Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

29 de maio de 2015

Blogocalipse!

No começo desta semana, Microsoft e Google saíram no tapa nos bastidores, pouca gente soube, mas isso vai afetar o Retina Desgastada por um tempo.

Desde os primórdios do blog, utilizo o programa Windows Live Writer para escrever aqui.  Já são mais de 1600 postagens prestadas com eficiência com o programa que a Microsoft criou para fazer parte de sua extinta suíte Live, em uma época em que blogs estavam na crista da onda. Com o Windows Live Writer, eu posso ter um dicionário customizado para a correção ortográfica, organizo melhor as imagens e gero thumbnails automaticamente, tenho uma seleção de palavras-chave que viram links automaticamente sem que eu precise me preocupar com isso, se integra com o tocador de música para inserir o tal "Ouvindo" no final das postagens, não suja o código HTML com marcações inúteis, exibe como a postagem está ficando no próprio layout da página, permite backup de cada postagem individualmente... a lista de funcionalidades é bem superior ao editor web do Blogger ou mesmo ao seu principal concorrente, o WordPress.

Entretanto, a Microsoft não atualiza mais o Windows Live Writer desde 2012 e isso significou até agora a morte de alguns plugins. Mas, no começo da semana, aconteceu o impensável: o programa parou de se comunicar com o Blogger.

O Google alertou desenvolvedores terceiros que iria mudar o protocolo de autenticação com seu serviço. Avisou com um ano de antecedência. Deu mais 5 semanas de gorjeta em cima do prazo final. A Microsoft se mexeu para atualizar o Windows Live Writer? É claro que não. O resultado é que diversos blogueiros que usaram o produto da Microsoft por anos a fio agora estão desesperados.

Inicialmente, um membro do suporte do Google afirmou que a empresa poderia voltar atrás na mudança da autenticação. Mas deve ter caído a ficha por lá, a postagem foi removida e agora a recomendação oficial é que os usuários batam na porta e nos fóruns da Microsoft pedindo um posicionamento. A empresa que teve um ano e 5 semanas para resolver o problema e não fez, neste momento é a última esperança.

Segundo Scott Hanselman, desenvolvedor e entusiasta da Microsoft, há uma movimentação para tornar o Windows Live Writer open source, ou seja, gerenciado pela própria comunidade e livre da burocracia corporativa. Mas essa movimentação já dura um ano e não vai se resolver em questão de dias.

Até que Google e Microsoft encontrem uma trégua para suas diferenças ou até que eu encontre um substituto à altura para o Windows Live Writer, estarei preso ao limitado editor web do Blogger. O que significa uma perda considerável de produtividade.

Imagino que a contagem regressiva já está rodando para o Windows Live Mail agora...

ATUALIZAÇÃO: Tudo indica que NENHUM editor externo consegue se conectar com o Blogger. Se todos eles não receberam o memorando do Google, isso significa que a plataforma está abandonada mesmo e, provavelmente, com os dias contados. Dou mais uma semana para o Blogger alterar essa política que prejudica os parceiros e beneficia somente sua própria solução. Caso contrário, WordPress será a saída depois de 7 anos.

Ouvindo: Monkey Island - Haggis Mcmutton's Theme

5 comentários:

Shadow Geisel disse...

confesso que não entendi, tecnicamente, o que a remoção desses plugins vai causar ao site. significa que se isso se consolidar os leitores não poderão mais acessar as postagens feitas pelo Writer ou apenas um incômodo pra você que usa a ferramenta? eu usei o WLW apenas uma vez em quase quatro anos de blog, então posso ficar sossegado.

C. Aquino disse...

É um grande incômodo para mim somente. Lá se vão 7 anos de um Dicionário de palavras e links customizados.

Podsi disse...

Poxa! Espero que resolvam isto logo... :/

Fausto Albertoni disse...

Pela descrição das funcionalidades do Windows Live Writer, o negócio parecia mesmo uma "mão na roda" para seus usuários. Escrever diretamente no Blogger é uma tarefa enfadonha, principalmente pra quem usa algum editor de texto e depois aplica um "copia e cola" para o navegador, nem sempre consigo alterar corretamente as propriedades do texto...E quando descubro que existe uma ferramenta que facilitaria esse processo, é através do anúncio de encerramento de suas atividades. Oh, vida cruel!

Thiago disse...

Você ainda pode usar o Word, do Office 2007 até os mais atuais, para fazer a conexão com Blogger e editar postagens e enviar. Sera que isso ainda funciona?

O editor do blogger para postagens é uma porcaria, toda vez que começo a escrever para o meu blog é um parto, as imagens que ficam bugadas, os parágrafos e espaçamentos que eu perco um tempão tentando arrumar (Sem sucesso, muitas vezes) e nem sempre ficam boas.

Tentei usar o editor do Word para as postagens, mas não obtive sucesso, não conectou e isso foi a um tempão atrás. Creio que o problema seja na minha maquina. Você poderia tentar e ver se funciona ai Aquino! =)

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity