Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de janeiro de 2015

(não) Jogando: Foreign Legion - Buckets of Blood

Game Over

Recentemente, o Steam introduziu uma nova classificação que você pode dar às resenhas de outros usuários: Funny (Divertido). É a legalização da zoeira, a oficialização da diversão. E diversão foi algo que não tive durante os trinta minutos em que joguei Foreign Legion - Buckets of Blood.

Então, pode apostar que vou tentar me divertir ao menos escrevendo sobre ele.

Em Foreign Legion, você encarna um boneco sem rosto que representa um militar ocidental que precisa defender pontos estratégicos de legiões de inimigos igualmente sem rosto durante um determinado período de tempo. Se há alguma metáfora escondida sobre a desumanização da guerra, ela me escapou completamente. Porque os desenvolvedores colocaram aqui um bocado de sangue (daí o subtítulo "Baldes de Sangue") no pacote quando você acerta os outros bonecos e, aparentemente, este é o charme do jogo: bonecos cometendo carnificina. Não do jeito de um South Park, com toda a sátira por trás e os diálogos afiados e críticos, ou de um Team America, onde o ridículo exacerba as falhas reais do mito do herói americano. Mas de um jeito de bonecos cometendo carnificina e é só isso mesmo.

MAC-10

Não que eu esperasse um tratado sobre o espírito humano e o horror dos conflitos armados neste jogo. Já sabia de antemão que era uma galeria de tiro virtual e nada mais do que isso.

Mas uma galeria de tiro precisa funcionar como uma galeria de tiro e Foreign Legion falha miseravelmente nesse quesito também. Os tiros saem de forma imprecisa para diferentes lados e a cruz da mira não serve para nada. O jeito de errar menos é mudar a visão para algo colado no ombro do personagem, mas aí o corpo dele ocupa um terço da tela e limita seu campo de visão. Um sacrifício para se obter uma performance talvez 25% melhor nos acertos. Você não vê para onde as balas estão indo, o som é abafado, a música é repetitiva (e chata) e você corre com a fúria de uma tartaruga manca.

Você poderia pensar que está em um jogo de celular, porque o modelo de grinding é idêntico: você VAI falhar na primeira missão. Vai falhar muitas vezes. Porque é lento, porque erra os tiros, porque são muitos inimigos. Porque o maldito oleoduto que você precisa proteger começa a vazar óleo no instante em que é atingido com força e daí pra frente você tem, talvez, 30 segundos antes do "game over". Mas ainda assim você ganha pontos com cada morte e os pontos podem ser utilizados para adquirir armas melhores que aumentam suas chances de não falhar. Por melhor que você seja, ainda assim vai precisar resistir por dez longos minutos o impulso de desligar o jogo.

Maldito Oleoduto

Eu calculo que você irá precisar de uma cinco tentativas para vencer o primeiro nível. Eu desisti na quarta. Por puro horror de ter que passar por tudo de novo para vencer o segundo nível.

No final das contas, não adianta. Nem escrevendo sobre, Foreign Legion diverte.

A Lista Avança

Ouvindo: The Orb - Asylum

5 comentários:

Cézar Felício disse...

Ansioso para o próximo "Jogando" com Hotline Miami.

Shadow Geisel disse...

"você não vê os tiros"? e é normal ver tiros saindo de uma arma? eu sempre achei isso um defeito na série Uncharted...

C. Aquino disse...

Shadow, muitos jogos mostram o traçado que a bala faz, como se usassem munição traçante. E mesmo os que não mostram, mostram pelo menos onde os tiros estão batendo (buracos em paredes, fumacinha de impacto etc). Esse aqui não tem nada, a bala se teleporta para o alvo ou desaparece deste plano terreno.

Alexandre disse...

Espero que vc goste do proximo, hotline miami achei um jogo divertido pra caramba, um tipo de jogo que a rockstar faria se tivesse laçado algo para o nitendinho ahahahaha.

Shadow Geisel disse...

munição traçante... vivendo e aprendendo. acho que no Uncharted pistolas, rifles, espingardas e metralhadoras, estilingues e afins devem vir de fábrica com "munição traçante" então. rsrsrsrsrs

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity