Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de janeiro de 2015

Atravessando Gerações

Estatueta

World of Warcraft. Ame ou odeie. Mas o gigante da Blizzard marcou sua presença no cenário dos MMORPGs e completou dez anos de lançamento, ainda na liderança do mercado. Para celebrar esse feito histórico, a desenvolvedora provou mais uma vez que respeito ao seu público é um dos elementos mais duradouros nessa indústria.

A Blizzard simplesmente distribuiu sem aviso estatuetas de ferro para usuários que estavam lá no começo do jogo, que tinham uma conta criada até 60 dias após o lançamento. Os detalhes você pode conferir nessa postagem do Save Game.

Quando uma empresa qualquer poderia simplesmente mandar um e-mail de agradecimento ou criar um item virtual para promover os veteranos, a Blizzard foi lá e ofereceu um prêmio de certo valor material e ainda maior valor sentimental.

O que nos leva à história de Mortisana, contada nos fóruns oficiais do jogo:

"Eu sou uma mulher de 40 anos que começou a jogar WoW no beta com meu marido e meu pai. Nós todos começamos a jogar desde o primeiro dia. Enquanto meu marido e eu tiramos várias paradas, uma delas para trazer uma criança para este mundo (que agora tem 8 anos), nós sempre curtimos as vezes em que jogávamos juntos com meu pai dentro do jogo. Ele não era o melhor dos jogadores... não o melhor em prestar atenção no chat. A maioria das pessoas nunca iriam colocá-lo em um grupo, porque ele não era disso. Ele preferia jogar sozinho, ou conosco, embora ele jogasse por horas a fio todos os dias. Veja, há vários anos atrás, ele teve um infarto e ficou com a saúde muito abalada depois disso. Ele não saía muito de casa, mal conseguia andar. WoW era praticamente o seu mundo, a sua fuga. Era uma destas poucas coisas que ele ainda podia fazer e que lhe davam felicidade.

Ele faleceu em Março e eu fechei sua conta e a minha. Eu simplesmente não poderia logar e não pensar nele. Em Dezembro, meu filho de 8 anos disse que gostaria de jogar. Depois de pensar muito, eu reativei a conta de meu pai para ele. Agora, eu jogo com meu filho na conta que meu pai jogou tanto. Ele teria adorado que seu neto curta o jogo.

Hoje, minha mãe me telefonou e disse que uma caixa da Blizzard apareceu na porta. Então, obrigado, Blizzard. Eu sempre irei olhar para aquela estatueta e me lembrar o quanto de alegria vocês deram para meu pai e eu.

Três gerações, o mesmo jogo.

Ouvindo: Depeche Mode - Satellite

3 comentários:

Luca Custódio disse...

cof cof... Um suor bem másculo desceu pelo meu olho agora...

Só quem ama, entende...

Tais disse...

totalmente RIGHT IN THE FEELS esse post =(

Éder R. M. disse...

Wow mesmo... demais, Blizzard.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity