Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
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4 de outubro de 2013

A Ilha dos PCs Mortos-Vivos

Vou contar um segredo: curti o primeiro Dead Island mais do que deveria. Em minha proposta de ano temático para 2013, este seria o ano em que jogaria somente continuações de títulos que já experimentei. Com algumas exceções, foi o que fiz. E secretamente já sabia como iria terminar o ano: voltando para o pesadelo morto-vivo tropical com Sam B.

dead-island-riptide-7

Imaginei que só conseguiria a façanha no final do ano porque o Dead Island: Riptide foi lançado em abril e seria mais ou menos o tempo que o jogo levaria para ter seu preço reduzido para um valor compatível com meu orçamento. Estava me preparando para pagar até mesmo R$35 se o preço não caísse tanto quanto eu esperava. Então, quis o destino que o jogo já aparecesse por R$22 no Steam durante um Free Weekend. Para quem já estava aguardando uma redução por meses a fio e estava pensando em qual título jogar durante o Outubro do Horror, era um presente caído dos Céus (ou ascendido do Inferno, o que seria mais apropriado). Para completar minha sorte, o camarada @fsp4ever conseguia um preço ainda melhor em sua #Lojinha: impressionantes R$15 por uma licença autêntica e legal do jogo.

Não pensei duas vezes. Dead Island: Riptide era meu, passando na frente de outros jogos de horror candidatos do mês.

E fui da mais pura felicidade ao fundo de uma cova pútrida de rancor e decepção.

Bugs of the Dead

Para quem não se lembra, tive problemas com a engine Chrome 5 no primeiro Dead Island. A performance era sofrível por conta de efeitos gráficos que não me interessavam: desfoque de movimento, bloom excessivo, FOV e outros badulaques. Graças ao Dead Island Helper, pude ter uma experiência suave com o jogo.

Uma vez que cachorro mordido de zumbi tem medo até de... bem, cachorro mordido de zumbi não tem medo de mais nada depois, muito pelo contrário, então a piada não vai funcionar. O importante é que antes mesmo de rodar Riptide, eu corri atrás para ver se havia uma versão específica do Helper para o novo jogo. E não é que havia mesmo? Dead Island Riptide Helper foi criado pelo mesmo cara da primeira versão, pelo mesmo preço: de graça.

diriphelperEu devia ter desconfiado ali de que algo estava diferente. Por que uma nova versão do Helper se Riptide teoricamente usa a mesma engine do primeiro jogo?

Para o Helper funcionar, você tem que colocar o jogo para rodar pelo menos uma vez, para que o próprio jogo crie seus arquivos de configuração. Na tela de Menu, meu mouse se arrastava como um morto-vivo sem pernas no asfalto quente. Assustador, no sentido errado da palavra. Ajustei alguns parâmetros no Options, reduzi a resolução. O mouse continuava sofrendo. Pensei em abatê-lo a tiros para aliviar o seu sofrimento.

Ativei o Helper e removi todos os efeitos que não me interessavam, procurando atingir a melhor performance possível. De volta ao jogo, a tela de Menu estava suportável. Não ideal, mas suportável. "Dane-se, quero ver o jogo rodando", pensei. Disparei o Start, importei meu personagem do primeiro jogo ("It's me, Sam B!") e assisti às cutscenes rodando com perfeição. É irritante que o jogo não coloque legendas nos vídeos, apenas durante a jogabilidade, mas ainda assim deu para entender que a suposta esperança da conclusão anterior não durou nada. Na verdade, o jogo tem bastante introdução se comparado com seu predecessor, mas é o que acontece quando você já tem um passado grande.

O barco afundou mesmo quando eu controlei Sam B. O mouse não se arrastava mais, tinha uma resposta bastante satisfatória até. Ao contrário do que passei em Warframe ou Aliens: Colonial Marines. Mas meu rapper truculento se move com a velocidade de um bebê engatinhando. Teria Batman: Arkham City me deixado mal-acostumado com movimentos fluidos? As texturas do jogo parecem ter uma outra textura por cima, fazendo um trançado. O antialising poderia ser melhor também. Estava pagando um preço caro por performance.

Dead Island Riptide

Percebo que o personagem está mais falante. O que não é uma má ideia. Eu me assustava quando ele falava durante as cutscenes do jogo anterior, porque esquecia que ele não era mudo. Todos os controles ainda estão lá e eu me situo rapidamente sobre o que fazer, ainda que ele ande tão devagar. No meu primeiro desafio, há um incêndio no compartimento de máquinas. Eu ouço falar do incêndio, eu escuto os alarmes, mas não vejo o fogo. Até tentar atravessar uma passarela e sofrer dano do nada. Sam B grita, a barra de vida diminui e eu não entendo o motivo. Dois segundos depois, me dou conta de que a engine não está renderizando as chamas! O que foi que eu fiz?!

Sai do jogo, ajusto algumas configurações no Helper e volto. O framerate caiu, o SSAO que eu ativei deixou tudo com um clima de sonho. Saio de novo, devolvo tudo como estava. Engulo que vou ter que ficar sem chamas. Não deve ter muitas chamas em um jogo destes, certo?

Desativado o fogo, desta vez dentro do contexto da história, passo pela passarela e lá estão eles: zumbis! Sam B diz exatamente o que eu imagino que ele diria: "I'm tired of this shit!" ("estou de saco cheio desta m***!").

Felizmente, o rapper não é o único aqui se movimentando em câmera lenta. A batalha se parece com uma daquelas sequências em bullet time de Killing Floor. Exceto pela ausência de sangue. O único feedback de que estou acertando a criatura é a redução da sua barra de vida. Não há mutilação, sangue, nada. Como tudo está em velocidade reduzida, o tranco é estranho e o monstro cai no chão de forma estranha. Outros dois zumbis aparecem e o balé se repete.

Nem uma gota de sangue.

Dead Island Riptide 02

A maldita engine também não está renderizando fluidos. Em um título cujos dois carros-chefes são zumbis sangrentos e inundações.

E o Steam insiste em dizer que eu joguei 27 horas de Riptide!

Como um PC que rodou o primeiro título (com ajuda) não consegue rodar o segundo (com ajuda)? Nos fóruns do Steam, um tsunami de reclamações, incluindo várias de pessoas com configurações muito superiores à minha. Todos sucumbiram à contaminação e se arrastam inúteis tentando encontrar uma saída para Riptide. Não há. Apenas a sorte separa os que são afetados dos que não são afetados. Um usuário parece ter encontrado a solução perfeita, entretanto:

riptide-solution

Sigo seu conselho e parto para outro pesadelo zumbi... (continua)

Ouvindo: Ice T - Lethal Weapon

4 comentários:

Nulagem disse...

"Clima de sonho" foi a melhor. Hahaha.

Ed RM disse...

Hah. Jogos desesperadores requerem medidas desesperadas, pode-se dizer :D

Marcos disse...

curiosamente, deu para dispensar a descarada falta de mudança gráfica no Saints Row 4

Vilas Boas disse...

Sempre achei curioso os diversos erros, bugs afins que assolam o universo dos jogos, pq eu sempre sofri pouco com esses "probleminhas"

E a minha vida foi boa jogando ambos Dead Island, se bem que gostei muito mais do primeiro e ainda jogo de vez em quando (em co-op, pq sozinho é enfadonho demais!)

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Blog criado e mantido por C. Aquino

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