Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de julho de 2013

Top 20 Músicas de Jogos - Lado A e Lado B

Resisti o quanto pude, mas existe uma regra secreta para blogs de jogos que diz que todos eles tem que publicar sua própria lista de músicas de jogos favoritas. Eu tentei escapar desta sina, com uma lista de Top 10 Compositores, mas os Deuses das Regras de Blogs não ficaram satisfeitos.

Para não cair na obviedade, farei duas listas diferentes, Lado A e Lado B. Seria insano tentar colocá-las em qualquer ordem de preferência, então, ignorem a numeração. E me concentrarei em títulos para PC, que é o foco do Retina Desgastada.

(Houve uma época em que música era distribuída dentro de artefatos físicos que podiam ter a forma de discos ou fitas. E as músicas eram diferentes, dependendo do lado em que o artefato era posicionado! Eu sei que isso parece difícil de acreditar nos dias de hoje, mas eu juro que era verdade. Normalmente, as músicas mais conhecidas eram colocadas de um lado, chamado de Lado A, e as músicas menos conhecidas eram colocadas no outro lado, o Lado B.)

Lado A

Estas são músicas que você provavelmente já ouviu, de títulos consagrados, e que figuram facilmente na lista de quase todo mundo:

  1. Final Fantasy VII - One Winged Angel
  2. Portal - Still Alive
  3. Duke Nukem Forever - E3 2001 Main Theme
  4. The Elder Scrolls V: Skyrim - Main Theme
  5. Halo - Main Theme
  6. Metal Gear Solid 2 - Main Theme
  7. Baldur's Gate 2 - Throne of Bhaal Main Theme
  8. Legacy of Kain: Soul Reaver 2 - Theme Ariels Lament
  9. Silent Hill 2 - Theme of Laura
  10. Silent Hill 2 - True

Sim, tem duas músicas de Silent Hill 2 na lista e foi preciso muito auto-controle para a lista não ser toda de músicas da franquia.

A lista completa do Lado A tem 37 minutos e pode ser ouvida em sequência aqui.

Lado B

Estas são músicas que você provavelmente não ouviu e que raramente entram em lista de melhores. Algumas são de jogos obscuros, esquecidos por todos, ou mesmo de títulos que nem valem o esforço.

Eu ainda tenho que comentar sobre Anachronox por aqui? A música consegue começar suave e subir de tom até atingir níveis épicos, da mesma forma que o jogo evolui.

 

Tunnel B1 foi uma das primeiras trilhas criadas pelo mestre Chris Huelsbeck, hoje muito mais conhecido por seu trabalho à frente do Video Games Live. Esta faixa é uma remixagem de trechos da trilha original, com samples do jogo e uma batida eletrônica por cima de tudo. A música foi lançada na trilha oficial, como extra. Infelizmente, meu tempo passado com Tunnel B1 se resumiu a míseros dez minutos de lutas infrutíferas com os controles. Não faço a menor ideia de como a trilha completa foi parar no meu acervo.

 

Outro remix, desta vez da famosa Marcha Imperial de Guerra nas Estrelas. A versão fez parte da trilha sonora do infame Star Wars: Force Commander, uma das muitas tentativas da Lucas Arts de fazer um título de estratégia. Dizem que o resultado é execrável, mas o remix acima foi minha versão favorita da música clássica por muito tempo, até eu recuperar meu juízo e voltar a preferir o original. A faixa foi oferecida de graça no já extinto site oficial do jogo.

 

Mesclando uma língua estranha e ritmos quase tribais, esta música era diferente de tudo o que eu ouvia na época. Mas de onde vinha? De um jogo de RPG desenvolvido nas Filipinas, chamado Anito: Defend a Land Enraged. Mais exótico, impossível. Infelizmente, nunca tive a chance de testar o jogo e o resto da trilha sonora segue os mesmos clichês de fantasia medieval já vistos tantas vezes. A desenvolvedora continua na ativa, mas agora trabalha apenas com o mercado casual.

 

Um jogo maluco como The Neverhood precisa de uma trilha sonora à altura e Terry Scott Taylor entrega. Segundo consta, foi o primeiro jogo feito inteiramente com massinha. Gastaram toneladas para fazer todas as animações. Infelizmente, nunca terminei. Na semana passada, tentei fazê-lo rodar no Windows XP de diferentes formas, sem sucesso. Para nossa sorte, a equipe de produção e o próprio Taylor estão todos de volta para seu sucessor espiritual, Armikrog.

 

Em Stubbs the Zombie in Rebel Without a Pulse, os desenvolvedores tiveram uma ideia de gênio: reunir um time de artistas independentes para regravar clássicos dos anos 50/60 para a trilha sonora. Como um jogo de época, a trilha era ao mesmo tempo uma homenagem ao período e uma sacudida na sociedade careta, algo que o jogo já almejava ao colocar um zumbi como protagonista. O resultado final é uma trilha imperdível para um jogo que poderia ter sido bem melhor.

 

Mas em termos de "trilha sonora supimpa" x jogabilidade tosca, nada supera até hoje o execrado Driv3r. Misturando nomes como Iggy Pop, The Raveonettes e outros nomes da cena indie com falas do próprio jogo, a trilha ofereceu meu primeiro contato com Hope of the States, banda melancólica da qual virei fã logo depois. Em contrapartida, o terceiro título da franquia Driver foi massacrado pela crítica.

 

Toda a trilha sonora de Arcanum: Of Steamworks & Magicka Obscura foi composta para um quarteto de cordas, evitando a grandiloqüência épica que títulos de fantasia costumam ter. O resultado é suave com pitadas de contemplação. A trilha sonora nunca foi lançada em forma física e foi liberada para download oficialmente. O jogo é complexo e o excesso de bugs em seu lançamento fez com que eu nunca me aprofundasse na aventura.

 

Escondida pela genialidade instrumental de Akira Yamaoka está a voz rara de Mary Elizabeth McGlynn. Ainda que o primeiro seja sempre lembrado pelas trilhas de Silent Hill, a segunda emprestou seu talento em algumas faixas cantadas da série. O resultado é um pop rasgado e doído que seria top 10 em uma realidade alternativa mais sombria. O fato da música acima ter referências ao Theme of Laura não tem qualquer influência em sua presença na lista do Lado B.

 

Este estranho videoclipe é o vídeo de encerramento do jogo MDK! Não há muito o que eu possa dizer que já não tenha sido escrito aqui, por Henrique Sampaio. Exceto que eu também fiquei de queixo caído quando o jogo terminou e, no lugar do tradicional epílogo, fui brindado com uma música estranha de uma banda francesa...

A lista completa do Lado B tem 41 minutos e pode ser ouvida em sequência aqui.

Ouvindo: Silent Hill Downpour - Downpour Intro

19 comentários:

Dori Prata disse...

Belas listas e concordo contigo, o trabalho do Yamaoka é sensacional, especialmente o Theme of Laura, pra mim a melhor música de toda a franquia.

Fagner P. disse...

Então essa lista nada tem a ver se você gosta ou não dos jogos, ou simplesmente ja jogou ou não os jogos?

Fagner P. disse...

Enfim, também gostei das listas, mas pra mim entraria facilmente no lado A, o Main Theme de Fable: The Lost Chapters. E toda a OST de Battlefield Vietnam (que seria impossivel escolher só uma, ja que todas elas são maravilhosas).

Fagner P. disse...

Lembrando que a OST que comentei anteriormente do Battlefield Vietnam não é canção original, é OST, músicas ja existentes inseridas no jogo, não sei se encaixa na categoria. Pegando embalo, esqueci de mencionar também a trilha sonora de Age of Empires...

C. Aquino disse...

Fagner, ter gostado ou mesmo ter jogado o jogo não foi critério para a elaboração da lista!

Eu tenho a trilha de Fable, mas não me lembro desta... acho que vou ter que ouvir de novo. E Battlefield Vietnam é covardia! É só música licenciada da época, não é? Neste quesito, eu colocaria todos os Tony Hawk, melhores coletâneas de punk rock da História!

C. Aquino disse...

Dori, foi triste quando o Yamaoka saiu de Silent Hill. As trilhas da série nunca mais foram as mesmas. E nem ele, já que ouvi a trilha do Shadow of the Damned e não me impressionou...

Marcos A. S. Almeida disse...

Você achou o fim de MDK bizarro?Eu levei um susto!Achei que tinha dado algum erro no jogo e procurei saber como era o final de verdade!Não precisa dizer que não achei...

Aquino, desculpe a arrogância "a lá Spider", mas você não incluir na lista músicas como esta http://www.youtube.com/watch?v=8TjXac1eXf0 de Super Metroid ou esta http://www.youtube.com/watch?v=HZ7ManW9Tm0 de Shadow of Colossus eu entendo, talvez não tenha jogado ,mas essa http://www.youtube.com/watch?v=YWOBaUxCXx0 de Mass Effect 2 e essa http://www.youtube.com/watch?v=oK1v23Ztj0g de Killing Floor sinceramente não entendo.Ou não entendo mesmo.

Lucs disse...

Eu sei que uma possível lista minha (do lado A) teria coincidências com essa daí, isso é,se me segurasse pra não botar só Donkey Kong Country :P
Só que dessa lista do lado B acredito não conhecer nada.

talvez numa lista minha eu teria que arranjar espaço pra Jazz Jackrabbit, Castlevania, Megaman e God of War.

E do Hotline Miami,alguém sabe dizer se dá pra considerar OST?

Marcos A. S. Almeida disse...

Exatamente Lucs, por ser recente a do Hotline Miami foi a primeira á vir na mente , mas acredito que não tenham sido feitas apenas para o jogo. A faixa "Hydrogen" => https://www.youtube.com/watch?v=qPjjUkpT3GE faria parte da minha lista facilmente.Aliás , já está no meu tocador de MP3 juntinho com a trilha de "Drive"(Filme), que também recomendo. A do God of War é maravilhosamente bem orquestrada ,e melhor do que muitas já citadas por mim, mas não me cativou á ponto de ter o "privilégio" de entrar no MP3, ehehehehe!

Gledson A. disse...

Quando achei a música Mr. Sandman na OST do Stubbs The Zombie ele recebeu, automaticamente, meu perdão por ser tão "chato". Músicas maravilhosas.

=)

E, Marcos, é meio que apelação colocar as trilhas de Hotline Miami. Vence fácil, fácil. Hydrogen e Crystals, do M.O.O.N., são perfeitas, retratando aquela essência psicodélica que o jogo passa. Me senti na obrigação de comprar o conjunto (jogo e trilha sonora) tanto de Hotline Miami e To The Moon.

Gledson A. disse...

A música tema de Skyrim ainda me dá arrepios, só de ouvir. u_u

Para os fãs de Skyrim, esse vídeo é obrigatório:

http://www.youtube.com/watch?v=4z9TdDCWN7g


Este é um cover de um dos cantos dos bardos sobre o Dragonborn no jogo que, na minha opnião, ficou melhor do que os bardos cantando.

C. Aquino disse...

Marcos e demais, eu deixei de lado jogos que não saíram para PC, então nada de Shadow of the Colossus, God of War ou Super Metroid.

Marcos, realmente a música do ME2 caía bem no Lado A e a do Killing Floor no Lado B. Quem sabe eu não faço outra lista no futuro? Essas coisas nunca saem completas...

Lembrando também que esta é uma lista de músicas, não de trilhas. Tem trilhas fantásticas por aí, mas que não tem exatamente uma música só que se destaca e são memoráveis pelo conjunto.

Gledson, não conhecia essa versão do canto dos bardos! Ficou muito boa! Já salvei aqui em MP3...

Eder RM disse...

"Ariel's Lament" é sensacional. Assim como as músicas de Anox e do fim do MDK 1.

Senti falta de alguma coisa da trilha do "Outcast" (não, não é uma desculpa para mencionar o jogo de novo :P ), composta por Lennie Moore, que, pra mim, é sensacional. "Oriental Spirit" eu recomendo.

Ah, e tem os temas principais de Myst 3 e 4, compostos por Jack Wall, que estão entre as mais fascinantes músicas de todos os tempos, sejam eles o tempo passado, o presente ou o futuro. Sim, são duas canções formidáveis mesmo.

Ah nº 2, e tem ainda a trilha do RPG "Vampire Masquerade Bloodlines", que é beeem bacana. Que aliás, se você não jogou ainda Aquino, deveria jogar. Assim como o "Outcast" ;) .

Shadow Geisel disse...

desde que comecei meu blog eu tenho o rascunho de um post sobre minhas faixas preferidas dos jogos. da sua lista lado A, a única faixa que temos em comum é One Winged Angel.
Skyrim eu prefiro a faixa Dragon Slayer, a da batalha com dragões. Aliás camarada, se só entraram na sua lista games que vc jogou, pq nunca vi um post sobre Skyrim no retina?

Realmente, Shadow of the Colossus ficar de fora é um pecado, mas fazêr o quê...

Ed R M disse...

Ah nº 3, a música dos créditos finais do Dishonored é excelente tb (Honor for All).

Rebeca disse...

Nossa, eu sofro do mesmo "mal" que você. Se não exercitar o auto-controle, minhas listas sempre ficam entupidas de músicas de Silent Hill. E confesso que me surpreendi pela trilha de MGS2 figurar na sua lista. =D

Raphael AirnMusic disse...

Aquino, ainda bem que você se recuperou de achar essa versão da marcha imperial a melhor haha

Arcanum é muito legal mesmo. É um jogo que eu tenho boas memória e vontade de rejogar porque realmente é complexo e muito bom =)

Edgar Menezes disse...

Joguei muito MDK 1 na época do meu Pentium 133mhz, ao rever o vídeo do final senti nostalgia :)

marcosladarense disse...

A trilha de ICO deveria estar no lado B e é melhor que de Shadow of the Colossus.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity