Morreu hoje, aos 74 anos, o holandês Hans Rudolf Giger, mais conhecido como H.R. Giger. Um dos últimos surrealistas vivos, sua obra sempre retratou a dicotomia bizarra entre o orgânico e o mecânico. Se você não o reconhece pelo nome, certamente o conhece por seu design mais popular: o Alien.
Em 1976, seu livro de ilustrações Necronomicon chamou a atenção de um certo Ridley Scott, que na hora de escolher um visual para o invasor alienígena de seu filme, não hesitou em pedir a colaboração do artista plástico.
O resto faz parte da história do cinema.
Mas Giger também exerceu influência nos jogos eletrônicos, além das controversas adaptações dos xenomorfos para a mídia.
A colaboração mais íntima aconteceu em 1992, com a desenvolvedora Cyberdreams. A empresa durou apenas sete anos, mas, neste período fez questão de se manter fiel a uma proposta muito ousada para a época: criar jogos para um público adulto, com ênfase nos gêneros ficção, horror e fantasia. Em uma década onde Nintendo e Sega disputavam a tapa o coração e a mente das crianças, acreditar em títulos mais sofisticados era uma aposta bastante arriscada.
Para consolidar essa meta, a Cyberdreams investiu em parcerias com artistas de outras áreas: o surrealista Giger, o distópico escritor de ficção-científica Harlan Ellison e o designer Syd Mead (responsável pelo visual de filmes como Tron e Blade Runner). Outras colaborações se iniciaram com o diretor de cinema Wes Craven (de A Hora do Pesadelo) e com o co-criador de Dungeons and Dragons, Gary Gygax, mas os jogos acabaram cancelados. Com Ellison, eles criaram I Have No Mouth and I Must Scream, uma adaptação do conto homônimo do escritor. Com Syd Mead, o jogo de corrida Cyberrace.
Com Giger, a Cyberdreams criou Dark Seed.
O estranho adventure foi lançado para Amiga, DOS, Sega Saturn e PlayStation em 1992, com fartas doses de ilustrações do artista plástico.
Da interface até as monstruosidades presentes no jogo, tudo nascia na mente perversa de H.R. Giger. Para selar o casamento perfeito com a arte exposta, o enredo não fazia feio: no papel de Mike Dawson, o jogador controla um escritor que comprou uma mansão abandonada para ter paz e escrever, apenas para ser inoculado com uma "semente da escuridão" em um vívido pesadelo. Se não resolver esse enigma em três dias, o pobre protagonista terá um destino desagradável. Uma vez mais, o tema do implante inumano dentro do corpo humano aparece em uma obra influenciada pela mente do holandês.
Na verdade, Giger não criou uma única peça inédita para o jogo, mas escolheu de seu vasto catálogo as melhores ilustrações e cedeu o direito de uso para a Cyberdream.
Dark Seed chegou a ter uma continuação três anos depois, novamente usando e abusando do trabalho do mestre surrealista.
A guerra dos sexos em Operation Matriarchy.
Se a franquia de Mike Dawson foi a única contribuição direta de Giger aos jogos, outros títulos inspirados por sua obra fizeram questão de agradecê-lo em seus créditos: Operation: Matriarchy, onde as mulheres são contaminadas por um vírus alienígena que as transforma em sua icônica fusão de carne e metal; WorldSpiral: Liath e Jaseiken Necromancer, além de alguns títulos baseados no Alien.
Embora eu acredite piamente que os Borgs ou os Stroggs não seriam possíveis sem a visão tecnorgânica do artista nos anos 70, não há um agradecimento explícito.
Nas palavras de seu colega dos tempos da Cyberdream, Harlan Ellison, "Giger conhece aquilo de que temos medo".
O pai dos monstros irá fazer falta, em mais de uma mídia.
5 comentários:
Para o cinema , ele nasceu na época certa;Para os jogos eles nasceu na época errada.
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Muito bom abrir a retina no Retina e encontrar um post por dia!
Joguei Darkseed naqueles tempos e não tinha ideia que o criador das imagens era o mesmo de alien, embora tenha achado tudo meio parecido com o filme. =)
nossa. sou fã doente de Alien. nem li o post. o mundo das artes vai dormir um pouco mais triste neste dia. e eu tb. :(
É foda! Meus heróis estão morrendo. Acho que é hora de fazer a tattoo do Alien que sempre quis.
Operation Matriarchy é uma das maiores aberrações que já vi em um jogo, na moral ;P
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