Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de fevereiro de 2015

Modificando: Minecraft - Parte 2 (A Vingança)

Minecraft 2015

Um ano depois e ainda estou jogando Minecraft, com um curto período sabático. Mas com o fascínio de meu filho por vídeos de jogabilidade e com a pletora de mods que esses loucos YouTubers experimentam, se tornou óbvio para nós que ainda havia mais a se explorar e que a caixinha de surpresas da Mojang ainda não terminou de nos apresentar seu poder. Se é que um dia irá.

Conforme expliquei melhor na primeira parte desta tarefa de modificar o jogo, Minecraft tem uma peculiaridade: mods ou mesmo uma atualização da engine principal só conseguem alterar aquilo que ainda não foi visitado ou gerado pelo jogador. Se você vai instalar um mod, prepare-se para andar um bocado até áreas inexploradas. Ou siga o tortuoso e arriscado caminho de resetar seu mundo, mas não tudo.

Ou apenas crie um novo mundo.

Foi o que fizemos. Inicialmente criei um mundo e uma proposta para meu filho: não parar, seguir em frente em direção ao infinito e conhecer as novidades trazidas pelos novos mods instalados. Nada de construir uma base permanente, erguer uma civilização, construir pontes ou erguer muralhas. Levar a vida nômade, consumir a carne de animais caçados, cavar tocas provisórias com camas ou passar a noite em claro enfrentando os horrores da escuridão. Nunca voltar.

Minecraft 2015 02

Foi uma jornada longa em que vimos muita coisa bizarra. Navios piratas afundados. Animais exóticos. Bestas assustadoras. Caixeiros viajantes. Biomas que raramente visitávamos, agora eram recorrentes. Biomas que estávamos cansados de ver se tornaram raros.

Tudo isso embalado por uma modificação gráfica que trazia um novo visual ao surrado mundo blocado da Mojang. Agora tínhamos sombras, grama balançando ao vento, efeitos diversos de luz. Era um novo jogo.

Com o tempo, a necessidade de parar foi tomando forma. Andar cansa. A mente clama por novos desafios. A necessidade de construir se faz presente.

Então, criamos outro mundo. Mas isso é uma outra história.

Listão de Mods

Todos os mods abaixo rodam na versão 1.7.2 do Minecraft, mas alguns também estão disponíveis para outras versões. Usamos aqui o Forge 10.12.2.1161. E se você não está entendendo nada disso, deveria realmente ler a primeira parte da série...

Optifine + ShadersPack + Sildur's Shaders: Essa combinação imbatível muda radicalmente o aspecto visual do jogo. A água se comporta como um líquido e ondula de verdade. Há sombras. Uma tocha na mão ilumina um pouco os arredores. A luz do Sol (ou da Lua) se infiltra pelas folhagens. O jogo se torna mais realista, se é que isso é possível. Infelizmente, isso exige uma máquina mais potente e custa uma queda em performance. Mas há variações do ShadersPack para diferentes configurações e cabe a você pesar o efeito "Uau" contra o framerate pretendido.

Sildur Shaders

Treecapitator: Esse deveria ser obrigatório em toda instalação de Minecraft. Ou não, já que facilita muito a obtenção de madeira. Com este mod, você quebra qualquer bloco da base de uma árvore com um machado e árvore inteira vem abaixo de uma vez só, gerando lenha e mudas. Demora um pouco mais para cortar a base do que era antes, mas o resultado compensa com uma chuva de blocos.

Primitive Mobs: Adiciona novas criaturas hostis ao mundo do jogo e variedades de aldeões errantes que aparecem fora de vilas. Você vai odiar o novo Creeper Vermelho do fundo de sua alma. Em contrapartida, o Caixeiro Viajante é uma mão na roda quando você está perdido em uma exploração.

primitive-mobs

SGS Treasure!: Baús de tesouro, baús de tesouro por toda parte. Algum pirata louco passou pelo mundo de Minecraft e espalhou diferentes baús contendo material de qualidade. Cada baú só pode ser aberto com um tipo diferente de chave e quanto mais rara a chave, mais raro é o tesouro. O baú básico pode ser aberto sem chaves ou o mod não faria sentido, obviamente. Também acrescenta navios piratas afundados, poços misteriosos e sepulturas ao universo de Minecraft. Na verdade, a frequência com que os itens aparecem é meio excessiva, mas pode ser alterada mexendo no txt de configuração do mod.

Weather 2: Além de mudar as nuvens quadradonas do jogo para nuvens mais próximas da realidade, esse mod também acrescenta um clima mais complexo. Além das tradicionais chuvas, você pode agora testemunhar garoas, chuvas torrenciais, queda de granizo, ventos fortes e o assustador tornado. Não, sério. O tornado dá medo: destrói blocos, arranca o topo das árvores e levanta animais. Eu vi ele carregar um brontossauro e engolir um aldeão na minha frente.

Infernal Mobs: Já cansou de bater nos monstros padrões do jogo? Esse mod tem uma premissa interessante: transforma ao acaso uma criatura hostil do jogo em um mini-chefe, com habilidades especiais, como mais pontos de vida, mais resistência ou super-ataques, além de fornecer quatro vezes mais pontos de experiência e um loot melhor. Se você já jogou Diablo algum dia, já sabe do que estamos falando aqui.

MoCreatures

DrZhark's MoCreatures: Provavelmente você já ouviu falar deste aqui. Se não ouviu, instale agora se quiser ver a fauna do seu jogo completamente revitalizada com dezenas de novos tipos de mobs, entre pacíficos, neutros e hostis. Suas noites se tornarão mais assustadoras, sua fazenda se tornará mais completa, suas caçadas mais diversificadas. É quase um jogo à parte, com regras próprias para domesticação e novos itens.

Há outros mods em nossa lista para o futuro, outros desafios, outras versões do jogo para experimentar. A exploração não termina.

Ouvindo: Enigma - Metamorphosis

3 comentários:

Anônimo disse...

Aquino, você poderia dizer qual versão de Minecraft esta usando?

Gabriel disse...

Aquino pq tu não faz um pacote em zip dos mods da primeira e da segunda parte, assim já arrumamos direto o jogo.
Gosto muito de minecraft...só q acho q é uma mão achar mods :(

C. Aquino disse...

Estou usando o 1.7.2, por causa de alguns mods favoritos. Mas já estou pensando em "evoluir" para o 1.7.10. O 1.8.1 ainda tem muito pouco mod.

Gabriel, sugestão anotada!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity