Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de fevereiro de 2014

Longa vida ao Rock n' Roll!

Motor Rock

Rock n' Roll Racing 3D começou seu desenvolvimento em 2009, como uma homenagem ao clássico Rock n' Roll Racing dos primórdios da Blizzard. A gigante que seguiu carreira com a trindade Warcraft/Starcraft/Diablo e nunca mais usou a propriedade intelectual, teve quatro anos para protestar contra o projeto da modesta Yard Team. Mas não o fez.

No meio do trajeto, desconfiados da tranquilidade ou com medo de um processo na Justiça, os desenvolvedores trocaram o nome do jogo para Motor Rock. O jogo apareceu no Greenlight do Steam e a Blizzard continuou quieta. Segundo os desenvolvedores, foram enviados diversos e-mails para os donos da marca "Rock n' Roll Racing", então, sim, eles estavam cientes da existência do projeto. O título foi aprovado no Greenlight e começou a ser vendido no dia 16 de Dezembro de 2013. Seis dias depois, era banido do Steam.

De acordo com rumores na época, o problema estaria no licenciamento das covers de músicas que aparecem no jogo. É o tipo de detalhe que pode impedir a distribuição de um jogo por anos... Hitman: Contracts é a prova cabal.

Entretanto, no começo desta semana, um dos desenvolvedores quebrou o silêncio e jogou tudo no ventilador. A razão pela remoção do jogo do Steam tinha sido mesmo a Blizzard. Depois de dois meses de negociação, tentando encontrar uma solução, a Blizzard proibiu que o jogo fosse distribuído até mesmo de graça na loja virtual.

Foram vendidos 10.500 cópias de Motor Rock durante aqueles fatídicos seis dias. Segundo o desenvolvedor, a Yard Team não viu um único centavo desse dinheiro, de um total de 60 mil dólares. A Valve é acusada de ter ficado com o resultado das vendas e de não ter aceitado estornar a quantia para os jogadores. O desenvolvedor acredita que cada comprador pode individualmente solicitar um estorno e ter sucesso, mas a Valve não tomou e nem tomará a iniciativa.

Talvez em um gesto de revolta por quatro anos de trabalho perdido ou um gesto de amor aos fãs dos jogos de corrida dos anos 90, a Yard Team liberou Motor Rock para download gratuito em seu site. Por quanto tempo? Só a Blizzard sabe a resposta.

Obs: O download é muito mais rápido no Yandex ou no servidor para Rússia. O USA é mais lento que internet discada…

Obs 2: O servidor deles saiu do ar, provavelmente por que o plano de hospedagem não foi feito para dar conta de centenas de jogadores baixando mais de 400MB ao mesmo tempo. Mas o arquivo ainda está disponível em http://www.yardteam.ru/files/setup.exe.

ATUALIZAÇÃO: De acordo com o desenvolvedor, a Blizzard "registrou uma reclamação contra o serviço de hospedagem web Hostmonster e, como resultado, rrr3d.com saiu do ar".

Ouvindo: Red Faction Guerrilla - Vindication Combat

7 comentários:

Dan Alvares disse...

Que ridículo a Blizzard agir dessa maneira.. Downloading NOW! Chupa essa Blizz!

Osama disse...

O site já está fora do ar...

estacado disse...

Eu comprei quando lançou e fiquei bem decepcionado com o jogo - lotado de bugs onde não conseguia terminar uma corrida só, muito menos jogar online. Vou pedir meu dinheiro de volta pra Valve, se conseguir - e pegar o gratuito. Mesmo com os bugs, o jogo é muito bonito e a movimentação, tiros, sons é de uma perfeição só.

Marcos disse...

vocês acreditam que até agora to tentando baixar?

ou os servidores estão cheios ou o site é zoado mesmo

Marcel C. Da Silva disse...

Marcos

Só consegui baixar pq alguma alma generosa hospedou em outro servidor, pois o site mesmo já tinha saído do ar.

Marcos disse...

uma colega minha conseguiu upar:

http://www.4shared.com/file/R9KBPLTxce/setup.html
http://www.mediafire.com/download/9znvvetmmp9q212/setup.exe

pode baixar sem risco. Quanto ao jogo eu não achei bugado, mas eu diria que jogar na camera traseira é bem melhor que na isométrica

ps: por favor Aquino, não apague foi o único recurso que minha colega conseguiu para disponibilizar ao pessoal

Hawk disse...

Mas que sacanagem da Blizzard.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity