Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

30 de julho de 2013

Massacre nas Estrelas

Novamente, EVE Online aparece aqui no Retina Desgastada, novamente com uma brutal demonstração de seu volume de jogadores e do nível de organização que eles conseguem obter. A batalha espacial que aconteceu neste Domingo envolveu a impressionante quantidade de 4070 pilotos simultaneamente em um único servidor, com um saldo maligno de 2900 espaçonaves abatidas e uma humilhante derrota de uma das mais poderosas corporações de seu universo.

A luta foi apenas mais um capítulo do longo conflito entre o CFC, uma facção dos infames Goonswarm, e a TEST Alliance. Ao contrário do que o Kotaku Brasil publicou, a maior de todas as batalhas do MMORPG não aconteceu por acidente mas foi resultado de meses de preparação das partes envolvidas. O confronto tinha hora e local marcado, transmissão ao vivo agendada pela Twitch e ainda recebeu cobertura em tempo real do The Verge, com direito a "correspondentes de guerra". Imagino o dia em que a programação da Globo será interrompida para exibir flashes de uma batalha destas...

EVE - Massacre 03 EVE - Massacre 02

Mas o que talvez não tivesse sido previsto era o resultado, a vitória esmagadora do CFC.

Prevendo sobrecarga no servidor, a desenvolvedora CCP reduziu a velocidade do jogo para 10% de sua velocidade normal. EVE, que já é um jogo complexo, se tornou um exercício de estratégia e tática quase por turnos com um décimo de sua velocidade de ação.

O CFC assumiu a ofensiva em 6VDT, um setor da galáxia espremido entre as duas forças rivais. O conflito se instaurou ao redor de uma das estações espaciais construídas pela TEST. Valia o controle daquele setor e de seus recursos naturais, como convém a todas as guerras.

Mas, após anos de hostilidade, o escopo da luta cresceu e se tornou uma disputa de honra. Segue o discurso de "BoodaBooda," CEO da Dreddit, uma das corporações que formam a TEST Alliance:

"Eu vejo em seus olhos o mesmo medo que tomaria conta do coração de outras alianças. Virá o dia novamente em que a coragem de TEST falhará, quando nós desistiremos de nossos aliados e quebraremos nossos votos e acordos. Mas este não será o dia. Uma hora de profecias e destruição quando a era de TEST vier abaixo. Mas este não será o dia. Hoje nós lutamos. Por tudo que vocês prezam em Nullsec, eu prometo a vocês, enfrentem. Pilotos da TEST!

A Goonswarm, através de seu líder "the_mittani", zombou do discurso com citações de Tolkien e afirmou categoricamente que tinha superioridade tática. Muitas naves capitais, as mais poderosas e caras, de sua frota foram mobilizadas para a operação. Este tipo de nave custa tanto dinheiro de jogo que costuma ser deixada de fora destas lutas, apesar de seu poder de destruição. Mas o CFC estava confiante na vitória. Não apenas investiu o que tinha de melhor como também mobilizou forças em volta de cada lua do sistema, para prevenir a fuga de seu inimigo.

EVE - Massacre

A intenção da TEST era fazer uma última resistência às investidas do rival, um esforço heróico para marcar a História. Mas três horas depois sua frota recebeu ordens de dispersar, o equivalente a "é cada um por si agora e salve-se quem puder". Informes indicam que, ao contrário do discurso bonito, a cúpula da TEST NÃO enviou reforços para as forças envolvidas. Os sobreviventes foram caçados e destruídos por todo o sistema. A derrota significa que a corporação deve recuar de toda a região de Fountain.

No frio vazio do espaço virtual, bravura não marca pontos.

Ouvindo: Kill Hannah - Lightning Causes Madness

8 comentários:

Jaotavio "Gyodai" disse...

Então, eu posso apontar o dedão pra falta de atenção nos comentários do post do Kotaku e citar sua pessoa como a minha fonte? Ou deixa isso pra lá e larga os caras pensando que estão sabendo de tudo?

Leonardo Farias disse...

O pior é que entre mortos e feridos a TEST ainda conseguiu restaurar um pouco da sua honra destruindo uma Titan da CFC!

História completa aqui: http://themittani.com/news/alod-third-time-charm

C. Aquino disse...

"Gyodai", o último comentário no Kotaku Brasil já aponta o equívoco, mas sinta-se à vontade para reforçar.

Michel Oliveira disse...

Cada vez que vejo essas coisas de EVE tenho mais vontade de jogar. Mas aí me lembro que o jogo é absurdamente complexo e não tenho mais tempo pra me dedicar a essas coisas.

estacado disse...

Cara, faço minhas palavras a do Michel. Toda hora que vejo um post desses me da uma gana imensa de começar a jogar EVE - mas eu lembro que trabalho, tenho namorada, tenho uma vida cheia de coisas... haha

mas é muito interessante isso.

Marcel C. Da Silva disse...

Eu sinto vontade de jogar EVE Online, mas até agora não faço ideia de como o sistema de combate funciona. Vi uns vídeos de PvP mas fiquei tão perdido quanto fiquei ao ver um vídeo de uma BG (Battleground) de nível máximo no WoW pela primeira vez.

Quando eu chegar em casa vou arriscar criar uma conta Trial e ver como funciona, mesmo sem ter lá muito tempo pra coisa.

Nelson Rosa Junior disse...

Isso me lembra que dez anos atrás participei de uma intifada contra uns caras que "cobravam pedágio" em uns sistemas num server famoso no Freelancer da Microsoft... nada tão grande assim como no Eve, mas foi muito extremamente divertido

Edgar Menezes disse...

Eu já tentei jogar a versão de trial de 15 dias se não me engano, mas não consegui sair do lugar. Sou fã desse tipo de jogo de nava como FreeLancer e Taykodon, mas esse achei muito complicado os comandos... Uma pena =/

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity