner, e dada a tendência histórica de jogos serem apressados para obedecerem calendários determinados por suas produtoras, eu arriscaria dizer que a Warner foi com muita sede ao pote.

Sem o mesmo alarde que seus problemas de performance, Batman: Arkham Knight esconde outro problema e esse sim determinado pela Warner: a dublagem nacional mais uma vez não está à altura do original. Com o agravante que, mais uma vez, o jogador não tem uma opção nativa na interface para alterar o áudio ou inserir legendas. Assim como em Mortal Kombat X, o jogo detecta o idioma da sua versão do Steam e aplica o áudio equivalente. A era do dublado chega oficialmente aos jogos eletrônicos, negando a alternativa de ouvir o som original (com ou sem legendas).

Apesar do desastre, tive a felicidade de ganhar uma chave de ativação do jogo do camarada Marcos A. T. Silva, do XboxPlus. Agradeço imensamente a gentileza. Não faço ideia de quando conseguirei testar o título, uma vez que estou abaixo da configuração mínima e tem muita gente acima da configuração máxima que ainda não conseguiu.

E, sim, estou olhando os dentes deste cavalo.

De um jeito ou de outro, a Warner vai pagar caro com o bolso pela última aventura do Batman. E a Rocksteady corre o risco de se despedir da franquia com a reputação manchada. Por essa, nem o Coringa sonhava.

Ouvindo: Radiohead - Street Spirit

2 comentários:

Anderson disse...

Não acho q tenha sido coragem da produtora. Acredito q foi o efeito Steam Refund. Foi o primeiro grande titulo a ser lançado após a criação do sistema e a partir de agora as produtoras não tem mais a comididade de lançar o jogo de qualquer jeito e ficar com a grana dos jogadores.
Agora é ficar de olho nos lançamentos da Ubisoft se o Steam refund vai ter o mesmo efeito

Chico disse...

Steam refund vai mudar a indústria dos games, Batman Arkham Knight foi só a primeira vítima, Ubisoft tb irá receber sua dose de refund. Sobre o game: SENSACIONAL ! Zerei no pc sem os bug nenhum, mas tive que capar os frames em 30 mesmo devido as quedas, fora isso o game rodou liso e é com certeza o melhor da série.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity