Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de outubro de 2014

Fúria Materna

A Mother's Inferno 00

Você é uma mãe. Seu filho desapareceu dentro de um trem. Você tem um pedaço de vidro afiado nas mãos e a determinação para fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo para recuperar a criança.

Você está no Inferno.

Essa é a premissa do curto, opressor e onírico A Mother's Inferno.

A Mother's Inferno 04

O projeto independente foi desenvolvido em apenas seis semanas, entre Novembro e Dezembro de 2011 por um grupo de 17 estudantes da Danish Academy of Digital Interactive Entertainment. Está disponível para download gratuito no site oficial, tanto para Windows quanto para Macintosh, ou pode ser jogado online com o plugin do Unity.

A Mother's Inferno 18A Mother's Inferno 19

Angustiante é a melhor palavra para descrevê-lo, não apenas pela temática, mas também pelo visual que abusa da escuridão e efeitos em negativo para imergir o jogador em um pesadelo.

A movimentação não é firme, talvez por falha de programação, mas prefiro acreditar que seja um decisão de design, por que capta ainda melhor a impotência e o sofrimento da protagonista, como um sonho ruim onde tentamos fazer algo, mas tudo é muito lento ou errado.

A Mother's Inferno 44

Atenção para os comandos: o botão direito do mouse serve para agarrar coisas, enquanto o esquerdo serve para furar inimigos com o caco de vidro e, muitas vezes, você precisará combinar ambos.

Há momentos no jogo em que você se sente perdido e tem a sensação de que não conseguirá terminar, aprisionado perpetuamente nessa viagem insólita. Mas é possível chegar ao final. Eu estive lá. Infelizmente, a conclusão não é tão impactante quanto prenuncia e o jogo carece de um epílogo que amarre a narrativa.

Repleto de simbolismos, é um jogo que pede uma análise mais profunda. Ou talvez dispense explicações. Violento, sufocante, poético de um jeito estranho, A Mother's Inferno faz jus ao seu nome e traz uma jornada sombria.

A Mother's Inferno 24

 

Ouvindo: Death Wish - Wishful Death

6 comentários:

Davi disse...

Adoro seu jeito de escrever. Parabéns! Testarei o jogo aqui. :-)

Kiosia disse...

Como diabos você acha essas coisas? =S

Gledson A. disse...

Ótimo texto, Aquino.

Tive o desprazer de conhecer essa obra através de um vídeo de gameplay muito antes deste post existir, mas é bom saber que a mesma não serve somente como catalisador de bons sustos. Pena o final não ter agradado.

E aí, pretende alguma coisa para este Outubro do Horror? Talvez mais postagens sobre "horror games"?

#esperanças

:3

Uriel Andrade disse...

Conheci o blog agora mesmo por um acaso(um post de 2009 bem antigo) e tenho que dizer que eu adorei a sua forma de escrever, e como amante do gênero horror estou gostando muito das matérias. Suas analises, recomendações e tudo mais. continue assim!

Gostaria de saber mais da historia do blog :/ Pelo que vi tem algumas coisas bem desatualizadas e inativas, como por exemplo o grupo da steam.

Espero que não tenha planos para não desfazer o blog. Acabei de conhecer e seria uma pena pra mim não poder acompanhar T-T Abraços!
Ps: Vlw pelo jogo, gostei muito xD

Shadow Geisel disse...

Estou tendo um gostinho do Outubro de Horror por mim mesmo. é que eu voltei a jogar Silent Hill 2 com sua jogabilidade que só pode ser descrita como um pesadelo. rsrsrsrsrs. O árduo caminho dos clássicos datados...

Gledson A. disse...

Haha! Ótima estratégia, Shadow. Silent Hill 2 é muito bom mesmo, apesar de que ainda não tive coragem de terminar.

:s

Uriel, o grupo da Steam era mais ativo na época do Killing Floor. Agora, sobre o blog, não posso dar nenhuma certeza (faz um tempinho que eu não vinha visitar, até agora).

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity