Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de junho de 2013

Jogando: Sonic 4 Episode 1

Todo mundo já encarou um Chefe de jogo de arrancar os cabelos, aquele Nêmeses que o persegue até em sonhos e o faz gritar impropérios terríveis para a tela como um torcedor de futebol em dia de final com juiz ladrão. No meu caso recente, ele se chama Dr. Eggman, pilota um robô gigante e bate ponto no final de Sonic 4 Episode 1.

Sonic 4 Episode 1 34 Maldito! Mil vezes maldito!

O Steam afirma que joguei este título por 23 horas. Mas a impressão que tenho é que gastei 40, 30 delas só na última batalha na estação espacial. Se considerar o que escrevi aqui, estava preso nesta aventura de Novembro do ano passado!

Minha jornada por este Sonic começou da forma errada. Olhando para trás, vejo como evoluímos, meu filho e eu, no domínio dos jogos de plataforma. Sonic Generations quebrou o medo que tínhamos do ouriço azul e seus pulos quase impossíveis e vários outros títulos ajudaram a moldar nossas habilidades. Lembro vivamente de não conseguir passar da Fase 2 do primeiro mundo do Sonic 4 Episode 1! Éramos tão toscos assim? A grande diferença talvez tenha sido o input, já que na primeira tentativa usamos um Gamepad e agora foi tudo no teclado mesmo. Jogador de plataforma de teclado... esse é o destino que estou traçando para meu filho.

 Sonic 4 Episode 1 15 Sonic 4 Episode 1 16 Sonic 4 Episode 1 23Alguns momentos do jogo foram realmente tensos, principalmente as fases que contavam com algum tipo de pressão de tempo, como uma máquina gigante que esmaga tudo ou trechos submersos. Eu movia o Sonic, o garoto executava os pulos. Nas partes muito difíceis, eu assumia o controle total. E foi assim que terminei os últimos meses travando a mesma batalha final incontáveis vezes. Cheguei ao ponto de fazer grinding no primeiro nível, o mais fácil da História, repetindo, repetindo e repetindo para acumular vidas extras.

Sonic 4 Episode 1 33 Como ele corre mais do que o próprio Sonic, como?

É um título cativante, ainda que inferior ao escopo grandiloqüente do Generations. Os gráficos são mais simples, as músicas menos divertidas, nenhum amigo do Sonic aparece para oferecer uma ajuda. Ainda assim, um jogo bastante divertido e desafiador, colorido o bastante para induzir epilepsia até em cego.

E, então, no dia em que estava mais cansado, sem qualquer esperança de vitória, jogando para passar o tempo, treinando para vencer o Doutor Eggman outro dia, as estrelas se alinharam, a sorte sorriu. Quando vi, tinha mais longe do que jamais fora. Ei, esse ataque é novo! Opa! Acertei ele! Ele está... explodindo? Corre pra ver, filho! Venci o Doutor Eggman! Corre, Sonic, corre.

Obrigado, Sega. Foi épico.

Sonic 4 Episode 1 45

Shadow 4 Episode 1

Em um determinado ponto da jornada, meu garoto estava desanimado com o Sonic. Ver o pai quebrar a cara uma dezena de vezes não é exatamente um bom conceito de diversão. Felizmente, os modders chegaram para salvar a pátria. Faltam algumas caras conhecidas no jogo? Que tal jogá-lo inteiro com o Shadow?

Sonic 4 Episode 1 35O mod tem apenas 14.6MB e sua instalação não podia ser mais simples: descompacte tudo na pasta raiz do jogo. O que temos aqui é apenas uma substituição de texturas, sprites, telas e modelos. Sai o ouriço azul e entra o ouriço negro. Pode até parecer que o Shadow está voando, mas isso não é verdade, como você verá ao tentar atravessar qualquer queda. O alvo vermelho que aparece no Homing Attack some, o que aumenta a dificuldade do jogo ligeiramente.

Sonic 4 Episode 1 39 Sonic 4 Episode 1 43 Mas nem o Shadow te alcança, seu safado?

Para desinstalar, é só restaurar os arquivos originais do jogo. Isso pode ser feito pelo próprio Steam. Clique com o botão direito no nome do jogo na Library e vá de Properties| Local Files | Verify Integrity que o aplicativo da Valve vai baixar de novo tudo que foi alterado.

Shadow até ficou um bom tempo instalado aqui, enquanto Sonic descansava sua imagem. Mas depois, o dono do jogo voltou e concluímos a aventura. Para os interessados, existe toda uma comunidade ativa determinada a modificar os mínimos detalhes do jogo.

Ouvindo: Decoded Feedback - Technophoby (Extraction Remix)

2 comentários:

Marcel C. Da Silva disse...

Lembro-me que o Sonic 4 Episode 1 não despertou muita emoção nos fãs, mas como não joguei, não faço ideia do porquê.

Eu finalizei de ponta a ponta o Sonic 4 Episode 2, e é MUITO legal, inclusive as fases bônus do "Episode Metal".

E vale lembrar que tem o Super Sayan Sonic rs.

Shadow Geisel disse...

nem me fale, camarada. estou batendo todos os recordes de impropérios por causa dos chefes do Darksiders 2. Quem mandou jogar no nível Apocaliptic...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity