Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de novembro de 2013

Eu Salvei o Batman! Ou Não...

Joker Quando o maldito GFWL foi removido dos jogos da franquia Arkham, havia um adendo macabro, uma piada mortal e derradeira da Microsoft: a transição iria acabar com seus save games. Para quem estava no meio do jogo ou próximo de concluir aquele último desafio do Charada, foi uma ingrata surpresa descobrir que o Steam havia feito a atualização automaticamente e que todo o seu progresso estava preso para sempre nos porões do Games For Windows Live. Mas havia relatos de uma saída...

Segui um destes tutoriais sobre como recuperar os arquivos, mesmo já tendo concluído minhas jornadas em Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham City. Pelo desafio. Envolvia o uso de um editor hexadecimal e passos milimétricos. O experimento não apenas deu errado, como provocava o fechamento abrupto do Arkham City GOTY antes mesmo de carregar o menu. Meus saves pareciam corrompidos demais agora. Apaguei os saves, não adiantou. Reinstalei saves antigos, através de um backup que tinha no Gamesave Manager. Necas. Apaguei o perfil do jogo. Nada. Verifiquei a integridade dos arquivos. Não serviu de nenhuma ajuda. Desinstalei e reinstalei. O erro persistia:

---------------------------
Message
---------------------------
Fatal error!

QA_APPROVED_BUILD_JANUARY_2011 424000 11-04-2012 15:05.24 (Wwise: 2011.1.0 #3886) Game

Address = 0xe12b74   (filename not found)

---------------------------
OK  
---------------------------

Alternativas? Desinstalar o Steam. Reinstalar o Windows? Essas ideias radicais passaram por minha cabeça. Nada disso iria funcionar e eu ainda não sabia... Batman estava quebrado.

batman "Cadê meu save, Microsoft?!"

Graças a este tutorial em específico, o Cavaleiro das Trevas se reergueu. Pallando, o usuário responsável, criou uma ferramenta gratuita que localiza seus saves antigos e cria uma cópia modificada, que você irá manualmente reinserir na pasta do jogo, sem que você precise contemplar o horror de um editor Hex. 

Este paladino dos jogadores de PC ainda explica que o Steam pode tentar restaurar da nuvem seu save antigo, não-modificado, e isto iria provocar o ressurgimento do erro. Dito e feito. Ao abrir o jogo, o Steam percebe a incompatibilidade entre o arquivo local, corrigido, e o save antigo, com a identificação do GFWL, armazenado na nuvem. E pergunta o que deve fazer. A resposta óbvia é usar a versão local. Funcionou. Batman: Arkham City abriu normalmente e meu progresso estava lá.

Eu pergunto: custava muito para as empresas envolvidas usarem o mesmo procedimento? Se um programador não-remunerado conseguiu consertar o problema, o que dizer dos criadores dos jogos e dos responsáveis pelas duas lojas digitais?

A Piada Mortal

Vale dizer que, em minha ânsia de fazer o jogo voltar a funcionar, havia cometido três equívocos fatais. Primeiro, apaguei meu save original com a história do jogo terminada. Perceba que, sem que eu soubesse, o Steam (e o GFWL, presumo) tinham cópias deste save armazenadas em seus servidores. Segundo erro: resgatei um save antigo do Gamesave Manager. Foi esta versão no meio da história que a ferramenta do Pallando corrigiu. O derradeiro erro foi dizer para o Steam que deveria usar este save local e substituir a cópia que tinha na sua nuvem.

Em suma, meu save voltou. Porém, minha conclusão da história, se perdeu para sempre. E o culpado desta vez sou eu.

Ouvindo: Depeche Mode - Jezebel

5 comentários:

Fagner "Stigmata" Pelicioni disse...

LOUVADO SEJA a internet! heheheh, funcionou aqui 100%, todos os meus saves do Batman AC voltaram, inclusive os saves de um antigo profile do GFWL que havia perdido anteriormente. Obrigado aos envolvidos, renovaram as minhas chances de terminar o game!

Os saves do meu GTA IV e Episodes From Liberty City eu descobri que não perdi, pois algmas semanas antes do GFWL ser extinto, eu estava fazendo umas modificações no meu jogo e resolvi desativar o GFWL e jogar offline. Assim meu saves iam para uma pasta local do meu PC, e o Steam Cloud conseguiu localiza-los. Pura sorte... Mas não tive a mesma com DiRT 3.

Shadow Geisel disse...

enquanto isso, num reino muito distante, eu ainda tento reunir coragem para continuar as minhas aventuras no segundo (e não tão amado por mim) capítulo da série Arkham.

Vilas Boas disse...

Todo aquele que gosta de jogos, nem digo gamer, sabe a dor no coração que é ter um save corrompido, perdido e tal, mas ainda assim acredito que esse infortúnio com os saves é válido perante ao aniquilamento dessa porcaria que é/era GFWL!

Já foi tarde!

Fagner "Stigmata" Pelicioni disse...

Shadow, estou contigo.
Também não to amando o Batman AC... Pra mim o primeiro é infinitamente melhor.

Hawk disse...

Vou testar aqui, vai que consigo recuperar minhas 60+horas do Fallout 3 que eu perdi quando meu HDD foi para as profundezas do espaço.

Valeu pela dica Aquino.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity