Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de janeiro de 2014

Entrevista: Thiago Diniz

O mundo dá voltas. A primeira vez em que o nome de Thiago Diniz apareceu aqui no blog, foi sobre o eGamers Digital, no já distante ano de 2010. Era um projeto ousado para a época (ainda é, para os padrões de hoje!) e foi engavetado. Sem nenhum dono mais, comprei o domínio no ano seguinte.

Sem jamais ter ligado os dois pontos antes, vi a ascensão da Nuuvem desde o primeiro momento. Finalmente, o Brasil teria uma loja de distribuição digital nacional. Naqueles tempos, o Steam cobrava em dólares e uma alternativa em nossa moeda era mais do que bem-vinda.

A Nuuvem cresceu merecidamente, enquanto uma tentativa similar fracassou. Bons preços, excelente atendimento, boa velocidade de conexão e um acervo que se tornou imenso formaram uma receita de sucesso.

O mundo dá voltas. E eu fui convidado pelo próprio CEO a dar uma passada nos escritórios para uma conversa. Não poderia perder a oportunidade de uma entrevista. Pesquisando um pouco mais para compor minhas perguntas, descobri que o CEO da Nuuvem era o mesmo Thiago Diniz do eGamers Digital!

Ele iria pedir o domínio de volta? Não, claro que não. Em uma entrevista bem descontraída, conversamos sobre streaming de jogos, pirataria digital, mercado independente, O Senhor dos Anéis e outras coisas.

Thiago Diniz

A pedido dele, algumas partes ficaram de fora da transcrição abaixo:

O sonho da Nuuvem começou em 2009, com o projeto eGamers Digital, que disponibilizaria jogos por streaming. Cinco anos depois e temos a Sony anunciando uma ideia muito parecida através da PlayStation Now. Pode-se dizer que vocês estavam à frente do seu tempo?

Sim, neste caso foi realmente. Na época, havia nós e o onLive. Chegamos  a anunciar, mas não lançamos. Através de vários testes que fizemos no Brasil e na Argentina, visualizamos que não era o momento ainda. Tivemos muitos resultados bons no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas quando íamos para outras regiões os resultados ficavam muito, muito ruins.

Decidimos, então, pular aquilo por um bom tempo.  Nos adiantamos aos problemas que poderiam vir. O onLive não segurou a pancada, não deu resultados e faliu. Não era o momento. Não era o timing do mercado.  Detectamos isso antes e, ao invés de continuar, resolvemos deixar isso mais pra frente e lançar uma plataforma "mais simples" e seguir a linha dos outros, como Gamersgate, Get Games, Steam e oferecer download direto e, eventualmente, voltaríamos para esta ideia de novo.

O PlayStation Now está implementando isso nos Estados Unidos e não tem em outras regiões. Por quê? Por que ele vai sofrer muitas dificuldades se quiser trazer esse serviço pro Brasil, porque os custos de infraestrutura estão absurdos. Então, para garantir um retorno do investimento que ela teria aqui vai demorar um bom tempo. Eu acredito que o PlayStation esteja lançando no Brasil em 2015, por milagre. É mais provável esperar por 2016. Este será o momento em que este tipo de tecnologia vai começar a impactar.

PlayStation Now

Mas eu acredito que o futuro desta tecnologia não é desta forma. Eu acredito que seja um balanço entre o client e a cloud. O que seria isso? Aproveitar recursos do computador local junto com recursos da cloud. Não só fazer streaming. Em eSports isso é vital. Quando você cria um tipo de tecnologia você tem que pensar em todo o tipo de uso em que ela será abordada. Então, você não pode só pensar em jogos single-player, que não necessitam de um delay muito curto. Quando você cria algo desse tipo, tem que ser possível para todos.

O futuro deste tipo de tecnologia é balancear, tipo um Dropbox. Utilizar processamento local para agilizar para que o jogador não sinta nenhuma diferença em relação a um jogo que ele tenha baixado e instalado no computador. Mas ao mesmo tempo estar rodando na cloud. É meio que uma mágica, mas esse vai ser o ideal.

E um "Nuuvem Now"?

(risos) O "Nuuvem Now" por enquanto não tem previsão. Como nosso foco realmente é América Latina, ainda não é o momento para este tipo de serviço. O PlayStation Now também vai demorar a chegar no Brasil. Se serviços como o Xbox Live demoraram tanto para chegar aqui só com downloads, imagina serviços como este do PlayStation Now que requerem uma infraestrutura muito mais alta.

Mas se conseguir chegar antes, melhor para os jogadores!

Uma das características mais elogiadas da Nuuvem é o atendimento personalizado. Como isso é feito?

Nuuvem Temos pessoas aqui que também são fanáticas por jogos e elas entendem muito, elas sentem,  e entendem principalmente os problemas de suporte no Brasil que elas já tiveram. E tendo isso em mente,  queremos oferecer algo cada vez melhor. 

Queremos chegar ao ponto de se o cara ligar para a gente e quiser resolver qualquer problema dele, até mesmo sem ter a ver com games, consigamos ajudar essa pessoa. A ideia mesmo no suporte é ajudarmos o jogador. Seja no que for. No que ele precisar, mesmo que seja um problema de outro lugar,  queremos ajudar.

Com isso conseguimos dar um atendimento personalizado, um atendimento diferente, atendendo o que for a expectativa do jogador. Não só tecnicamente como também até pessoalmente! Nós ajudamos!

A pirataria digital ainda é um dos maiores entraves para o crescimento da distribuição digital no Brasil?

Atualmente, não. A questão da pirataria hoje já está muito bem trabalhada. Eu acho que a consciência das pessoas está muito diferente da de três, quatro anos atrás, onde era o padrão, pode-se dizer assim. Mas hoje, principalmente para jogos multiplayer, isso é mínimo, muito pouco. A tendência é diminuir cada vez mais e ficar quase zero.

Com a aparição de novos serviços, de qualidade, que não tentam competir com o .torrent mas oferecer conteúdo a preços justos e as produtoras também se conscientizando que tem que trazer conteúdo para o Brasil por um preço que seja viável para o jogador, a tendência é a pirataria desaparecer. Nossa ideia é oferecer um serviço melhor que o do próprio The Pirate Bay, oferecer um serviço melhor que o dos "pirateiros". Enquanto você fizer isso, você vai ter resultados melhores que eles e é isso o que está acontecendo.

Ao contrário da indústria do cinema, que não consegue fazer isso de forma apropriada. Tem o Netflix, mas nem os estúdios mesmo apoiam o serviço de forma plena. O Netflix seria uma solução para o problema da pirataria na indústria do cinema, mas eles não acreditam nele, então… é por isso que a indústria do cinema vê tanta pirataria como vê hoje.

A concorrência tem uma área exclusiva para jogos independentes que estão buscando um lugar ao Sol. Dada a proximidade, a Nuuvem tem planos para os desenvolvedores independentes brasileiros?

Oniken Temos um projeto simples, bem direto, onde oferecemos um share maior para o desenvolvedor brasileiro, de 80%. Normalmente a divisão é de 70/30, mas para o desenvolvedor brasileiro o acordo é de 80/20. Justamente para que ele tenha uma margem maior.

Mas a verdade é que a quantidade de jogos brasileiros vendendo para o público brasileiro hoje é mínima. Os principais jogos que a gente tem, por exemplo, como o Dungeonland ou o Knights of Pen of Paper são da Paradox e são os que mais tiveram sucesso. Mas jogos indie mesmo, enraizados, como Oniken ou Mr. Bree tem certa dificuldade para entrarem no mercado. Mas eu acredito que, aos poucos, isso vai melhorar.

Mas a que você atribui essa baixa vendagem dos jogos indie nacionais? Há um preconceito do consumidor?

Existe uma resistência ao conteúdo criado no Brasil. É resultado da pouca quantidade no mercado. E há também aquele problema de o brasileiro achar que "tudo que vem de fora é melhor". Então, enquanto existir esse preconceito enraizado com a gente daqui vai ter um certo obstáculo.

A não ser que o jogo tenha um sucesso lá fora aí imediatamente ele vai ser um sucesso aqui também. Infelizmente, essa é a realidade.

Mas acredito que cada vez mais iremos ver mais produtos criados com aspectos brasileiros de qualidade. Isso vai começar a mudar na cabeça do jogador brasileiro.

A chegada dos novos consoles teve algum impacto nas estatísticas de consumo de jogos de PC?

Não. Por que o jogador de PC já está firme ali, desde sempre, ele gosta de jogar os jogos de PC, ele já tem várias formas de fazer isso. Se ele quiser jogar ao estilo dos videogames, na sala, ele faz a conexão com a televisão, com o controle, ele já conhece as vantagens do PC em relação aos consoles.

O jogador de console é diferente. Ele não quer se preocupar com customização, com personalização, se o computador dele vai rodar o jogo ou não. Ele quer pegar o videogame e jogar. Então, ele já está acostumado com aquilo e vai comprar os novos consoles.

São públicos diferentes. No momento, estamos vendo um crescimento dos jogadores de PC graças ao avanço dos PCs no Brasil, com cada vez mais as pessoas que utilizam PC adquirindo mais conhecimento e jogando. E tem o surgimento dos jogos casuais que formam quase uma linha gamer: Candy Crush, Angry Birds e vai evoluindo.

Recentemente a Valve revelou 13 modelos de Steam Machines na CES. Como encarar um PC que é todo focado para uma única loja virtual?

Como é um projeto open source focado na sala de estar, eu acho que não vai ter nenhum impacto imediato na gente ou nos outros competidores. Porque o foco agora da Valve é a sala de estar e eles estarão competindo diretamente é com a Sony, a Microsoft e a Nintendo.

De certa forma, vai ser bom para a indústria de PCs porque, como é um sistema open source,  pode ser que os jogadores adquiram outros conteúdos em outras lojas também, de competidores deles.  Vai expandir ainda mais o mercado de PC, agora para um outro local.

Steam Machines

Só uma coisa que eu acho que vai prender muito o sucesso das Steam Machines que são os preços. Estão muito altos. Mesmo que sejam fabricados no Brasil, não vão ficar muito baratos se comparados com os outros consoles. Então, acho que vai ter bastante resistência no início e somente a partir da própria utilização do sistema operacional, e daqui a uns dois, ou três anos, a situação deve estabilizar. Vai demorar bastante.

Ouvi dizer que você já foi campeão mundial do jogo Battle for Middle Earth! Pode contar um pouco dessa história?

Sempre fui apaixonado por O Senhor dos Anéis e em 14 de Dezembro de 2004 comecei a jogar o Battle for Middle-Earth. Infelizmente, hoje os servidores nem funcionam mais, a EA perdeu os direitos em cima da série, acabou. É triste.

Mas eu fui muito viciado no jogo, jogava direto e aí naturalmente fui evoluindo, entrando para clãs e participando de guerras. Jogava com pessoas lá de fora, disputando partidas. Até que chegou a um ponto, um bom tempo depois, em que passei a ganhar alguns torneios. Até vencer o campeonato mundial.

The Battle for Middle-Earth

E foi muito legal porque tive contato com a própria EA e foi aí que despertou meu interesse para a área. Fiz essa conexão com eles, tive acesso a jogos alpha, os ajudei no balanceamento dos jogos como um tipo de play-tester de refinamento. Aprendi muito sobre o processo de desenvolvimento de um jogo. Tive noções de produção, comercialização, foi muito legal. Daí fui me interessando cada vez mais e agora estou aqui (risos).

Os MOBAs trouxeram uma nova explosão dos esportes eletrônicos, com vários eventos acontecendo no exterior. A Nuuvem tem algum interesse em patrocinar esse tipo de competição?

No momento, não. Um dos nossos passos no futuro é ou desenvolver ou ajudar os desenvolvedores independentes no Brasil a criar jogos e eu acredito que nessa ajuda, nessa parceria, se esse jogo tiver uma linha de eSports, aí sim a gente vai entrar com um apoio na área de esportes eletrônicos. Por enquanto, ainda não. Mas eu entendo que a indústria é muito fantástica.

Em sua primeira semana, a Nuuvem tinha pouco mais de 100 jogos no catálogo. Agora, já são mais de 1200. E um milhão de usuários cadastrados no site. Qual é a meta para 2014?

A meta é a expansão global e trazer algo novo para a indústria. Não queremos ser mais uma loja no mercado. Queremos trazer novidades para os jogadores.

Organizar a maior plataforma de distribuição digital do país não deve ser moleza. Ainda sobra um tempinho para jogar? O que está jogando no momento?

AC IV Tenho bem menos tempo, bem menos agora. Basicamente eu só jogo um pouquinho de cada jogo, para entender.

Tenho gostado muito do Assassin's Creed IV, renovou a franquia de forma sensacional, foi para outros lados muito interessantes. A batalha naval é incrível. E eu diria que é o jogo que mais tem me chamado a atenção ultimamente, pena que eu não venho tendo muito tempo para jogar.

Outro, que eu deixei passar, mas estou jogando agora é o L.A. Noire. Sensacional, é um jogo muito bom mesmo.

E Lord of the Rings Online, não, já que é baseado em O Senhor dos Anéis?

(risos) Não, MMOs não, são muito viciantes, requerem muito tempo. Mas eu me interessei bastante pelo Shadows of Mordor, estou de olho nele.

Esta entrevista foi publicada simultaneamente no site Código Fonte.

Ouvindo: Gitane Demone - Rock And Roll Child

6 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Parabéns ao Thiago pelo belo trabalho feito com o Nuuvem.Torço pra que continue tendo sucesso, é muito importante pra todos nós.

São muitos os pontos que eu queria comentar dessa ótima entrevista mas não quero me alongar então vou comentar os 3 mais importantes em minha opinião:

Pirataria zero ou quase zero é muito improvável.Não há melhor custo-benefício do que o "Jack Sparrow".E não foi a mentalidade dos jogadores que mudou primeiro, foi o preço dos jogos que baixaram (infelizmente ainda existem produtoras mercenárias) e iniciativas felizes deram certo, como os indies, os bundles , os "free-to-play" , o Steam , os jogos "sociais" e como dito na entrevista, a popularização dos multiplayer.Ou seja , a indústria mudou e nós vimos que essa mudança nos trazia benefício.Essa é a forma inteligente de combater a pirataria.Se virmos vantagem , abraçamos a idéia , se não , estamos fora.Simples assim.

O mesmo pode ser dito sobre os jogos nacionais.O brasileiro não é patriota á ponto de comprar um jogo porque simplesmente ele foi feito por brasileiros.É preciso ter características que atraiam como qualquer outro jogo.Acredito que essa qualidade virá naturalmente á medida que mais jogos nacionais sejam produzidos e na "peneira" ficará o de ótima qualidade.É esse que compraremos.

Tenho a teoria de que a geração passada de consoles "estagnou" de forma indireta e positiva a indústria de jogos para PC.A corrida desenfreada por um novo hardware pra rodar o lançamento mais recente de PC acabou, por que se o que rodava no console , rodava no PC e ficou assim por um bom tempo, deixando á todos satisfeitos.A própria engine "Source" está aí firme e forte , apesar do tempo.Com a chegada dessa nova geração e consequente utilização de todo o seu potencial, a tendência é o nível de exigência do jogador aumentar e impactar a indústria como um todo novamente.É aí que o "streaming" , venda de jogos e os multiplayer, entre outros, podem sofrer.Ou será que o jogador, de uma forma geral, já têm maturidade suficiente pra qualificar um jogo não só pelo gráfico? E a indústria , continuará a baixar os preços a níveis razoáveis?Quem viver - e eu estarei aqui - verá.


Vilas Boas disse...

Gosto muito do serviço do Nuuvem, consegui ampliar a minha biblioteca comprando excelentes jogos com preços acessíveis (nada ainda tão impactante quanto as Sales da Steam), mas a exemplo, peguei na pre-order o Tomb Raider (2013) por R$50,00 no Nuuvem, enquanto outros sites encontrava o mesmo título mais caro!

Quanto a pirataria eu concordo com o Marcos A.S.Almeida, a queda dos preços ajudou bastante e afirmo que sou parte dessa "fatia" que abandonou (em parte) a pirataria, atualmente só faço uso dessa ilegalidade quando não encontro a versão Demo, então baixo, testo, se gostar eu compro quando o preço do mesmo estiver acessível ao meu bolso! O que mais tenho feito é comprar excelentes jogos a preços super baratos, porém jogos de 2,3 anos atrás, só compro no lançamento se for muito fã da série, outro exemplo, nunca tinha jogado nenhum BIOSHOCK e acabei pegando o Triple Pack por apenas R$28!!

gustavrsh disse...

Pessoal, ele pediu pra apagar justamente a parte do GTA V? Triste.

C. Aquino disse...

Controle de danos... mas Março virá, de qualquer forma.

Edilson Jr de O Pinto disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Edilson Jr de O Pinto disse...

Não compreendo esse nível de agressividade da Rockstar em impedir o anúncio do GTA V para o PC.

O jogo já vendeu o que tinha que vender nos consoles, não acho mais que causará impacto, afinal, quem não comprou até hoje ou é por pura falta de dinheiro ou então está esperando de qualquer forma a versão dos PCs que qualquer um sabe que sairá (eu, por exemplo).

Mas a Rockstar está agindo de forma dura, com ameaças e tudo. Se o Diniz deixasse rolar, provável da Rockstar remove-lo como revendedor.

Vou aqui dar uma de sonhador e pensar que talvez seja para polir a versão PC antes do lançamento, para não repetir os problemas que o GTA IV teve.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity