Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

4 de julho de 2013

Não Tem Mais Cura!

Enquanto os brasileiros acompanhavam no último dia 30 a vitória de lavada contra a Espanha na final da Copa das Confederações, a cidade e San Francisco foi palco de sua 42ª(!) Parada do Orgulho Gay. E, se você acha que essa temática não tem nada a ver com o mundo dos jogos eletrônicos, você não estava lá, não jogou Mass Effect 3 e esteve escondido em um abrigo nuclear nos últimos anos.

Até a vilanesca EA tem uma conhecida política de abraçar a diversidade sexual e a fama de ser um excelente lugar para se trabalhar se você pertence à minoria GLST! A empresa não apenas promoveu um evento específico para este grupo em Março, como também mandou vários representantes para participar da parada de San Francisco. Já a Microsoft preferiu participar de um evento em sua cidade-sede mesmo, Seattle. Mas compareceu em grande estilo, com direito a uma réplica de um Warthog desfilando, funcionários com camisas escrito "Orgulho" e o símbolo da UNSC, além de um sujeito caracterizado como ODST:

Warthog

Enquanto isso, a Spicy Horse, de American McGee, elegeu a campeã de cosplayer de Alice. E é a drag queen Pandora Boxx!

Pandora é uma comediante relativamente conhecida nos Estados Unidos, o equivalente à nossa Rogéria (se Rogéria fosse comediante). Fã de longa data do universo gótico de Alice de McGee, ela se inscreveu no concurso promovido pela desenvolvedora e arrematou o primeiro lugar com o visual abaixo:

pandora-boxx

Nas palavras do próprio McGee, "eu fui atingido pela intensidade louca in seus olhos". Pandora foi levada para os escritórios da Spicy, em Shanghai, e já está participando da divulgação do próximo jogo da empresa, uma recriação do mundo mágico de Oz.

O jogo indie do momento, Rogue Legacy, traz a possibilidade de escolher a orientação sexual do seu personagem como uma de suas características. Uma vez que diferentes características permitem criar diferentes combinações de personagens e poderes dentro do jogo, um jogador ficou curioso com este tal atributo "gay" e foi tirar satisfação no Gamefaqs. Ele pergunta se ser "gay" é apenas uma característica estética no jogo, afirma ter vários personagens assim e declara que eles "parecem pessoas normais".

No que outro jogador responde: "acho que este é o ponto". Fim da discussão.

Ouvindo: Resistance 3 - Pray For Us

16 comentários:

Shadow Geisel disse...

Legal a atitude da EA. só acho que esse tipo de questão não devia ser abordada com leviandade nos jogos, visto que filmes, livros e até quadrinhos vêm tratando do assunto com muita seriedade e naturalidade.
Shadow Geisel não é homossexual, mas a pessoa real por trás do personagem sim (sem trocadilhos, please), e esse cara fica muito triste quando ESTÁ JOGANDO UM JOGO COMO SKYRIM, NO QUAL PODEMOS NOS CASAR COM UMA PESSOA DO MESMO GÊNERO, E O CARA SOME DO MAPA DEPOIS DA "CERIMÔNIA" DE CASAMENTO SEM NEM SE DESPEDIR OU DAR A MÍNIMA SATISFAÇÃO (mais um bug dos games da Bethesda ou apenas um cold shouder mesmo?).

P.S: Aquino, não entendi o título do post. Juro que pensei que era a notícia de que essa coisa toda de cura gay tinha sido deixada de lado, mesmo estranhando o teor de um possível post como esse em um blog de games.

Marcos A. S. Almeida disse...

Shadow, acho que ele tentou dizer que a abordagem sobre a homosexualidade veio pra ficar, no mundo dos jogos.Ou seja, não têm mais cura, não têm mais como deixar esse assunto de fora.Ao menos foi isso que entendi.

C. Aquino disse...

Entendeu certo, Marcos! Não tem mais como tampar o Sol com a peneira ou tentar inventar uma "cura".

E, Shadow, acho que é bug mesmo, já vi muita gente relatando que suas esposas sumiram também. É a Bethesda sendo a Bethesda...

Gledson A. disse...

Esperava uma atitude dessas de qualquer outra publisher, menos da EA.

Estão de parabéns. u_u

Gledson A. disse...

Sobre Skyrim, Shadow, isto é o menor dos problemas.

O dia em que começar a ver dragões voando ao contrário, itens fixados no seu inventário, quests que não saem do histórico, quests que não iniciam etc, etc; neste dia, pode começar a ficar preocupado.

=P

Helder disse...

Antes tarde do que nunca a introdução desses temas por parte de tais empresas. De toda forma, tenho uma solicitação a fazer, duas na verdade.
Como você agora está jogando MMORPGs, está na sua lista de análises o jogo D&D Neverwinter?
Não sei se você tem consoles, mas lhe recomendo firmemente jogar o novo lançamento do PS3 "The Last Of Us". Já até imagino que sua análise dividida em no mínimo 3 partes a la estilo Fallout kk.
É isso, nem preciso mas dizer que os textos estão ótimos porque estou sempre postando isso por ai no seu blog kk

Gustavo disse...

Oi , sou Gustavo, trabalho no EArena Games, site brasileiro voltado a cobrir tudo que acontece com referência ao mercado de jogos eletrônicos local.
Estamos fazendo a segunda edição da série de entrevistas "Blogando o Brasil dos Games", que pretende revelar os principais nomes por trás dos blogs mais divertidos do país sobre o assunto.
Estive visitando seu blog e acho que tem todo o potencial para fazer parte da série, mas não vi um endereço de contato via e-mail em lugar algum.
Se importaria de me passar o mesmo para que conversemos?
O meu email é [email protected] e do meu editor, Márcio, é [email protected].
Esperamos o retorno através dos mesmos, por gentileza!
Abraços e parabéns pelo conteúdo do blog!

Raphael AirnMusic disse...

e quando esse assunto estiver mais elaborado, vem outro por ai hehe

(parece que já rolou no mês passado, mas eu só fiquei sabendo agora)
http://www.uproxx.com/gammasquad/2013/06/your-guide-to-the-most-recent-penny-arcade-controversy/

Aquino, ótimo post como sempre, só um pequeno adendo: a sigla atual é LGBTTQ.

Raphael AirnMusic disse...

a propósito, o link que eu citei acima encontrei nessa postagem de um jogo que ajudei a custear via kickstarter. achei a discussão da questão masculina e feminina que eles propuseram muito interessante =)

http://www.roxlougames.com/guys-girls-and-massive-paper-spirit-monsters-dev-update-june-2013/

Shadow Geisel disse...

nossa, tô me sentindo uma besta quadrada. depois da explicação do Marcos faz todo o sentido. será que o bug no skyrim tb acontece se escolhermos alguém do sexo oposto ou foi uma trollagem da Bethesda? rsrsrs

Gledson A. disse...

Se serve de alguma coisa, Shadow, tente procurar a respeito no wikia destinado a saga The Elder Scrolls.

Lá eles costumam relatar os bugs mais recorrentes sobre o assunto pesquisado. Pode ser um problema com a classe escolhida ou até mesmo por causa de um cônjugue em específico. Deixarei o link embaixo para você dar uma conferida por si mesmo:

http://elderscrolls.wikia.com/wiki/Marriage

C. Aquino disse...

Helder, assim que eu conseguir me livrar do vício em DCUO, eu ainda pretendo testar Rift, Neverwinter e outros MMO gratuitos. Lamentavelmente, não tenho um PS3. The Last of Us se junta a Journey, Shadow of Colossus, Red Dead Redemption e tantos outros exclusivos que eu não posso jogar...

Gustavo, entrarei em contato nesta segunda-feira, ok?

Raphael, eu achei meio que uma tempestade em copo d'água a questão do Penny Arcade. Houve um mal-entendido e o cara lá (Tycho ou o Gabe, agora não lembro) foi teimoso e não quis dar o braço a torcer. Mas os caras tem um histórico de lutar contra preconceitos. Acho que rolou mais um patrulhamento ali do que uma falha de caráter.

Raphael AirnMusic disse...

Sim, acredito que nesse o caso o cara soh foi teimoso alem da conta, todo mundo caiu em cima e ele acabou revendo seus conceitos, isso ate fala na materia que eu listei.

Independente da situação, minha intenção era dizer que nada mais natural as discussões do mundo real refletirem nos jogos: agora temos essa, logo teremos a outra e assim por diante. estou achando excelente que o público está aberto a estas discussões e me parece até que mais cabeça aberta do que poderia se esperar.

Raphael AirnMusic disse...

Esqueci de falar pro Shadow que, o dia q eu jogar o elder scrolls (espero ser ainda esse ano), eu faço o teste do casamento com o sexo oposto e te aviso o que aconteceu.

Shadow Geisel disse...

Valeu pelo link, GLedson, mas eu já superei esse caso. eu até já tinha falado com o Balimund que em caso de divórcio os discos do Rolling Stones ficariam comigo. rsrsrsrsrs

Gledson A. disse...

Kkkkkkkkkkkk

Só você mesmo, Shadow.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity