Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de maio de 2015

O Desbunde da Bungie

Halo - Funny

Halo é uma das franquias mais poderosas da Microsoft. Mas Halo é uma das franquias mais poderosas da Microsoft no console Xbox. O primeiro jogo da série foi portado (tardiamente) para o PC. O segundo jogo foi portado quase simultaneamente para o lançamento do Windows Vistas um dos carros-chefe na nova investida em jogos para computador da empresa e do famigerado Games for Windows Live.

E depois tudo parou.

À exceção de alguns spin offs de qualidade suspeita e que não são FPS, a Microsoft nunca mais trouxe Halo para o PC.

Por anos, tentei descobrir o motivo desta estratégia aparentemente tão equivocada. Por anos me contentei com a explicação de que a Microsoft estava segurando o universo Halo para catapultar seu próprio console.

Mas agora eu começo a acreditar que a resposta pode ser... a bunda do engenheiro chefe Charlie Gough.

A Zoeira Não Pode Ter Limites

Uma história desenterrada pelo Polygon, revela que, durante o desenvolvimento de Halo 2, ninguém menos que Steve Ballmer, o todo-poderoso e irascível CEO da Microsoft na época, passou nos estúdios da Bungie para ver como estavam indo os trabalhos.

Talvez por detestar a interferência, talvez pelo puro espírito da zoeira, o certo é que Charlie Gough, ou Chuckie, para os íntimos, arriou as calças e mostrou a bunda para o chefe quando ele não estava olhando. O gesto poderia ter custado cabeças, uma vez que a Bungie era um estúdio da Microsoft e Ballmer tinha fama de mau. Mas ele não viu. E claro que alguém fotografou a brincadeira.

Ballmer

"Não entendi por que vocês estão rindo. Alguém pode me explicar?"

Como era de esperar, a foto foi impressa, escaneada e repassada de mão em mão pelo escritório. Chegou até na Microsoft, mas ninguém, exceto os próprios envolvidos, poderia saber de quem eram aquelas nádegas ou qual era o contexto, uma vez que Ballmer não aparecia na foto.

O que ninguém esperava era que a bunda de Chuckie, no bom sentido, fosse parar de certa forma no código-fonte do jogo.

*. RABO

Um dos formatos de arquivo 3D utilizados pela Bungie tinha a extensão .ASS (.RABO, em bom Português). Era uma variação do .BSP, proprietário do editor interno utilizado para criação dos jogos. O uso errado do arquivo poderia gerar o que os desenvolvedores chamavam de "erro do .ASS". Alguém achou que seria uma boa ideia anexar a foto da parte posterior de Chuckie na mensagem de erro do .ASS.

ass-error

E o traseiro da galhofa foi parar no editor embutido dentro do Halo 2.

E os modders descobriram assim que o jogo chegou nas prateleiras, em 2007.

E a ESRB, entidade que classifica os jogos, caiu matando em cima da Microsoft.

Era impossível que um jogador em condições normais de uso visse aquela imagem. Era extremamente difícil que um modder encontrasse a foto na ferramenta de edição, uma foto que só existia dentro de "um mensagem de erro que só iria aparecer se você exportasse geometria com estes dados muito específicos desproporcionais".

Mas a ESRB queria o couro da Microsoft.

A Queda do Windows

Halo 2 - NudityOu a Microsoft indicava na caixa que Halo 2 para PC "continha nudez" ou a ESRB iria multar até a estratosfera. O jogo já indicava que havia "Sangue, Linguagem Chula e Violência". De acordo com as regras, tinha que avisar sobre "Nudez Parcial".

Entre a cruz e a espada, a Microsoft realizou um recall das caixas que já haviam sido distribuídas e alterou o rótulo. Deve ter muito jogador procurando até hoje por gente pelada no Halo 2. Cópias do jogo prensadas depois não continham mais a agora famosa retaguarda do engenheiro chefe.

De acordo com algumas fontes, a bunda de Chuckie custou meio milhão de dólares para a Microsoft. Executivos teriam perdido seu emprego. A Bungie foi chamada para dar explicações sobre o incidente, mas ninguém do estúdio foi demitido.

Segundo o informante do Polygon, "após isso, as coisas ficaram muito sérias na Bungie. Muito sérias". Naquele mesmo ano, a desenvolvedora romperia laços com a Microsoft, se tornando uma empresa independente com contrato para fazer mais alguns Halo.

Nenhum destes jogos saiu para PC. Talvez, talvez, por medo de novas "surpresas" da Bungie.

Ouvindo: Rob Zombie - Brickhouse 2000

2 comentários:

Tais disse...

Esse post foi tão inesperado no conteúdo que ri alto ao longo do texto inteiro. Nunca mais verei arquivos ASS com os mesmos olhos =P. Mas nossa, que consequência triste que degringolou. Quem diria...

Luiz Antônio disse...

Eu não paro de me espantar com essas curiosidades. Ainda mais nesse caso pois joguei todos os jogos da franquia que são FPS (passei Spartan Assault) e nunca tinha ouvido falar nisso.

Sensacional!!!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity