Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

7 de abril de 2015

Terça-Feira

Na próxima terça-feira, Grand Theft Auto V chega finalmente aos PCs enquanto Mortal Kombat X ataca simultaneamente em todas as plataformas (menos WiiU, que é um universo paralelo). São dois dos jogos mais esperados do ano. Bloodborne foi lançado em uma terça-feira. Battlefield: Hardline foi lançado em uma terça-feira. Dying Light foi lançado em uma terça-feira, assim como Evolve e 95% dos grandes lançamentos desde muito tempo.

Por quê? Por que lançar um jogo no começo da semana quando a lógica determina que seria melhor lançar antes do final de semana, como acontece com filmes?

Acredite se quiser, a resposta pode ser resumida em uma palavra: Sonic.

Sonic2

O porco-espinho azul da Sega já foi um dos personagens mais populares da indústria, só encontrando rival em um certo encanador bigodudo. Reza a lenda que em 1992 o time de marketing da produtora precisava de uma arma de destruição em massa de publicidade, um evento colossal para divulgar Sonic the Hedgehog 2, o título que encerraria com todas as guerras e enterraria o italiano de uma vez por todas. Como apenas agências de propaganda são capazes, uma vasta quantia em dinheiro foi gasta para bolar... Sonic Tuesday (que se lê como Sonic 2's Day).

Pela primeira vez na história, um jogo de sucesso seria lançado em uma terça-feira ("Tuesday") por causa de um trocadilho bobo.

Mas funcionou. Antes disto, jogos não tinham uma data muito certa para chegar às lojas e lançamentos simultâneos eram raros. Com a Terça do Sonic, no dia 24 de Novembro de 1992, a Sega conseguiu agregar toda a logística de distribuição com 10 milhões de dólares torrados em divulgação, gerando um evento jamais visto. Desde então, virou a norma: lançamento simultâneo e às terças-feiras.

Ironicamente (ou não) uma única empresa permaneceu avessa à prática. A velha rival. A produtora do Mario, que seguiu lançando seus jogos quando lhe dá na telha, ao longo da semana ou até mesmo no Domingo. Desde 1992, vivendo em seu universo paralelo. Considerando o que o futuro acabaria reservando para as duas empresas, quem pode dizer que a Nintendo errou em suas decisões?

Ouvindo: Cyndi Lauper - True Colors

5 comentários:

Luiz Antônio disse...

E eu, que joguei algumas vezes Sonic no bom e velho Mega Drive não deixo de me encantar sabendo sobre essas curiosidades logísticas e "marketísticas", pois na época que joguei (lá em 1993) não fazia nem ideia da dimensão que a indústria de games já tinha. Naquele tempo eu imaginava que os fabricantes de games eram apenas alguns japoneses malucos que ganhavam a vida tirando vantagem dos seus cérebros superdotados, criando joguinhos. Foi só quando eu comecei a ver os créditos (geralmente quando se chega no final) dos jogos que eu comecei a ter uma ideia da quantidade de pessoas que trabalharam para fazer apenas um jogo.

Eu nunca fui muito fã do Sonic, nem do Mario e nem mesmo do Donkey Kong. Até mesmo naquela época eu já os achava muito infantis para mim. Os jogos que me fisgaram naquela época (na geração 16 bits) eram Road Rash (exclusivo de mega drive), Flashback e é claro o maior responsável por inúmeras noites na frente da TV: Super Metroid (exclusivo de Super Nintendo).

Shadow Geisel disse...

Muito bom. dessa eu não sabia. Acho legal os jogos terem um dia próprio para essas ocasiões de lançamento. seria chato se fosse igual ao cinema.

Shadow Geisel disse...

vai ter post sobre o GTA 5 aqui no Retina? ele é o próximo na minha lista de aquisições, mas tá difícil pq as lojas querem vender um jogo de dois anos a preço de lançamento.

C. Aquino disse...

Shadow, certamente falarei sobre GTA V... em 2020, depois de jogar o IV e depois do preço baixar!

Ou se esbarrar em alguma curiosidade interessante sobre o jogo até lá!

De qualquer forma, tem GTA V aqui em http://blog.retinadesgastada.com.br/2015/02/retratos-de-los-angeles.html.

Shadow Geisel disse...

2020 kkkkkkkk. vou ficar no aguardo então.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity