Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

18 de novembro de 2013

Retina Desgastada: Freemium!

Blog for Food Desde a criação do blog, nunca me passou pela cabeça monetizar seu conteúdo. Tenho outros sites na internet repletos de publicidade com este objetivo e posso me dar ao luxo de manter o Retina Desgastada como um hobby (ou um imenso currículo para uma futura vaga no jornalismo de jogos, quem sabe?).

Cinco anos depois e aqui estou recebendo press releases e propostas comerciais. Não publiquei nenhum press releases porque até hoje nenhum era interessante para o escopo do blog e porque ainda escuto meu antigo professor da UFRJ falando a palavra "releaseiro", o que é um apelido nada carinhoso para quem copia e cola notícias que chegam por este caminho.

Mas... e o dinheiro? Uma das propostas recentes é de colocar um link ali na lateral do site por um ano, por um valor que não chega aos três dígitos. Não é uma quantia que muda a vida de ninguém e que a maioria das pessoas gasta em um final de semana pouco empolgante ou em um lançamento de jogo. Em contrapartida, não é algo que vá comprometer a legitimidade do blog tampouco. Aposto que a ideia é pegar um pouco de Pagerank do Google. Para complicar a situação, o possível anunciante até que tem um site bacana, que não abre popups, e com um conteúdo que pode ser considerado útil para muita gente.

Então, não estranhem se aparecer um novo link ali do lado...

Ouvindo: Audix - Act 2-14: Survival Instinct (Battle 2)

10 comentários:

Farias disse...

Sinceramente eu nunca fui contra propaganda em blogs, desde que não seja intrusiva. Eu acho um meio digno de dar um retorno para quem se dedica à página e isso sem cobrar nem um centavo do leitor. Então eu acho que é mais que merecido você colocar sim algumas propagandas no blog, desde que continue com esse excelente trabalho que tem feito.

Mas é bom deixar claro que o valor parece muito baixo. Você não teria ofertas melhores?

De qualquer forma, boa sorte com o blog.

Anônimo disse...

Quais outros sites você atua/mantém?

Anônimo disse...

*mantêm

Ed R M disse...

Minha sensata reação:

NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

Shadow Geisel disse...

desde que nós não tenhamos que pagar pelos posts como pagamos por DLCs em games, pra mim tá de boa Aquino. rsrsrs

P.S: por sua culpa eu me viciei em Doritos. então não me venha com essa conversa de que não faz propaganda no blog rsrsrsrsrs.

Michael Andrade disse...

Não me importaria, desde que o anúncio não seja obsceno ou que não crie uma infinidade de popups. Também concordo com o Farias: você e esse site absolutamente merecem mais que dois dígitos.

Vilas Boas disse...

Por mim tá tranquilo, de boa...

Davi disse...

Sinceramente eu não iria gostar. Já basta o tanto de propaganda que vemos pela net. Mas por outro lado, isso não depende da minha vontade, e faz muito que acompanho seu blog e o mesmo sempre primou pela qualidade. Então faça o que achar melhor.

Marcos A. S. Almeida disse...

Fala sério...Quem é que não gostaria de montar um blog , postar algumas idéias e impressões de vez em quando, sem obrigação de periodicidade e ainda ganhar um dinheiro? Tenho certeza que é uma tentação que está em sua mente á tempos.Vai por mim: não resista.Alguns acham que isso pode poluir o Retina , mas acredito no seu bom senso em não permitir isso.E quem sabe no futuro os dígitos não aumentam? Pra nós que acompanhamos e gostamos do blog é a chance de ver algo mais profissional e frequente (não é uma crítica, é uma constatação).Melhor incentivo que o "vil metal" não há.

C. Aquino disse...

Farias, já recebi ofertas melhores, mas eram de produtos que não apóio ou que não tinham nada a ver com a proposta do blog. Mas, você está certo: o valor é baixo mesmo.

Anônimo, o faturamento das operações de AquinoCorporation vem de sites de papéis de parede para computador: http://www.pcgamewallpapers.com/, http://www.xboxwallpapers.com/, http://www.myplaystationwallpapers.com/, http://www.myfreewallpapers.com/, http://www.meupapeldeparedegratis.com.br/ e http://www.mifondodepantallagratis.com/.

Ed, entendo sua dor. Prometo que não se tornará uma prática (a menos que a EA me ofereça um caminhão de dinheiro, aí eu falo bem até dos DLCs deles).

Shadow, copiei sua resposta e mandei para o fabricante do Doritos. Eles devem soltar o cheque em breve para mim.

Michel, o site do cara não era obsceno e nem abria popups. Já começamos melhor do que as propagandas de muitos portais por aí...

Vilas Boas, obrigado pela força!

Davi, pode estar certo que penso nos leitores primeiro. Aliás, é por isso que estou explicando tudo por aqui com transparência ao invés de só colocar o link lá e recolher o dinheiro.

Marcos, mais uma vez obrigado pelas palavras sensatas. De fato, o "vil metal" é um dos melhores incentivos: muitos dos meus textos que eu mais gostei foram escritos para o Gemind, valendo pagamento. É algo que faz falta. Mas cabeça de escritor é incessante: escreve com ou sem dinheiro no bolso, é como um vício que nunca se esgota!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity