Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de dezembro de 2013

Sete Dias Para o Apocalipse

Em sete dias, um mundo inteiro deixará de existir.

Warhammer Online - 20

Com o anunciado encerramento de Warhammer Online - Age of Reckoning marcado para 18 de Dezembro, em breve este MMORPG irá se juntar a tantos outros Mundos Perdidos.

Em sua jornada final, os desenvolvedores resolveram remover todos as limitações que existiam para os usuários gratuitos e pararam de cobrar mensalidade de todo mundo que tivesse uma conta ativa. Depois de minhas visitas anteriores, acreditei que não iria mais retornar. Mas munido de um novo gás e impelido pelo senso de urgência, resolvi embarcar nesta corrida contra o tempo. Aproveitar ao máximo antes do ocaso.

Warhammer Online - 34 Warhammer Online - 39

Escolhi Mensanlarna como meu avatar nesta exploração. Como representante das forças da Ordem, o fim iminente se torna uma metáfora para o próprio avanço do Caos. Em todos os lados, há a derrota no olhar dos NPCs e o terror espreita em cada canto. Sem esperanças de algum dia ver o conteúdo final deste jogo ou contemplar a face dos inimigos colossais dos últimos níveis, cumpro as missões com a pressa de quem deseja apenas acumular níveis para poder desbravar novos territórios em segurança.

Segundo o comunicado dos desenvolvedores, há personagens no universo que podem oferecer itens que acelerariam a evolução dos personagens. Não os encontrei e tampouco procurei. Estabeleço minhas metas com cuidado e fotografo tudo que mereça ser preservado. E há tanto para ser preservado.

Warhammer Online - 46 Warhammer Online - 41

Estruturas gigantescas que refletem a grandiosidade da Ordem ou o horror do Caos, assim como a vastidão do silêncio.

O silêncio e a solidão... Julguei em minha ingenuidade que a ausência de jogadores em Warhammer Online se deveria ao fato de estar restrito às áreas iniciais. Ledo engano. Acesso a capital da Ordem, repleta de lojistas, missões, sedes de guildas e o próprio Imperador. E não vejo ninguém além de mim e os nativos. Horas dedicadas à passear pelas ruas de Altdorf como um turista virtual, em diferentes dias, diferentes horários. E apenas uma vez, por mero acaso, vi um personagem de outro jogador passar acelerado pela praça do comércio.

Warhammer Online - 57 Warhammer Online - 42

De Altdorf, sigo para os campos de batalha. Vastas extensões territoriais inteiramente dedicadas ao embate de Reino vs Reino, capazes de hospedar batalhas homéricas entre dezenas e dezenas de jogadores simultâneos. Vastas extensões territoriais inteiramente vazias. Uma mensagem na tela diz que a guerra foi transferida para outro mapa, bem longe dali. Sem teleporte ou sequer uma montaria, cruzo o terreno a pé. Gasto cerca de meia hora para trocar de mapa, andando sem ver viva alma ou mesmo um NPC. São paisagens deslumbrantes que ninguém deve ter visto em semanas e que ninguém jamais verá novamente a partir de 18 de Dezembro. É ao mesmo tempo uma explicação para o fechamento e uma ode para que este espaço seja mantido intacto.

Warhammer Online - 53

Quando chego no mapa onde a guerra está realmente acontecendo, entre jogadores de alto nível, o resultado é exatamente o que eu esperava. O número de combatentes não chega a 20 de cada lado. Esta é a guerra que sobrou. Mas eles não se abalam e continuam se enfrentando, alheios à futilidade da luta ou tão desesperados quanto eu para extrair cada gota deste cálice partido. Nenhum deles me incomoda. Passo pela luta como um fotógrafo neutro, até ser morto por NPCs do Caos de altíssimo nível.

Warhammer Online - 32 Jogadores são apenas aqueles com o nome na cor branca, apenas um punhado nessa tela

Tardiamente, descubro os sistemas de transporte e que é possível sair da região em que comecei, não apenas para ir para minha capital. Visito a terra do High Elves e dos Dwarves. Infelizmente, a Terra dos Mortos está bloqueada. A única forma de chegar lá é por terra e será uma longa travessia. E um desfecho extremamente simbólico para meu personagem e para este mundo.

Warhammer Online - 58Começo a última missão.

Ouvindo: Cypress Hill - Get It Anyway

5 comentários:

Chico disse...

Aquino! Valeu pela dica do Fallout de graça no GOG! Já estou baixando o meu! Valeu mesmo cara! Tava louco pra jogar esses 2 primeiros que eu não tinha jogado ainda (tava torcendo muito pra ganhar a promoção do Fallout aqui no blog haheaheh)

Grande abraço!

@iguuu_poa disse...

Realmente não sei como lidar com isso. Nunca joguei muito esse jogo, mas comprei a edição de colecionador e a exponho com orgulho na prateleira(a edição de colecionador de Hellgate:London teve o mesmo fim).

Ler esse post me fez lembrar que deixei o download pendente uma semana atrás, quando me deparei com a notícia da inevitável morte do jogo. Também, ler esse post me fez sentir a obrigação moral de abrir a versão retail e encarar a nota fiscal: A distante data de 21/11/2009, às 9 e alguma coisa da noite. Foi naquele dia que gastei meus poucos últimos tustões nesse jogo, e minha obsessão por todo o universo Warhammer só cresceu (exponencialmente) desde então. É complicado pra um aficionado em Warhammer morar no Brasil, com tão poucos seguidores com quem posso praticar e perpetuar esse gosto em comum.

É realmente triste me deparar com a morte de um jogo que apesar de eu não ter jogado tanto, ocupava um espaço realmente especial nesse jogador emocionado em questão. Talvez pelo fato de que essa seja a única representação do universo Warhammer Fantasy em jogos online(duas de minhas paixões combinadas).

"Foi bom enquanto durou", típica frase de quem está reprimindo mágoas. Vou guardar com carinho as inúmeras screenshots e as escassas memórias. Quem sabe eu não acabe voltando pra uma última despedida e pra remoer mais esse sentimento de perda (sente o nível do quanto eu gosto de Warhammer).

Até mais WO:AOR, foi bom ser um peão verde na legião do Chaos. WAAAAGH!

Isaac Moreira disse...

E no fim da guerra, não resta nada...recheado de metáforas esse fim de Warhammer kkk

Você vai ficar até o último "segundo"?

Michel Oliveira disse...

Poxa, fiquei realmente triste com o fim do jogo. Parecia interessante. Sempre torço pros desenvolvedores fazerem uma versão single player dos MMOs quando fecham. Mas até agora em vão...

Só pra contrapor um pouco, ao mesmo tempo que esse jogo vai morrer, Final Fantasy XIV vai receber seu maior update desde o lançamento em agosto:

http://www.youtube.com/watch?v=4ovjg2G0qk4

Marcel C. Da Silva disse...

O Warhammer fecha, e coisas como Priston Tale continuam de pé. Incrível.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity