Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de novembro de 2013

Jogando: Life 2013

Life 2013

Com quase 7 bilhões de jogadores online ao mesmo tempo e novos assinantes chegando a toda hora, não tem como não dizer que Life 2013 é o jogo da hora. Não é pra menos: o título traz gráficos fotorrealistas de cair o queixo, baixíssima latência e vasto conteúdo gerado pela própria comunidade, tudo isso espalhado por um sandbox de milhares de quilômetros quadrados. A imersão é inevitável.

Em Life 2013 você controla o cotidiano de um cara comum tentando sobreviver em um mundo duro, mas recompensador. Desprovido de classes e alinhamento, você começa com um personagem aleatório e vai evoluindo de acordo com sua preferência. Você quer um guerreiro marombado com bastante foco em força e técnicas de luta? É possível. Quer montar um personagem intelectual que resolve os problemas com raciocínio e paciência? Também é possível. Quer chutar o balde e conduzir um cara que não liga para nada e só quer ficar no sofá? O sistema permite, mas com ressalvas. O único defeito da criação de personagem é que sua origem pode ser desbalanceada. Dependendo do resultado randômico, você pode terminar com poucos pontos para investir em perícias ou com uma quantidade de recursos bem abaixo da média.

E realismo é mesmo a chave do negócio. Você precisa cuidar dos seus suprimentos, montar uma base, comprar equipamentos e manter uma boa quantidade de Dinheiro, a moeda ingame, para alguma emergência. Não pense que será fácil: se você não se alimentar, irá perder pontos de vida. Se não dormir uma quantidade certa de horas, irá perder pontos de vida. Se não beber, irá perder pontos de vida. Se ficar exposto a temperaturas extremas, idem. Para complicar ainda mais, boa parte do seu equipamento se torna obsoleto depois de um tempo. Há muitas formas de se conseguir Dinheiro em Life 2013, mas a mais comum é através do grinding, onde você repete uma mesma tarefa por 8 horas diárias para receber um soldo do quest giver depois de um mês. Ao contrário de outros jogos, Bancos existem aqui para tornar sua vida ainda mais miserável e o modelo pay to win impera.

Lag

lag

Uma das maiores reclamações dos jogadores é o permadeath. Morreu, não tem volta e seu equipamento fica largado no chão para quem quiser pegar. Alguns jogadores alegam que é possível contornar o problema com cheats, mas eu acredito que tudo não passa de um hoax muito bem montado.

Para um título com morte permanente, o processo de evolução é bastante lento. Você pode demorar anos só brincando com as possibilidades antes de conseguir realizar alguma coisa dentro da aventura. Para ser considerado capaz dentro de um Skill, são necessários pelo menos quatro anos de treinamento em uma Guilda de Mestres para se obter um Título. E ainda assim, será chamado de noob pelos veteranos.

Todo ano uma nova versão de Life é lançada e muitos aguardam ansiosos pela próxima edição. As novidades implantadas costumam ser muito poucas, mas o upgrade é obrigatório e gratuito, felizmente. Houve um boato de que os servidores seriam desligados no final de 2012, mas Life 2013 chegou para acalmar a base de usuários.

Acredito que já estou na metade da minha jornada ou quase lá. E até agora ainda não entendi exatamente qual é o propósito de Life 2013! Mas com uma jogabilidade instigante e uma narrativa envolvente, é com certeza um título para ser jogado até o final, nem que seja pelo prazer do modo coop.

Ouvindo: Within Temptation - Memories

11 comentários:

Breno Simonetti disse...

acho que eu entendi a piada.

Marcos A. S. Almeida disse...

"...é com certeza um título para ser jogado até o final".Bem , entre o "permadeath" e o " sandbox", acho que a segunda opção é a mais sensata, mesmo que não seja a melhor - há controvérsias.
"...nem que seja pelo prazer do modo coop". A patroa lê o Retina, Aquino?Ehehehehehehehe!

LocoRoco disse...

Life 2013 é um bom jogo, mas tem muitos bugs. O moderador tem fazer um patch para melhorar, mas de resto é muito bom.

Santo Virus disse...

Tem que avisar o pessoal que logo logo virá o Life 2014, prometendo muitas melhorias

Gledson A. disse...

"[...]Houve um boato de que os servidores seriam desligados no final de 2012, mas Life 2013 chegou para acalmar a base de usuários."

Hahahahahahah!


Eu juro que quase fui na internet pesquisar sobre o jogo. Já estava pensando: Estranho o Aquino não ter colocado imagem nenhuma do jogo mesmo falando dos gráficos...

=P

Eder R. M. disse...

Uau, eu não nunca havia ouvido falar desse jogo. Um jogo com 7 milhões de jogadores. Subitamente, me sinto um tanto ignorante. :P

Pelo texto, parece ser interessante, mas soa um pouco pesado demais no quesito grinding pra mim, e o negócio de permadeath me faz sair correndo gritando em desespero de qualquer jogo.

Michael Andrade disse...

HAHAHAAH se não fosse pelos comentários eu não teria entendido! Estava crente crente que ele estava falando do Second Life. Muito bom HAHAHA

Anônimo disse...

Tenho esquizofrenia e me assustei com isso, porque uma vez achei que eu era o CJ do GTA san andreas.

Anônimo disse...

foda que é um jogo totalmente abandonado pela produtora. A ultima vez que o ADM entrou foi a 2000 anos atrás e só ficou usando spell.

Davi disse...

"I see what you did there". Boa, Aquino!

Davi disse...

"I see what you did there". Boa, Aquino!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity