Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de dezembro de 2014

Feliz Aniversário, Doom!

Nesta semana, o clássico Doom completou 21 anos e um dos pais do rapaz, o controverso John Romero aproveitou a oportunidade para soltar na sua conta do Twitter diversas artes conceituais, texturas, modelos e outros mimos da época de desenvolvimento do jogo.

Por que o mestre da matança pulou a data redonda dos 20 anos em 2013 é um total mistério, mas, pelo menos agora fomos brindados com material raríssimo:

Julie Bell

Arte da ilustradora Julie Bell para a capa de DOOM II. "O Cyberdemon não ficou direito, então nós trocamos para o Brom", explica Romero.

 

Mancubus e Spiderdemon

Modelos do Mancubus e Spiderdemon Mastermind em cima da mesa.

 

Fonte Original

Fonte original do jogo.

 

Sinais

Sinais que seriam utilizados nas paredes, por sugestão de Tom Hall. Foram descartados depois.

 

Sketches 02Sketches

Esboços macabros de Adrian Carmack

 

ArbustosCápsulas

Arbustos e cápsulas de projétil, criados mas não implementados no jogo.

 

DecapitaçãoMutilaçãoPilha de Corpos

Doom podia ter sido um jogo ainda mais sangrento do que foi. Os censores iriam salivar.

Essa é apenas uma pequena amostra. Romero teve a gentileza de compilar estas e outras imagens em um pacotão para download para fãs da franquia se deliciarem com os bastidores da produção do FPS.

Mas, talvez, a mais preciosa das imagens seja esse "review" de Doom onde a enteada de Romero, filha da também desenvolvedora (e também lenda viva) Brenda Brathwaite, escreve cinco coisas a respeito de sua família em um trabalho pra escola:

Criança

"Minha mãe é uma gamedziner. Meu padrasto é um gamedziner. Meu padrasto fez um jogo chamado Doom. Doom é um bom jogo."

Repare no desenho da família, onde aparece a vasta cabeleira cultivada por Romero desde a época da id Software! Doom e fofura, quem disse que não combinam?

Ouvindo: The Muffs - Not Like Me

2 comentários:

Tais disse...

"Doom is a good game" HEUHEUEHUEHEU morri! Deve ser muito mágico ter um padastro que criou um gênero :DDDD

Tais disse...

Como não tem como editar o comentário de antes, vo fazer outro porque: não sei o quão popular a Brenda é na indústria, mas eu só a conheci & gostei dela lendo Sex & Videogames (tão desconhecido que nunca vi UM texto huehuebrbr falando a respeito, e em inglês vi bem poucos). Vale também mencionar uma palestra do TED em que ela ensina a filha sobre escravidão criando um jogo de tabuleiro: https://www.ted.com/talks/brenda_brathwaite_gaming_for_understanding

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning