Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de março de 2015

Capital Aberto

patreon

Aproveitando ensejo do aniversário de sete anos do Retina Desgastada, finalmente tomei uma decisão que já estava de longa data ali no fundo da cabeça: capitalizar o blog. A partir deste momento, teremos conteúdo exclusivo para assinantes premium (incluindo acesso antecipado a artigos), publieditoriais, alguns banners de AdSense e uma área VIP de downloa...

Não. Nada disso.

O Retina Desgastada agora tem um Patreon.

Para quem não conhece o conceito, é um sistema de financiamento coletivo onde criadores de conteúdo original são patrocinados diretamente por sua audiência para continuarem fazendo o que fazem de melhor sem tantas preocupações sobre de onde virá a próxima refeição. Ao contrário do Kickstarter que reúne doações para um projeto fechado, em troca de um produto que pode ou não ser entregue no final, o modelo do Patreon funciona com obras abertas, sem fim, onde os interessados dão um incentivo continuado em troca de um produto que já conhecem e aprovam.

Frisando aqui que nenhum conteúdo do blog será exclusivo para assinantes. O patrocínio é totalmente voluntário. Seguirei com a rotina de publicação, sem fechar áreas. A mudança quando vier será benéfica para todos: mais conteúdo, com mais frequência e a qualidade que vocês conhecem.

Estou seguindo os passos do Gamesfoda, Manual do Usuário e Overloadr que optaram pelo crowdfunding ao invés de seguirem o esquema tradicional de anunciantes, com resultados positivos. Não tenho a pretensão de repetir seus valores, mas qualquer oferta será muito bem-vinda.

Então, quer ser um patrono?

Ouvindo: Cowboy Junkies - Notes falling slow

8 comentários:

Shadow Geisel disse...

Nunca me interessei muito por esses sistemas. Já vi muita gente falando do Patreon nos vídeos do Youtube mas nunca me senti animado para participar.
Mas uma coisa que eu detesto no público geral de internet é que alguns reclamam da falta de qualidade em sites, blogs e canais de vídeo mas nem arregaçam as mangas pra oferecer material de qualidade e nem dão suporte aos que julgam ter essa qualidade (e nem estou me referindo a cifras não. Um comentário pra dar apoio moral já opera milagres!).
Gosto muito do Retina e espero que ele nunca encontre mais razões para deixar de existir do que as razões que existem para ele continuar com o ótimo conteúdo na web.
Já que só falar não resolve, deixo então meu "high five virtual" para este ótimo site. Parabéns pelos 7 anos (dos quais acompanho há três) e que venham mais sete.

Marcos A.T. Silva disse...

Já disse isso por aqui em algum lugar, mas nunca é demais repetir: meus parabéns, Aquino. Que o Retina Desgastada continue por muitos e muitos anos. Sei bem como é difícil manter um blog no ar. Felicidades, que muitos textos venham por aí.

Davi disse...

Nossa, o primeiro parágrafo me pegou desprevenido, haha!

Marcos A. S. Almeida disse...

Se existe um blog que merece os meus suados caraminguás, esse blog é o Retina.Obrigado!

Mario disse...

O Adsense não é tão invasivo, deixa as páginas um pouco mais lentas, mas nem tudo é perfeito.

Thiago disse...

Espero que continue com ótimo trabalho no blog, se minha situação atual melhorar, no futuro faço até questão de doar para receber conteúdo antecipado durante um periodo. =)

Eu costumo deixar a extensão do adblock ligada porque alguns sites são impossíveis de navegar tamanha poluição, mas vou fazer questão de desligar os filtro aqui para não prejudicar o seu trabalho, assim como fiz no Clube do Hardware e alguns outros sites tbm.

Raphael AirnMusic disse...

Massa Aquino! Depois do gamesfoda eu ia mesmo sugerir que você tentasse a mesma via

Sucesso pra mais 17 anos de blog e tomara que o patreon de um resultado positivo! =D

Naina disse...

Eu não confio mais no adsense, é uma fonte de renda desconfiada.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity