Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de novembro de 2014

Jogando: Guild Wars 2 (Conclusão)

Guild Wars 2 - My Screenshot 65

123 horas. 48 minutos. 451 dias. E desde Janeiro não escrevia sobre Guild Wars 2.

O MMORPG da ArenaNet é assim, um daqueles jogos que você mergulha de cabeça e esquece de tudo. Um continente sedutor para um Explorador como eu. Um refresco após um dia estafante de trabalho. Uma aventura sem compromisso para quem não liga para números, níveis e "minha armadura é mais poderosa que a sua". E também uma trama épica com batalhas colossais e um terrível Mal adormecido que está disposto a retornar à sua glória.

Guild Wars 2 - My Screenshot 66

Se DC Universe Online me apresentou ao desgaste horripilante do grinding, Guild Wars 2 é o que convencionei chamar de "MMO casual". Qualquer meia hora no fim da noite, sem se preocupar com missões ou objetivos, e você certamente teria a oportunidade de ver uma paisagem deslumbrante, uma criatura exótica ou um evento de tirar o fôlego. O jogo convida ao passeio, como uma volta de carro em GTA ou a exploração de uma caverna em Minecraft. E, quando você menos espera, está no meio de uma guerra campal envolvendo dezenas de NPCs, igual número de jogadores e monstros de proporções ciclópicas, porque você passou no lugar certo na hora certa. "Vem, vai ter loot", a aventura te chama. E você vai.

Guild Wars 2 - My Screenshot 07Guild Wars 2 - My Screenshot 47Guild Wars 2 - My Screenshot 91

Ao mesmo tempo em que o título não exige dedicação, ele premia aqueles que aceitam se aprofundar mais em seus mistérios. Ao contrário de outros MMOs, há uma grande história pessoal lapidada especificamente para o personagem que você criou, transformando esse exótico produto em um single-player com muitos coadjuvantes. Este enredo exclusivo cativa e é muito bem detalhado, com cutscenes e um enredo de grande vulto que vai apresentando o lore de Tyria de forma gradativa. Tive o prazer de seguir essa trilha até perto do final, sem ter que prestar atenção em raids, horários, guildas ou o nível de poder de outros jogadores.

Guild Wars 2 - My Screenshot 46

(Infelizmente, na conclusão da trama, a derradeira missão contra o vilão central, a ArenaNet toma a triste decisão de exigir a formação de um grupo para a vitória. Desaparece a imersão, fica-se a mercê de jogadores sem vínculos e obcecados por recompensas e velocidade)

Guild Wars 2 - My Screenshot 85Guild Wars 2 - My Screenshot 90Guild Wars 2 - My Screenshot 94

Não conheci a totalidade do mapa, não participei das guerras de mundos, não completei minha história pessoal. Nem mesmo coletei todos os animais que um Ranger pode encontrar. Guild Wars 2 é um universo de tão imenso e repleto de possibilidades.

De todos os MMORPGs que experimentei, nada se iguala. É um sopro de boas ideias em um mercado saturado de clones do líder. Um trabalho de amor de uma empresa que não cobra mensalidades nem cobra por DLCs, mas continua injetando conteúdo novo de tempos em tempos para os jogadores de alto nível.

Guild Wars 2 - My Screenshot 68

É sempre triste se despedir de um universo. Mas há outros horizontes.

123 horas. 48 minutos. Todos eles muito divertidos. Sentirei falta de Jak Karkaz, suas loucas encrencas, sua bravura jovial, seu arco devastador. E seu porco assassino.

Ouvindo: Pearl Jam - Red Mosquito

8 comentários:

Hawk disse...

Você não falou nada sobre bugs, easter eggs etc.

Eles não existem?

Shadow Geisel disse...

dá vontade de jogar só de ler. pena que o final seja tão proibitivo com relação ao resto da experiência. e realmente deve ser terrível ter que dar adeus a um porco assassino como mascote. rsrsrs

Michel Oliveira disse...

Eu quase comprei Guild Wars 2, mas não quis gastar 100 reais pra experimentar um jogo.

Agora to jogando The Old Republic. Até agora tá interessante, embora eu tenha achado o sistema extremamente bagunçado. Ou me acostumei com o fato de Final Fantasy 14 ser extremamente simples.

C. Aquino disse...

Hawk, nenhum que eu tenha encontrado!

Shadow, Guild Wars 2 é um grande jogo. Pena que a missão final é um banho de água fria na imersão. Na verdade, o porco nem era o animal mais eficiente. Na maioria das vezes, eu andava com um lagartão que cuspia eletricidade ou uma aranha gigante que cuspia veneno...

Michel, eu testei GW2 duas vezes em finais de semanas gratuitos antes de tomar a decisão final. E ainda peguei o jogo em uma promo, usando dinheiro de publicidade do blog! Pão duro, eu?

Agora, que coincidência: estou com The Old Republic instalado aqui e vou começar minha jornada amanhã! Que a Força esteja conosco (a menos que você seja um Sith).

Michel Oliveira disse...

Você não sabe o que é passar raiva na última dungeon de um MMO até completar o primeiro arco de Final Fantasy 14.

As duas últimas dungeons do jogo são lotadas de cutscenes. Afinal, você enfrenta os grandes vilões até então.

O problema é que elas também dão pontos que são usados para compra de itens hi-level. Logo, é cheio de gente querendo fazer speedrun. Eu mesmo quase larguei o jogo na época que entrei nelas pela primeira vez de tanta raiva que fiquei. E olha que sou fã doente de Final Fantasy.

Michel Oliveira disse...

Ah, e eu sou Jedi. E tanker.

Eu adoro ser tanker! Acho que sou meio masoquista...

Shadow Geisel disse...

Eu também já fui muito fã de FF, mas desisti com o 13. Os online eu nunca joguei. O 11 era pra PS2 e eu nem tinha condições de comprar jogo original e nem possuía acesso à internet. Esses online mais novos não conseguiram me chamar atenção. talvez pq eu seja um jogador off-line incorrigível. eu prefiro gastar horas em uma jornada em jogos como Skyrim (que seria ótimo se tivesse multiplayer, não tem como negar) do que jogar MMO.

Chico disse...

Entrei no site do GuildWars 2 agora a pouco para dar uma olhada e descobri que tornaram HOJE o core do jogo free-to-play! Somente as expansões são pagas a partir de agora (pelo menos foi o que eu entendi). :D

Baixando pra conferir!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity