Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

8 de maio de 2013

"Hulk Não Faz Nada"

Aproveitando o lançamento nos cinemas americanos de Iron Man 3, a Marvel Comics autorizou a Gazillion para fazer um Open Beta do MMORPG Marvel Heroes. Era só criar uma conta gratuita no sistema e sair baixando, sem complicação. O pessoal do marketing deve ter colocado uma pressão porque, ao contrário de como o jogo será no lançamento, durante o final de semana liberado foi possível escolher heróis famosos como Hulk, Homem de Ferro, Viúva Negra, Capitão América, Gavião Arqueiro e Thor, a escalação dos Vingadores na tela grande. Uma jogada de mestre, de fato. Era mais uma chance perfeita para unir pai e filho em duas paixões simultâneas: jogatina e super-heróis.

Deixei o jogo baixando na madrugada entre sexta e sábado e, na manhã seguinte, o jogo já estava lá. Com 10 GB de download, era bem menor que os 16 de DC Universe Online, seu concorrente mais próximo. O fato de não ter cutscenes impressionantes em alta-resolução explica a diferença de tamanho. Meu filho bateu o olho no ícone da Área de Trabalho e já quis sair jogando. E então...

Marvel Heroes 01

A tela acima carregou por longos dez minutos sem nada acontecer. Para nossa grande frustração. Matei o processo no Gerenciador de Tarefas e disparei de novo. Outros dez minutos e nada. Conferi os requisitos mínimos para rodar o Marvel Heroes e minha máquina estava dentro dos parâmetros. Não é um bom começo, nem para um Beta. Ativei de novo. E resolvi ter mais paciência. Quinze minutos depois, sem nenhum feedback na tela de que o jogo estivesse respirando, eis que aparece a tela de login. Loguei com meu usuário cadastrado e o jogo travou de novo. Imaginei que eu teria que me munir de altas doses de paciência, enquanto os desenvolvedores não inventam uma barra de progresso ou ampulheta girando.

E minha internet caiu. É impressionante a coincidência de que é só eu abrir um MMORPG e cinco minutos depois a NET derruba a conexão. A tela de login parou de responder a qualquer interação, incluindo o botão de fechar. Gerenciador de Tarefas, aqui vamos nós.

Uma longa espera até a NET voltar a funcionar. E agora o cliente do jogo diz que precisa verificar a integridade dos arquivos. Mais quinze minutos de espera até aparecer a tela acima, mais quinze minutos olhando para ela, tela de login, loga, cinco minutos até acontecer alguma coisa e... jogo!

Que Hulk é Esse?

Como eu havia previsto, meu filho escolheu o Hulk na lista de personagens disponíveis. A perspectiva do jogo é um meio termo entre terceira pessoa e isométrica. Lembra muito um Diablo, tanto no visual quanto na jogabilidade. A visão em terceira pessoa é tão distante que parece que estou controlando o personagem da Lua...

Para surpresa do meu filho, Hulk não salta e não ergue objetos, movimentos padrões que qualquer jogador já é capaz de fazer nos primeiros minutos de DC Universe Online. Com o botão esquerdo do mouse, ele se movimenta e/ou ataca. A menos que você clique exatamente nos inimigos, são grandes as chances de você na verdade acabar ordenando que o verdão se mova para trás do oponente ou para o lado. Como o herói não possui nenhum tipo de ataque de longa distância e se movimenta em velocidade constante, fica presa fácil para os tiros da Hidra. Sorte que ele é muito resistente. O botão direito ativa um ataque "especial" que gasta uma barra de "Espírito" que se auto-renova. Mas é fraquinho.

Na primeira missão, a Hidra invade a Balsa, uma prisão para supervilões, e liberta todo mundo. Cabe ao personagem do jogador ir lá e dar uma força para os agentes da SHIELD, incluindo o imortal Agente Coulson. O que é uma boa desculpa para cruzar corredores genéricos, derrotando com facilidade os inimigos. A trilha sonora é imperceptível, o senso de poder idem, assim como a velocidade.

Marvel Heroes 02 Marvel Heroes 03

No meio da missão, tudo trava. A NET caiu e o jogo passa a ignorar qualquer comando, exceto andar. Nem fechar é possível. Lá vamos nós de novo para o Gerenciador de Tarefas.

Já no meio da tarde, depois de passarmos por outros jogos, voltamos para Marvel Heroes. O cliente do jogo verifica de novo a integridade dos arquivos. Mais uma boa olhada na tela de abertura, de quinze minutos. Tela de login, mais cinco minutos de espera e estamos de volta ao ponto inicial da missão. Felizmente, foi possível jogar até o final, com uma batalha mixuruca com o Duende Verde. Nem abusando da incapacidade do Hulk de acertar um inimigo voador, Norman Osborn consegue vencer. Neste meio tempo, o Hulk juntou uma poção verde que ninguém sabe como ativar, um cinto novo que aumenta algumas estatísticas, um pedaço de armadura que coloca no ombro e uma camisa que não dá para usar. Eu sei que o Hulk não usa camisa, mas nenhum dos outros itens tampouco alterou seu visual.

Marvel Heroes 06

Concluída a missão, estamos de volta à Torre dos Vingadores e, pela primeira vez, vemos outros jogadores. Tem pelo menos outros três Hulks na sala. E isto quebra a imersão pra caramba. Meu filho gostaria de trocar de personagem, testar o Homem de Ferro, e eu também. Mas não dá. Aparentemente, está vinculado à sua conta. Existem "artefatos" que você pode colecionar depois e aumentar suas opções de super-herói, mas, por enquanto, estamos presos ao Hulk. Não vejo em nenhum lugar uma saída para o mundo aberto, para a cidade, dar umas voltas por aí, fazendo coisas de Hulk, como quebrar carros e assustar pedestres. Mesmo porque este Hulk não pula. Nas palavras sábias do meu filho, aos cinco anos, "o Hulk não faz nada".

Conversando com um NPC, recebemos uma missão que irá nos levar à Cozinha do Inferno. Será a céu aberto, já é alguma coisa. O jogo trava na hora de me transportar pra lá. Meu filho joga a toalha. Eu abro o Gerenciador de Tarefas.

Marvel Heroes 07

Mais tarde, eu tento sozinho. Passo vinte minutos na tela de abertura (depois do cliente verificar a integridade dos arquivos por quinze minutos). Resolvo esperar até 25 minutos. Dá meia hora com aquela tela consumindo minha memória e nada de nada. Desisto.

Marvel Heroes será lançado oficialmente em 4 de Junho. A equipe tem menos de um mês para tentar corrigir os erros e oferecer uma resposta visual para seu tempo de carga para que o jogo fique pelo menos jogável. Por que torná-lo interessante vai ser muito mais difícil.

Marvel Heroes 05 "Não preciso desta bomba, Doom. O jogo É a bomba."

Ouvindo: The Cure - Accuracy

3 comentários:

César disse...

Que triste! DCU pra mim já foi muito chato, esse então parece ser mais ainda... Fazer o quê, né?

estacado disse...

Eu não sei o que é pior, escolher os personagens da Marvel e ter trocentos Hulks, Iron Mans, Wolverines pela tela (seria muito, mas muuito melhor ser no esquema do jogo da DC) ou ter a idéia de criar mais um MMO, quando o mundo esta saturado de jogos assim.

Eu passo longe.
Teu filho vai ficar com trauma de MMO´s Aquino haha

Shadow Geisel disse...

nada promissor. a marvel consegue a façanha de fazer um filme de grupo de super-heróis parecer convincente mas não sabe fazer um jogo que funcione. os games ainda precisam evoluir muito nesse ponto (game de filme, de quadrinho...).

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity