Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

5 de junho de 2013

Procurando Aliens - Parte 1

aliens-colonial-marines-surprise

Quis a ironia do destino que ao mesmo tempo em que era arremessado ao mundo o odiado Aliens: Colonial Marines também era lançado o mod Aliens: Killing Floor (para Killing Floor, obviamente). Envolvido com as peripécias do Comandante Shepard, não dei a devida atenção a nenhum dos lançamentos.

Longe de mim de testar A:CM. Depois de Brother in Arms, Duke Nukem Forever e Borderlands, a Gearbox Software e eu rompemos relações sem chance de reconciliação. Não sobram muitas alternativas mas... Seria possível, depois de tantos anos, encontrar um jogo dos Aliens que me proporcione a mesma imersão e adrenalina que os filmes ou, pelo menos, que funcione adequadamente enquanto jogo? Esta série sem compromissos em três partes irá analisar o mod criado pelo coletivo WPC, revisitar o Aliens vs Predator Classic (com modificações gráficas) e experimentar a campanha single-player de Aliens vs Predator (2010).

Behind you, idiot!

Uma vez que o próprio Killing Floor nasceu na cena mod de Unreal Tournament, nada mais natural que exista uma relativamente grande quantidade de modificações para o próprio jogo. Mas o que a turma do WPC preparou aqui é o que nos bons e velhos tempos se chamava de Total Conversion. Com os arquivos nos lugares certos, ele vira outro jogo.

KF-Aliens 02KillingFloor 2013-06-03 23-48-27-56A instalação em si não é complicada. Basta baixar os arquivos certos pelo site oficial (dizem que a versão do Steam Workshop está bugada) e descompactar na raiz de instalação de Killing Floor (provavelmente algo como \Steam\steamapps\common\KillingFloor). São 242MB em formato zip.

Uma vez que o jogo tem sua própria base de Perks e ignora solenemente as oficiais do Killing Floor, você poderá precisar do mod Server Perks. É bem pequeno, tem menos de 300KB e só precisa ser descompactado na raiz para funcionar.

Para ativar o mod dentro do jogo, você precisa escolher o "Aliens:Killing Floor" Gametype, seja montando seu próprio servidor, jogando solo ou procurando um servidor externo. Mas, só isso não basta. É preciso ativar também os seguintes Mutators:

  • "WPC Aliens Path Mutator"
  • "WPC Aliens:KF Server Vetrancy Handler"
  • "WPC Aliens:Killing Floor Detail Mut"

Com tudo isso configurado corretamente, você deverá ter uma nova lista de equipamentos para comprar, uma nova interface e novos skins de jogador. E Aliens, muitos aliens. Os xenomorfos substituem as criaturas tradicionais da Horzine, mas não exatamente com equivalência. A espécime mais comum dos aliens é rápida, ágil e capaz de andar em paredes e no teto, o que dificulta a mira. Existem aqueles que se aproximam devagar, mas são muito fortes; existem aqueles que nunca se aproximam e cospem ácido; existem facehuggers, que não fazem muito dano, mas são difíceis de acertar por causa do tamanho. A variedade não é muito perceptível, mas depois de algumas partidas você já será capaz de identificar cada um. De uma forma geral, são ligeiramente mais duros de matar do que os zumbis no mesmo nível de dificuldade, mais pela velocidade de ataque do que por sua resistência. Exceto a Rainha. A Rainha é muito mais forte e mais veloz do que o Patriarch. Mas não parece ter ataque de longa distância ou pelo menos não os usou durante os vinte segundos que permitiu que eu vivesse.

KF-Aliens 61Infelizmente, o mod tem dois defeitos graves. O primeiro é que não há ninguém jogando. Em horários diferentes do dia, não consegui achar mais do que dois malucos participando de partidas em mais de dez servidores diferentes. O resto estava vazio. Isso pode ser resolvido com um grupo organizado e dedicado. Não aconselho jogar solo, porque são grandes as chances de você não sobreviver. O segundo defeito está na própria jogabilidade limitada. Existem apenas 3 Perks disponíveis, diferente das diversas que existem no Killing Floor original. As armas novas que testei não possuem uma mira muito apurada ou um dano satisfatório: atirei à queima-roupa contra mais de um alien usando uma escopeta sem surtir efeito, a Smart Gun é péssima para mirar e o Lança-Chamas queima você mesmo se você se descuidar. A melhor arma acaba sendo o tradicional Pulse Rifle, cujo barulho de tiro cansa depois de um tempo. Não há indicador da direção do Trader, de qual Wave está rolando nem de quantas criaturas ainda faltam no mapa.

KillingFloor 2013-06-03 23-49-07-54 KillingFloor 2013-06-03 23-47-47-56Solar não é recomendado!

Como um eventual substituto de um jogo legítimo de Aliens, o mod deixa a desejar.

Mas, então, é pra jogar fora? Não. Selecionando o próprio "Killing Floor" como Gametype e deixando os mesmos Mutators ativados nós temos um interessante cruzamento das duas séries com o melhor de cada uma: as armas e as Perks convencionais da Tripwire Interactive com os xenomorfos que todos adoram temer. Ver Aliens transitando por Mountain Pass ou pulando nas paredes de Biotics é uma nova forma de terror. Sem contar que a Rainha pode ser um desafio até para os mais inveterados matadores de zumbis: só de ver o tamanho dela já impressiona (e por isso não tem nenhuma tela aqui).

Ouvindo: Good Charlotte - Last Night

6 comentários:

Edgar Menezes disse...

Massa irei testar esse Mod essa semana!

Marcel C. Da Silva disse...

É, não sabia da existência dessa modificação do Killing Floor...Me pareceu interessante e merece uns retoques funcionais.

Em Off: Aquino, reparou que o Eve Online tá em promoção? mais barato do que um X-salada + coca-cola, vai dar uma chance? (Tô filosofando desde ontem se devo ou não).

Marcos A. S. Almeida disse...

Amigos, cada vez que vejo os modders "aprontando" mais uma , eu tenho que bater palmas e render minhas modestas homenagens!Mesmo que o trabalho final não fique á contento, acho que devemos agradecer pelo tempo gasto.

Shadow Geisel disse...

Aquino, tem certeza que nunca jogou nenhum jogo de qualidade da série?

C. Aquino disse...

Shadow, Aliens - O Resgate foi durante anos o filme que eu mais curtia e provavelmente o que eu vi mais vezes na vida. Nunca encontrei um jogo à altura. AvP2 é bem interessante, mas a campanha do Predador é insuportável, o que anula 33% do conteúdo do jogo... Mas, adiantando, estou curtindo o primeiro AvP agora (mas sem o Predador... de novo).

Shadow Geisel disse...

Se puder Aquino jogue o AVP para 360 ou PS3. a campanha do Predator é muito divertida. a do Alien, apesar de não ser nada incrível, apresenta ideias bem interessantes (principalmente no tutorial).
eu sei que o seu foco são os games de PC, mas se puder também dá uma olhada em um RTS para PS2 chamado Alien VS Predator Extinction. Bastante desafiador e ótimas ideias.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity