Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de agosto de 2013

A Bossa dos Chiptunes

Não lembro quando foi a primeira vez em que ouvi falar no termo chiptune. Mas era alguma coisa exótica. Uma banda de um país pequeno da Europa estava fazendo música usando Gameboys ou algo parecido. Era uma proposta louca e o que eu ouvi na época me agradou. Com o tempo, mais aparições deste fenômeno passaram a pipocar aqui e ali. Machinae Supremacy é favorito da casa, embora adicione bastante metal à fórmula. O Groupees, que ocasionalmente lança um pacote indie de jogos, sempre inclui um ou mais álbuns de bandas do gênero no pacote e posso dizer que a cena é boa. Pacotes só com trilhas sonoras ou bandas de chiptunes estão começando a aparecer.

Chiptune

Mas o que é este tal de chiptunes? A descrição da Wikipédia é tão abrangente que começa em 1951, quando computadores titânicos foram usados para executar música eletrônica em público, passa pelos pioneiros do Yellow Magic Orchestra e mistura Beck, Kesha e Timbaland.

Essencialmente, é a música sintetizada por chips (daí o nome) específicos para criação de som em máquinas antigas. A sua Soundblaster não conta, o chip precisa ser retrô para ter aquela pegada saudosista. Não por acaso, o estilo também é chamado de 8-bit music e está para o som como os gráficos pixelizados estão para o visual. Também vale se o chip for emulado por máquinas modernas, então não é necessário tirar a poeira do seu velho Commodore ou abrir as entranhas de um NES para entrar na onda dos chiptunes.

Ainda que uma batida, segmento ou brincadeira já tenham aparecido nas músicas de astros do pop e tenham influenciado um pouco a cena dançante, existem bandas que se dedicam integralmente a produzir este tipo de som, um chiptunes de raiz, sem pretensões comerciais ou oba-oba. E, ironicamente, muitas bandas de chiptunes estão gravando trilhas sonoras para jogos, devolvendo para a indústria o amor recebido.

10 Bandas de Chiptunes Selecionadas a Dedo

Esbarrei por acaso em uma lista de 10 bandas que seguem o gênero, compilada por uma certa Tina Sieber. Não conhecia o trabalho de nenhum destes grupos. Na verdade, nem imaginava que pudesse existir outras 10 bandas dentro do estilo fora daquela que o Groupees está sempre promovendo...

O principal atrativo desta lista é que todos os grupos disponibilizaram seu material mais ou menos gratuitamente no Bandcamp. Alguns pedem uma doação de qualquer valor e esse qualquer valor pode ser zero... Enfim, se curtir o trabalho dos caras, volte e pague alguns dólares:

Aivi & Surasshu – The Black Box

Download do Bandcamp.


PROTODOME – BLUESCREEN

Download do Bandcamp.


Disasterpeace – Arcade

Download do Bandcamp.


All Levels at Once – Tessellate Remixes

Download do Bandcamp.


Alex Mauer – Rain-Slick 3 OST

Download do Bandcamp.


Kubbi – 2012 Singles

Download do Bandcamp.


Phlogiston – Warlock Bentspine

Download do Bandcamp.


Ian Campbell – Bleed OST

Download do Bandcamp.


Grant Kirkhope – Banjo-Kazooie

Download do Bandcamp.


Viking Guitar Productions – Danse Macabre

Download do Bandcamp

Chiptune - Tour Modinha das pistas de dança? Delírios de uma turma de hipsters com saudades de uma época que já se foi? Mais uma prova da influência dos jogos eletrônicos na cultura humana, ainda que se tente tampar o Sol com a peneira? Uma vez que orquestras sinfônicas estão sendo utilizadas para reproduzir música de jogos para grandes plateias, grupos independentes que se voltam para a forma de gerar sons em jogos antigos para reformular a música para pequenos públicos se encaixam muito bem na última hipótese. Afinal, de acordo com a Wikipédia, já são mais de 60 anos de chiptunes...

Ouvindo: Sonic Youth - Kat 'n' Hat

3 comentários:

Gledson A. disse...

Poxa, nada da Chipzel?! A garota é muito talentosa nesse estilo de música. Não é a toa que ela produziu a trilha sonora para Super Hexagon.

Para os curiosos, a música Focus do OST de Super Hexagon: https://www.youtube.com/watch?v=eN9nboHWSqQ

Gledson A. disse...

Disfarça, acabei de perceber que a lista é composta por 8-bit "puro". Nada de remix.

=/

Lucs disse...

Perdi um tempo escutando a trilha do Banjo-Kazooie,haha.

Vou recomendar também:
ZUN fez trilhas maravilhosas para seus jogos Doujin,a série Touhou.

vou passar o link de algumas:

http://youtu.be/zdnIdRPJtpo (essa trilha é do jogo 7,que é um shoot'em up bullet hell)
http://www.youtube.com/watch?v=SyC5eWJhCr8 (essa é do jogo 6, Embodiment of Scarlet Devil)
http://youtu.be/_H8mULP0XDc (esse é do 10)

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity