Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de abril de 2013

A Batalha da Floresta de Teutoburg

No ano 9 D.C., três legiões romanas inteiras foram emboscadas na Floresta de Teutoburg, na atual Alemanha, por uma aliança de tribos germânicas. Entre 12 mil e 32 mil "bárbaros" massacraram um contingente de aproximadamente 20 mil disciplinados legionários, em um confronto que ficou conhecido pelos historiadores romanos como o Desastre Variano, em referência ao General Publius Quinctilius Varus que liderava o exército do Imperador. O resultado foi tão catastrófico que sepultou as intenções de Roma de se expandir além do rio Reno para sempre. Os números da legiões derrotadas (XVII, XVIII e XIX) nunca mais foram utilizados para designar outras legiões. Reza a lenda que o Imperador Augustus ficou histérico ao saber da derrota.

Esse fato histórico foi a fonte de inspiração para um projeto ambicioso de um grupo de fãs devotados de Total War: Rome. Usando a engine do ainda inédito Total War: Rome II, eles recriaram o cenário da Batalha da Floresta de Teutoburg e geraram a maior captura de tela já feita da série: 30000 x 9785 pixels. Não há monitor no mundo que dê conta desta cena. O arquivo da imagem tem impressionantes 184MB.

Para ver esta monstruosidade, você pode utilizar o visualizador do Wiki da franquia ou clicar na versão bem reduzida que eu criei abaixo em 1920x626px:

teutoburgPanoramic Esta não é a primeira vez que tal façanha é conquistada usando o motor gráfico de Total War. O recorde anterior pertencia a uma recriação de Cartago, com 29063 x 3872 pixels. Na ocasião, foi inserido um código secreto em algum ponto da imagem que levava para um vídeo escondido no YouTube. O observador de olhar atento que descobriu o caminho ganhou o Total War Grand Master Collection (todos os jogos da série + DLCs) e também se tornou a primeira pessoa no mundo a ter uma reserva de Rome II.

Onde está sua Ministra da Cultura agora?

Ouvindo: Gothminister - Stonehengee

3 comentários:

Breno disse...

"Onde está sua Ministra da Cultura agora?"
Eh, criar imagens e videos em uma engine de jogo não tem muito a ver com esse debate de "jogos são arte". De fato, tem uma noticia antiga de gente que quis fazer um filme de animação comércial usando a Unreal Engine 3.

O que muitos advogados de arte em jogos falham em mencionar é que eles não usam as regras do jogo como argumento, eles chegam a citar a "interatividade", mas sempre mencionando a história e graficos do jogo como prioridade. Ai temos gente argumentando que jogos como Mass Effect são arte por causa da "complexa história" haha.

Seria xadrez arte se eu pudesse contratar michelangelo para confeccionar o tabuleiro e as peças? não.As peças e tabuleiros seriam obras de arte, mas as regras do jogo continuariam do mesmo jeito que foram concebidas. Agora se quiser argumentar que as regras do xadrez são arte, ai pode tentar...

Kiosia disse...

Cara, eu li "DC" e já pensei "outro post sobre DCUO???".

Se todo filme é arte (pelo menos, pra lei de incentivo), todo jogo é arte?

Anônimo disse...

Se o cinema é a sétima arte....vídeo game, com certeza é a oitava...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity