Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

21 de março de 2013

Novo Mundo Digital

SimCity

Quando a Ubisoft anunciou seus planos malignos de DRM permanentemente conectado, eu ri alto. "Nunca que vou comprar estes jogos, ela pode apodrecer sem meu dinheiro". Mas jogador é uma raça de vontade fraca e sei que tenho Driver: San Francisco e um ou dois Assassin's Creed no meu acervo que estão contaminados com esta praga. Quando o desastre do lançamento de Diablo III sacudiu a confiança da Blizzard, eu dei de ombros, porque o jogo não estava na minha alça de mira. O mesmo aconteceu com o escândalo da conexão permanente de SimCity, que assisti de camarote.

"Não me afeta". "Azar de quem patrocina estas práticas". Mas é Brecht mais uma vez, sempre é.

Trabalho com internet. Quando não há internet, não há muita coisa para ser feita dependendo do estágio em que meus projetos estiverem. Uma grande queda de um ou dois dias pode comprometer meu faturamento ou atrasar prazos. Uma pequena queda de 30 minutos significa uma pausa involuntária para jogar.

No momento, estou jogando DC Universe Online e Mass Effect 3, dois jogos no mesmo período, o que não costumo fazer. Maravilha! Tenho DUAS opções! Mas DCUO é um MMO, logo, ficar sem internet é ficar sem jogar. E ME3? Poderia contar com a cooperação do Origin?

WTF, Bioware?! Abro o aplicativo da EA e entro com minha senha. Ele não consegue conectar, mas entra em modo offline, igualzinho ao seu maior concorrente, o Steam. Curiosamente, as imagens dos jogos que possuo no serviço não carregam. Não é que o Origin puxa estas imagens da internet ao invés de armazenar em disco? Felizmente, são apenas quatro títulos e eu lembro da posição de Mass Effect 3. Clico no jogo.

Ele carrega depois de um tempo, um tempo que possivelmente levou para tentar entender porque estava isolado da coletividade. Nada mal. Não vou entrar no modo multiplayer, não vou salvar meus dados na nuvem nem consultar os dados online da guerra. Eu só quero retornar ao Comandante Shepard, voltar ao mesmo ponto em que estava ontem, resgatando o último SPOILER vivo da galáxia. Porém, o jogo informa que está se conectando com os servidores da EA...

Ele avisa que não consegue autenticar um DLC do jogo, o infame "From Ashes", que deveria ter sido incluído no jogo e foi removido para virar "bônus" da edição de luxo. O maldito Origin não armazena imagens no disco e muito menos a informação de que sou o dono legítimo do DLC. "Tudo bem", eu penso, "mas dá pra continuar?". Clico em Continue e ele me informa que o conteúdo do DLC é necessário. O maldito Origin autentica o jogo, mas não reconhece um DLC. É como se algum engenheiro insatisfeito nos porões da Bioware tivesse decidido que seus infelizes usuários teriam o gostinho de ver o jogo abrindo, mas seriam incapazes de prosseguir. Fico imaginando se esta arapuca afeta todos os jogadores de Mass Effect 3 ou apenas quem foi tolo de pagar por um DLC. Fico imaginando quem não tem internet em casa, quem só usa conexão discada ou está em algum lugar sem wi-fi. Fico imaginando se os piratas passam por isto.

Se você está lendo esta postagem, é óbvio que minha conexão voltou. De volta ao trabalho e à jogatina mais tarde, já terei esquecido deste momento de desabafo. E La Nave Va.

Que fique pelo menos a lição: é melhor estocar alguns jogos sem DRM em DVD. Não tem mais para onde fugir.

Ouvindo: Aqueles - O Que Eu Quiser

19 comentários:

Shadow Geisel disse...

o curioso da versão Diablo 3 para consoles é que eles removeram essa necessidade de estar conectado para jogar. A blizzard admitindo que fez uma hagada? ou o coro de milhares de jogadores insatisfeitos?
além de querer burlar a relação básica que constitui o comércio e querer nos convencer da balela de que "você não está adquirindo o game, e sim a licença dentro do disco para usar o software", as empresas agora querem determinar até as condições, locais e hora em que poderemos usufruir "da licença" pela qual pagamos previamente.
sim, aconselho o backup de jogos em DVD. sabe como é: o pirata seguro morre de velho...

Breno disse...

"Fico imaginando se os piratas passam por isto."

Não. As vezes acontece o contrario, alguns jogos só pegam se vc jogar offline,hohoho.

"o curioso da versão Diablo 3 para consoles é que eles removeram essa necessidade de estar conectado para jogar. A blizzard admitindo que fez uma cagada? ou o coro de milhares de jogadores insatisfeitos? "

Consoles em si já são um DRM. claro que dá para destravar, mas acredito que o DRM dos consoles consegue segurar um pouco os piratas.

Shadow Geisel disse...

dúvida: DRM seriam esses jogos que só joga offline? se sim, por que raios consoles sempre foram DRMs?

Shadow Geisel disse...

errata: só joga online

Marcos A. S. Almeida disse...

Moro em Petrópolis/RJ e depois dessa chuvarada também fiquei sem internet.Abri o Steam já imaginando que não ia conseguir jogar nada ,mas ainda assim tentei abrir o que estou altamente viciado, o Terraria.E pra minha surpresa abriu sem maiores problemas!Ainda existe vida honesta nos games!Só por isso ainda não perdi a fé na humanidade!

Breno disse...

"dúvida: DRM seriam esses jogos que só joga offline? se sim, por que raios consoles sempre foram DRMs?"

Explicando na linguagem de consoles:
DRM é a trava do videogame. A trava do console(DRM) impede o jogador de jogar jogos pirateados e/ou jogos limitados por região. Quando se destrava o videogame vc aplica o que na linguagem dos PCs se chama de "crack", habilitando o videogame a jogar jogos pirateados e desbloquando as regiões. Existem varios tipos de DRM que vc pode pesquisar se estiver curioso.

Breno disse...

Ah e a sigla do DRM se chama Digital Rights Management (manutenção dos direitos digitais). DRM existe desde os anos 80 para jogos.

Shadow Geisel disse...

hum, falando em consolês eu entendo rsrsrs. valeu pela explanação, Breno.

Valter disse...

É por isso que eu amo o GOG.com assim não tenho problemas caso eu viaje e leve meu notebook comigo para algum lugar sem internet

Breno disse...

"Fico imaginando se os piratas passam por isto."
Não ficou meio forçado não Aquino? Vc foi um pirata e sabe como a banda toca rsrs.

Marcos A. S. Almeida disse...

Ahahahaha, o Breno ficou "remoendo" a frase do Aquino na mente de 8:48 até 13:49!
Off Topic: como não vi você falar nada sobre isso Aquino , pergunto á você e aos frequentadores do Retina o que acharam do ACESSO ANTECIPADO , a novidade do Steam?

Breno disse...

Como não dá para editar comentarios e eu só me lembrei depois, resolvi comentar de novo sobre a frase.

Fernando Lorenzon disse...

Caramba! Duas opções de jogos?

Você já ouviu falar em emulador?

Não tem NENHUM console das gerações anteriores?

hehehe

Breno disse...

"Caramba! Duas opções de jogos?

Você já ouviu falar em emulador?

Não tem NENHUM console das gerações anteriores?"

Ter opções outras além de ME3 e SimCity não invalida o ponto de que DRM's são um pé no saco.

Shadow Geisel disse...

e outra: emuladores não deixam de ser pirataria. se o Aquino resolveu abandonar as práticas de pirateiro, isso inclui emuladores.

Gledson A. disse...

Mesmo que você tenha comprado os jogos originais, Shadow?

Gledson A. disse...

Marcos A. S. Almeida, acredito eu que seja mais uma maneira dos desenvolvedores arrecadarem a renda necessária para fazer os jogos, não?

Marcos A. S. Almeida disse...

Obrigado pela resposta Gledson.Até provarem o contrário, á meu ver é isso mesmo que você falou.Com o agravante que se não gostarmos do jogo final - lembrando que compramos algo inacabado - já era.Imagine alguns mêses depois, algo que é tipico do Steam, o jogo X baixar pela metade e completo, sendo que lá atrás compraram á preço cheio e incompleto.Quando vi a novidade ao abrir o Steam pensei até que se tratava de mais uma ótima iniciativa do Steam , mas quando percebi que tinha que comprar , decepcionei.Enfim ,é uma iniciativa que vejo com desconfiança.

Rodrigo Medeiros disse...

UHAuHAUham, cara te digo, não é questão de DLC é o DRM da EA que bloqueia o jogo mesmo!
E por isso que muitas vezes, compro o jogo original mais pra ajudar a empresa, porque minha biblioteca oficial possuí apenas jogos crackeados e da steam.

Cara se tu axa sacagem precisar ter que tar online pra jogar, então olha o que aconteceu com o METAL GEAR 4! A konami simplesmente fechou os servidores de checagem, e foda-se quem comprou o game, ou seja se você quiser jogar o ME4, não interessa se tem o original, ou baixa um pirata crackeado... ou fica chupando dedo.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity