Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

31 de maio de 2014

Prece Para a Máquina

Na calada da madrugada, o @raptorhawk me revelou uma thread no Neogaf deu a entender que em algum lugar da vasta Internet havia um arquivo circulando com duas apresentações relacionadas a Prey 2.

Em uma era repleta de rumores sem sentido pré-E3, onde qualquer um pode fabricar seu próprio boato, não permiti que a chama da esperança acendesse.

Prey 2 tem uma longa história de promessas e desilusões. De acordo com o fansite Alien Noire, não há quase nenhuma chance daquele lendário Prey 2 do caçador de recompensas ver a luz do dia, a Arkane Studios (de Dishonored e Dark Messiah of Might and Magic) está com a batata-quente nas mãos, refazendo a ideia do zero.

E o Alien Noire publicou a íntegra do texto das duas apresentações vazadas. Formariam um conjunto de quatro propostas diferentes relacionadas a um reboot de Prey 2, uma confirmação do lamentável descarte do que foi produzido pela Human Head anteriormente.

E ainda assim, eu não estava acreditando.

Até o All Games Beta publicar os slides propriamente ditos. E tudo mudou na minha cabeça.

Segue abaixo, antes que sejam removidos da Internet:

I am SHODAN!

Mas o que a Arkane propõe tem menos ainda a ver com o primeiro Prey do que projeto anterior. Nada de índios, nada de portais espaciais, nenhuma invasão alienígena, nenhum mundo dos espíritos. Não há uma única referência a Tommy.

E nas quatro propostas há uma inteligência artificial envolvida. Poderosa. Sábia. Mortífera. A Arkane textualmente planeja um "sucessor espiritual de System Shock 2". Um dos ilustres membros da lista de favoritos.

O objetivo da apresentação da Arkane é destacar os pontos fortes da atmosfera e da jogabilidade do clássico da Irrational Games. E apresentar quatro possíveis enredos para inserir o jogador neste pesadelo cibernético. Não se trata de "Prey 2" aqui, apenas um nome jogado ao vento. Se fala abertamente em "System Shock 3", um título que não pode ser utilizado por complicadas questões de direito autoral.

Analisando os documentos, também é possível perceber que são antigos. Falam de Orbis e Durango, os codinomes anteriores do PlayStation 4 e do Xbox One. Prometem uma data de lançamento para 2016. Seja lá o que tenha acontecido ou aprovado, já está no meio do caminho agora.

Prestes a ser revelado de verdade.

O que nos leva à pergunta: por que esses documentos vazaram agora, anos depois da sua criação?

O Motor que Chora

Por uma destas suspeitas coincidências do destino, na mesma semana, um artista sênior da Creative Assembly (Sega) publicou em um fórum algumas artes envolvendo SHODAN:

SHODAN - Cry Engine 3SHODAN - Cry Engine 4System Shock 2

 

O artista Simon Pennington recriou, supostamente em suas horas vagas, a cena onde SHODAN aparece pela primeira vez em System Shock 2, usando a Cry Engine 3.

Exatamente o mesmo motor gráfico que a Arkane se propõe a usar em seu "Prey 2".

A Deusa está voltando.

Ouvindo: Eisenfunk - Pentafunk

6 comentários:

Nobody_joe disse...

Prey está há anos na minha lista de jogos cult à ser jogados. É uma pena ele não estar disponível para compra no Steam ou GOG.

E realmente é uma pena que o trailer inicial do 2 nunca se tornará um jogo real.

Shadow Geisel disse...

Sei que a série System Shock é uma das falhas graves em meu currículo gamer. Adorarei testemunhar o retorno da deusa.

Marcos disse...

chega até deu um frio na espinha imaginar um SS3, depois do triste adeus para a Irrational Games, essa notícia especulativa me levantou os ânimos

Jaotavio "Gyodai" disse...

Cara, eu consegui comprar o jogo através de um site britânico chamado Gamesplanet há uns dois anos, com Steam key, inclusive. Mas tentei procurar aqui e não achei o jogo na página. Sei lá se isso tem a ver com o fato de ter acessado via smartphone. Não sei se esse é mais um caso de "chá de sumiço" de Prey. Espero que não...

Musadriff disse...

FO-DA PRA CA-RA-LHO

SS 2 é meu top fps/rpg de todos os tempos... e ainda é cooperativo!

Meu sonho é ver uma pre-quela ou sequencia digna.

Estava tentando gravar um let's play do ss2 coop com um amigo na semana passada mesmo, mas infelizmente os crashs do modo multiplayer inviabilizaram.

Pra quem não jogou ainda o jogo, e se sente pouco atraido pelos gráficos, recomendo uns mods gráficos que saíram que melhoram textura de inimigos, alguns displays, placas, etc e das armas... vale muito a pena!

Anônimo disse...

Galera, deem uma olhada no jogo ROUTINE, ele lembra bastante System Shock, eu joguei bastante o segundo SS e adorei, Routine me agradou bastante, estou ansioso, ele é indie, mas impressiona bastante

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity