Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

21 de setembro de 2013

A Maior Sala de Aula do Planeta

O Professor Jay Clayton da Vanderbilt University está diante de seus alunos agora. Seu campo de atuação é a literatura, seu objeto de estudo é a obra de J.R.R. Tolkien. Sua turma no momento tem um quórum de 40 mil alunos. De todos os cantos do mundo. A cidade com mais participantes em seu curso é São Paulo.

Mas que sala é esta que comporta 40 mil estudantes? O púlpito onde Clayton ministra suas aulas são 18 servidores diferentes rodando Lord of the Rings Online.

Gandalf

O curso gratuito Online Games: Literature, New Media, and Narrative começou no dia 9 de Setembro, mas qualquer um ainda pode se juntar e acompanhar as lições arquivadas. Clayton está analisando a obra do fundador da moderna literatura de fantasia e como ela foi transposta para outras mídias, particularmente cinema e MMO.

Hobbit O professor de literatura já tem dois personagens no nível máximo do jogo e vários de baixo nível espalhados por todos os servidores possíveis para se comunicar com seus alunos. Nos últimos meses, ele não tem feito outra coisa, além de jogar e preparar suas aulas. As filmagens começaram em tempo integral em Maio.

Mas sua paixão por MMORPGs começou no extinto Star War Galaxies, passou por Dark Age of Camelot, World of Warcraft e encontrou seu lar definitivo na adaptação online de Tolkien. E sua combinação de jogos eletrônicos com aulas tem uma origem ainda mais remota, quando introduziu Myst para seus alunos da faculdade.

Em entrevista para o PA Report, ele explica sobre "remediação", a base da primeira aula do seu popular curso:

"É um conceito interessante porque faz com que você pare de pensar se um filme ou jogo é fiel ao material original. Ele faz com que você pare de pensar sobre o conteúdo, para fazer com que você foque nas transformações que acontecem por causa do meio em si. Então, nós nos focamos nos limites que são estabelecidos por cada uma destas três mídias".

Jogar Lord of the Rings Online não é obrigatório para a conclusão do curso, uma vez que existem lições pré-gravadas. Mas, sendo um jogo gratuito, o acesso não é uma barreira para os participantes. "Eu não estou preocupado com as pessoas dominando uma técnica ou saindo com um conjunto específico de conhecimentos", revela Clayton, "eu estou ansioso para que qualquer um aprenda o que desejar. É uma aula sobre aperfeiçoamento. As pessoas assistem às aulas voluntariamente para pensar melhor e refletir melhor".

E agora, Ministra?

Ouvindo: Tactical Sekt - Chosen One

4 comentários:

Gledson A. disse...

*Palmas lentas*

Sem mais.

Shadow Geisel disse...

legal. se abrir um curso de customização de habilidades no diablo 3 me avise. são tantas opções que eu tô tonto. rsrsrs

Ed R M disse...

Que bacana. E que maturidade intelectual pra unir um curso sobre jogos e um jogo em si!!! Fascinante.

Isaac Moreira disse...

Tinha dado uma "passada" pelo curso quando olhei o coursera. Quando eu tiver um tempo e um pc decente eu vou com certeza fazer essa aula ^^

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning