Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

5 de outubro de 2014

Incompreensível

TRIHAYWBFRFYH 01

Raríssimas são as obras de ficção, em qualquer mídia, capazes de retratar o desconhecido de uma forma que nossa mente não consiga absorver. O verdadeiramente alienígena, o que desafia a compreensão, o inexplicável, o mindfuck cuja mera presença induz à insanidade. Se dizem que o artista flerta com a loucura, nem todos realmente conseguem expor o que não pode ser descrito.

O que nos leva a The Rapture Is Here And You Will Be Forcibly Removed From Your Home.

TRIHAYWBFRFYH 03TRIHAYWBFRFYH 38

Criado e orquestrado por Connor Sherlock, este jogo-protótipo-artístico poderia ser reduzido a um mero simulador de caminhada. Você está em uma paisagem desolada e você anda. Não há inimigos. Não há obstáculos. Não há barra de vida. Não há nada.

Exceto uma imensa sombra negra no céu. E a absoluta sensação de que você está diante de algo que jamais conseguirá compreender.

TRIHAYWBFRFYH 30

Dotado de uma trilha sonora perturbadora (e que sabiamente Sherlock colocou para vender) e uma direção artística que trabalha com cores e elementos visuais que não deveriam estar lá, você corre em busca de respostas, sabendo de antemão que provavelmente não sairá inteiro da experiência.

Para quem consegue tirar inglês de ouvido, há um bom complemento no meio da jogabilidade, narrados por dubladores profissionais. Vozes incorpóreas leem trechos de obras de Lovecraft, o mestre do terror que explorou os limites como poucos.

Em vinte minutos, você terminará sua caminhada. Com a incômoda sensação de ter tocado algo além. Algo que não pertence aos humanos.

TRIHAYWBFRFYH 48

Ouvindo: Orbital - Halcyon + On + On

3 comentários:

Gledson A. disse...

Minha reação ao ler o texto:

"O quê?! Citação de Lovecraft?!"

Baixando...

Gledson A. disse...

Sério agora, gosto de jogos experimentais assim. Esse pequeno tom de suspense me deixou mais instigado a testar o jogo.

Obrigado pela dica, Aquino.

Shadow Geisel disse...

o começo do post me lembrou um livro, A voz do fogo de Alan Moore. O primeiro capítulo é bem parecido essa descrição de conhecimento incompreensível.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity