Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de setembro de 2013

Dança com Dinossauros

Em 2009, escrevi sobre as artes conceituais de Turok e o assunto serviu de gancho para eu falar sobre a franquia inteira, incluindo sua origem nos quadrinhos. Turok, o reboot criado pela Propaganda Games em uma série caracterizada justamente por uma sucessão de reboots, segue sendo como o último suspiro do índio guerreiro matador de dinossauros, para o bem ou para o mal. Já se vão cinco anos desde que o personagem apareceu nas telas dos jogos. Cinco longos anos.

Como se fosse para colocar sal na ferida, agora emergiram na internet as artes conceituais de Turok 2, o finado projeto de continuação nas mãos da mesma Propaganda Games:

Turok 2 06 Turok 2 Turok 2 02 Turok 2 03 Turok 2 04 Turok 2 05

Turok Infelizmente, a Propaganda Games teve vida curta, muito curta. Formada por ex-integrantes da EA Canadá, seus fundadores saíram dos braços tentaculares de um gigante para cair nos braços tentaculares da gigantesca Disney Interactive Studios. Neste momento, a licença de Turok ganhou uma nova vida depois de ter afundado junto com a falência da Acclaim. Mal sabia a Propaganda Games que a maldição indígena tinha várias formas.

Após o lançamento do novo jogo, que chegou a vender mais de um milhão de cópias, a equipe começou imediatamente a trabalhar na continuação. Em Turok 2, o protagonista retornaria ao misterioso planeta em processo em terraformação e entraria em choque com dinossauros, mercenários, bizarros tigres de dentes de sabre e até Orks!

Mas um milhão de cópias não significavam nada nas planilhas do gigante e a Disney tinha outros planos para seus funcionários. Um deles era um um jogo inspirado na franquia da vez da Disney, Piratas do Caribe. O outro estava relacionado com o produto transmídia que a empresa tinha no forno: Tron: Evolution. Turok 2 foi colocado na geladeira e depois cancelado.

O jogo dos piratas era ambicioso, talvez um projeto grande demais para uma desenvolvedora recém-formada. Alguém na Disney decidiu que era muita areia para o caminhão da Propaganda Games e resolveu demitir mais de 100 profissionais. O que sobrou da desenvolvedora foi remanejado para concluir o jogo baseado em Tron: Evolution, cuja equipe também tinha sofrido demissões. Tron: Evolution não foi bem-sucedido no mercado e, no ano seguinte, a Disney Interactive fecharia diversos estúdios, incluindo a Propaganda Games.

Enquanto isso, Turok segue trancado em um grande galpão deserto nos fundos da Disneyland, cercado de franquias mortas, aguardando a hora certa de renascer e dizer: "I AM TUROK".

Ouvindo: KMFDM - I Am What I Am [The One and Only Mix]

4 comentários:

Marcos disse...

Infelizmente Turok acabou criando muitos descendentes ruins. depois do Turok 2 Seed of Evils, as outras sequência não tinham aquele brilho anterior. Foi-se o tempo em que relacionar quebra-cabeça com FPS fazia sucesso, Salvo Portal, onde você não dá nenhum tiro

Eder R. M. disse...

Verdade Marcos, saudade desses jogos que tinham ação E puzzles que não se reduziam apenas à "encontre a chave".

Em relação à Disney, eu tô de mal com ela, já que ela também fechou o estúdio Junction Point, criado pelo Warren Spector, que, apesar de ter, na minha opinião, emitido algumas opiniões equivocadas ao longo dos anos em algumas entrevistas, ainda é um ídolo para mim, por ser o diretor de projeto do fabuloso-além do-que-as-palavras-podem-descrever Deus Ex (o primeirão, o inesquecível, o clássico :-) ).

Nelson Rosa Junior disse...

Ainda sou muito fã da trilogia do N64, mesmo o terceiro sendo o piorzinho, ainda não perdeu o poder de ambientar muito bem as situações. Até o multiplayer Rage Wars tem suas qualidades A mitologia destes era muito rica e as HQs que lia só serviam pra aumentar o amor pela história do jogo. E a trilha sonora, aahh, eu escuto até hoje. Esse conceito novo eu achei genérico demais, não entendi a jogada. Será que é muita responsa continuar a história do original?

Marcos disse...

Talvez Turok seja uma metáfora das mudanças dos FPS. Cada jogo conta de uma descendente na linhagem do Turok, então infere-se o envelhecimento ruim desta série tentando se adaptar aos fps dessa geração.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity