Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de março de 2013

Seu Cérebro e os Jogos Eletrônicos

Daphne Bavelier é PhD em Ciências Cognitivas e Cérebro pelo MIT. Seu campo de pesquisa é a forma como o cérebro de adapta a mudanças, seja por natureza ou por condicionamento. Nesta palestra, durante o evento TEDxCHUV realizado na Suíça, ela rebate uma série de críticas feitas aos jogos eletrônicas e revela que testes laboratoriais comprovam os efeitos positivos dos jogos de ação. Com legendas em português:

Via @Moacyralves.

Ouvindo: Archive - Bullets

5 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Tomara que ela tenha sucesso na empreitada mas algo me diz que se as produtoras não enxergarem lucro fácil nesse "chocolate com brócolis" vão continuar servido "fast-food" mesmo...

Breno disse...

Seria interessante algum comentario do autor acerca do video, visto que eu sou muito preguiçoso para ver o video, e também porque se fosse algum documentario contra os jogos eletronicos eu tenho certeza que o autor tentaria desconstrui-lo. Mas como o documentario é alinhado com a linha de pensamento do blog, basta citar o curriculo lattes da senhora e dizer que jogos de ação beneficiam o cerebro.

Marcos A. S. Almeida disse...

Só você mesmo Breno!Quer dizer que você têm preguiça de ver o vídeo e quer que o Aquino o descreva? Pode ser através de bloquinhos coloridos? Nunca vi alguém tentar desconstruir uma posição com a qual concorda - á não ser você , claro.

Breno disse...

Não é desconstruir, e sim comentar o porque de ele concordar com o video. Sei lá, alguem pode vim comentar que jogos faz bem para o cerebro, deixa as pessoas mais extrovertidas e com boa forma física. Eu não acreditaria a principio.

A partir do momento em que vc sai postando estudos sem analisar com detalhes o argumento usado, vc provavelmente está usando a ciência como plataforma ideologica/política.

Eu particularmente não tenho interesse nesses estudos. Isso tudo pra mim é basicamente ciência do senso comum. Jogos vão sempre ter suas vantagens e desvantagens na vida de uma pessoa. Uma pessoa normal que usa jogos eletronicos como seu hobbie principal provavelmente vai ser uma pessoa com pouco desejo de violencia, pela propria natureza sedentaria que os jogos eletronicos condiciona na vida da pessoa. Logico que existe os assassinos em massa, mas esses tem problemas totais de socialização e frustração sexual, então talvez os jogos sejam a unica coisa que separam eles do desejo total de sair por ai matando. A questão é saber se os jogos contribuem para a letargia do individuo ou se eles não tem nada a ver com isso.

Shadow Geisel disse...

"Eu particularmente não tenho interesse nesses estudos. Isso tudo pra mim é basicamente ciência do senso comum. Jogos vão sempre ter suas vantagens e desvantagens na vida de uma pessoa".

era o que eu estava tentando dizer mas cheguei atrasado. o vídeo é interessante e vc, Breno, devia assistir, mas só serve para confirmar algo que todos nós já estamos cansados de saber: que jogos trazem vantagens e desvantagens. quem precisa assistir a esse tipo de vídeo são os ignorantes em games, não os entendidos rsrsrs.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity