Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de abril de 2013

Crise no Tempo

Origin Crisis

A Sony anunciou hoje o sétimo DLC para DC Universe Online, o seu MMORPG de super-heróis e sugador de tempo da minha vida. A nova expansão chama-se Origin Crisis e não tem nenhuma relação com o estado decrépito do serviço de distribuição digital da EA. Nesta expansão será possível viajar pelo tempo e visitar realidades alternativas, conhecendo novas origens para personagens clássicos como Batman, Superman e Lex Luthor. A ideia não é exatamente criativa, uma vez que o DLC Lightning Returns já brincava um pouco com a origem do Flash. A proposta aqui é explorar os Elseworlds da DC Comics e responder perguntas que ninguém nunca fez como "o que aconteceria se Superman trabalhasse para Luthor" ou "como seria se o Batman fosse um assassino violento".

Como jogador de DCUO posso dizer que estas histórias são apenas uma desculpa fajuta para missões do tipo destrua X oponentes, colete Y objetos, vá até o local Z e derrote o Vilão/Herói da vez. Não espere muita profundidade de operações que ou duram 15 minutos ou se arrastam por uma hora inteira onde tudo que você faz é bater incessantemente nos mesmos inimigos.

Origin Crisis 02

Então, o que temos de novidade interessante em Origin Crisis? Para os veteranos do jogo, a expansão traz finalmente o tão esperado Tier 5 para equipamentos. Para quem já está a meses usando equipamento T4 e já cansou de ser o topo da cadeia alimentar, agora chegou a desculpa para voltar a jogar. Para quem, como eu, está preso nos tentáculos cruéis do grinding e está começando a comprar com muito suor seu equipamento T3, isso significa que o horizonte agora está ainda mais longe. Para os veteranos, haverá novas Raids e Challenges, provavelmente tudo nível T4 e nenhuma pro meu bico.

O DLC traz também uma nova família de poderes, o Quantum, que permite manipular o tempo, a gravidade e o próprio tecido da realidade (?!), o que pode ser uma boa desculpa para criar um novo personagem.

Origin Crisis 03

Para quem não lembra, rolou uma promoção com desconto de 50% nos DLCs anteriores no Steam, mas a Valve deixou o link errado na página principal... Se você está começando no jogo, fica um conselho: todos os DLCs são aproveitados em sua plenitude somente se você já estiver no último nível possível ou bem próximo dele. Nenhuma expansão altera significativamente a jogabilidade para quem ainda está abaixo do nível 30 (a menos que você esteja cobiçando um dos poderes exclusivos, como Electricity, Earth, Power Ring ou o novo Quantum). Não façam como eu, que compra DLC e fica depois procurando o que mudou. Se informe primeiro!

Para este ano ainda estão programados os DLCs Halls Of Power, que permitirá a criação de sedes para as ligas dos jogadores e missões relacionadas, e Trials of Trigon, onde o pai da Ravena apronta o diabo em Gotham City.

Ouvindo: Dead Space 2 - Isaac, Are You There?

4 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

È, você acaba de confirmar o que novatos em MMORPG como eu já desconfiávamos: a mecânica de todos é exatamente igual.Recentemente o MMO que estou jogando adicionou novas armaduras , armas e itens.E a armadura que eu tanto preciso - e que era a top - ficou mais acessível.Mas por outro lado a que entrou em seu lugar ficou ALTAMENTE INACESSÌVEl , ao menos por enquanto .Com isso , já traçando um paralelo como DCUO que você está jogando,nós podemos concluir que apesar desses MMOs usarem de artifícios iguais pra manterem o interêsse contínuo tanto de novatos como de veteranos, é uma fórmula que dá muito certo.É meio que jogar migalhas ( e amealhar uns trocados)no ecossistema virtual e deixar que as coisas aconteçam e isso é o que movimenta o jogo ( e o torna viciante) , apesar do eterno grinding.Não sei se DCUO permite , mas o MMO que estou jogando permite a compra e venda de itens entre os jogadores (no ambiente do jogo) como valores flutuantes.Eu considero este comércio um jogo á parte , visto que ameniza o grinding , tornando a exploração do mapa ,fazendo o que chamamos de "loot", muito recompensador.Claro, os apressados podem comprar créditos e comprar tudo do bom e do melhor, mas eu sinto que aconteceria o que aconteceu recentemente em Terraria, quando entrei num server on line que tinha TODOS os itens do jogo á um clique.É uma variação dos "cheat code" de Doom , pensei na hora , mas ainda assim peguei e á partir daquele momento o jogo perdeu toda a graça pra mim.Enfim, estão com uma receita de bolo que dá certo.

C. Aquino disse...

O problema é que o DCUO matou a compra e venda de itens entre jogadores gratuitos. Mesmo que você seja Premium (comprou um DLC, gastou dinheiro real na loja ou algo assim), o máximo de dinheiro de jogo que você consegue ter na carteira é $2000. O que passar, cai em uma poupança compulsória que você não pode acessar (a menos que comece a pagar uma mensalidade e vire um usuário Legendary).

Os itens para vender no leilão podem chegar facilmente à casa das centenas de milhares e não é difícil encontrar coisas vendendo por um, dois milhões de moedas! O mercado é inflacionado. Eu posso até vender um objeto mais poderoso que muita coisa que vende lá por 100 mil e ficar rico, mas 98 mil iriam pra tal poupança compulsória...

Pobre sofre, tem que ralar mesmo pra conseguir os melhores itens!

C. Aquino disse...

E tem mais: a Casa de Leilões só pode ser usada por usuário Premium pra cima. Usuário Free não pode nem ver os preços!

Gledson A. disse...

Ô vida, hein (Rs). É por essas e outras que nunca gostei de MMO nenhum; já tentei jogar LOL (sempre fui um kamikaze de coração, e isso me rendia muitos insultos por parte do meu grupo =P ), Gunz, Mu e Tibia (ok, poder guardar as foices; aquelas foram épocas sombrias...) e nenhum teve a habilidade de me segurar nesse mundo online.

Por enquanto, prefiro o Single-Player e offline (Apesar de que DRM-Free é pedir demais, hoje em dia).

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity