Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

15 de março de 2013

Jogando: DC Universe Online (Parte 2) - Ranger de Dentes

2013-03-07_00011 Dormindo no banco da praça porque ele não é o Bruce Wayne

Menos de um mês depois de minha análise inicial de DC Universe Online, Triunfo, meu alter-ego super-herói neste fantástico mundo virtual, encontrou seu inimigo definitivo. Engana-se quem pensa que é o Darkseid, o Mogul ou o Superboy Prime. Até por que estes personagens não estão no jogo, lamentavelmente. O arquiinimigo de Triunfo é o Grinding.

Talvez você não esteja familiarizado com o termo "grinding". Ele pode ser traduzido como esfolar, pulverizar, esmerilhar ou reduzir a pó pela contínua fricção, atos que passam pela sua cabeça em relação aos desenvolvedores da Sony. No dicionário do mundo dos jogos ele significa a maldição de repetir inúmeras vezes uma tarefa desagradável para conseguir subir de nível em alguma coisa. Foi inventada nos RPGs mas atingiu sua faceta mais demoníaca nos MMORPGs: quanto mais tempo o jogador gastar para subir de nível, mais tempo ele vai gastar seu dinheiro com mensalidades ou similares.

2013-03-07_00012 Triunfo não tem dinheiro para um DLC para comprar móveis, mas sua casa é limpinha

Em DCUO o nível máximo é o 30. Mas ele não é o limite. Se você atingiu o nível 30 e acha que só porque não tem mais como subir suas estatísticas ou ganhar novos poderes você já é o maior super-herói de todos os tempos (ou vilão), lamento informar que boa parte das missões a partir daí vai te ensinar uma lição de humildade. Porque o seu nível pode ser 30, mas seu equipamento ainda não é. E, mesmo que seja, existem classes de equipamento que determinam quem manda e quem implora na hora do combate. A partir do nível 30, seu status social dentro da mecânica do jogo passa a ser medido por um valor chamado CR, ou Combat Rating.

E as missões passam a ser bloqueadas de acordo com o seu CR. O que faz todo o sentido, porque de nada adianta você ter acesso a uma batalha onde não apenas você não tem a menor chance de vitória como ainda pode comprometer o sucesso de uma equipe inteira. O problema é que para subir o CR você precisa de equipamentos melhores. Ao contrário do que acontecia antes, não basta ter dinheiro no bolso para comprar novas peças do vestuário. Você precisa ter Marcas. Marcas de Triunfo (não confundir com o meu herói), Marcas de Tática, Marcas de Lenda etc. Você adquire equipamento superior gastando dinheiro E Marcas. Mas, para conseguir as Marcas, você precisa realizar determinadas missões, o que nos leva de volta à estaca zero. Não podemos realizar certas missões porque não temos bom equipamento. Não temos bom equipamento porque não conseguimos juntar Marcas realizando missões.

2013-03-07_00008 Comendo um dogão e pendurando a conta

A infeliz saída é repetir as mesmas dez missões que estão acessíveis para seu CR atual, que rendem Marcas a conta-gotas. Para comprar uma única Capa ou par de Luvas que aumentam o seu CR em um ponto, você precisa gastar várias Marcas. Então, você repete e repete e repete e repete e repete as mesmas dez missões até juntar as Marcas, compra a Capa do Poder do Doutor Grind e começa tudo de novo. Um dia, seu CR sobe, novas missões são liberadas e o ciclo recomeça.

Crise de Identidade

Existe também um nome para algo que já perdeu a graça e você faz mesmo assim repetidas vezes, para conseguir uma recompensa minúscula depois de algumas semanas. Chama-se "empreguinho ruim". Quando o jogo perde sua diversão e entra no automático, há algo errado.

Para complicar a situação, você não deve repetir as mesmas missões todos os dias. O bônus de Marcas que elas oferecem são semanais! Mas... existe uma saída! Pague com dinheiro real e compre Insígnias de Replay, que permitem você jogar de novo aquela missão que você já está cansado de jogar, valendo o tal bônus e algumas recompensas aleatórias. É neste momento que você desconfia que o modelo de negócios dos MMORPGs é cruel. Tudo flui com naturalidade até você atingir o nível máximo. Então, quando você está engajado e querendo mais, entra o sistema de grinding para segurar sua mensalidade ou cobrar para pular a parte chata.

2013-03-07_00009 "Cara, catar latinha é fundo do poço. Preciso descolar um frila."

Cheguei a um ponto de difícil decisão. Aceitar o sistema e pagar um extra? Ele existe em todos os MMORPGs e é o que de fato paga o salário dos desenvolvedores e administradores. Desistir de tudo e explorar outros universos, começar tudo de novo até o Grinding ressurgir como um vilão de quadrinhos? Não faltam jogos "free to play" no mercado. Munir-me da paciência de um monge budista e esperar para ver o que o próximo nível de CR pode desbloquear? A curiosidade é forte; e a crueldade não tem limites: quase todo o conteúdo adquirido por DLCs está protegido na fortaleza do Grinding.

Eu quero ver coisas novas. Quero visitar a Fortaleza da Solidão, a Ilha das Amazonas, o Asilo Arkham (outra vez), Kahndaq, Central City. Quero entrar na nave-mãe de Brainiac e atingir o fim do jogo, encerrar a trama da empolgante abertura do jogo. Foi isso o que me atraiu no jogo. Mas o terrível Grinding não permite, ele agarra Triunfo pelas pernas e o escraviza.

Ouvindo: Mattias Häggström Gerdt, Jillian Aversa - Goodbye, Thinker

5 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

È triste mas é a realidade dos MMOs.Pra minimizar a tortura do grinding eu tento me convencer de que a diversão também têm de estar no fato de estar se aventurando matando retardatários retardados, caminhando (ou voando , como no seu caso) e não somente cumprindo missões e subindo de nível.Ou seja , temos de nos divertir também no "durante" e não só no no "finalmente".Só uma pergunta Aquino: é possível se aventurar pelos lugares que você citou (ou conseguir a armadura e/ou poder "fodástico") sem gastar um único centavo de Real? Se sim ,sob meu ponto de vista, esse é o modelo ideal de MMO, mesmo tendo que ter muuuuita paciência.Se não , é a arapuca que tanto tememos.

C. Aquino disse...

Marcos, eu tenho esta mesma dúvida que você... quando eu perceber que não dá mesmo para ficar sem gastar dinheiro para continuar subindo, eu desisto.

Hawk disse...

O Triunfo tem a maior cara de vilão. :-D
Quais os super poderes dele? Além de dormir no banco, amassar latas e comer cachorro-quente?

C. Aquino disse...

Triunfo segue o modelo do Superman, então ele voa, tem superforça e é resistente pra chuchu. Por não entender direito o sistema de criação de personagens (e com meu filho ansioso pedindo pra avançar logo) ele acabou também com poderes de Gelo: raio de gelo, tempestade de gelo etc.

Anônimo disse...

PRIMEIRO O GAME É GRATIS ATE UM CERTO PONTO COM RESTRIÇÕES$$$ COM PROPOSITO DE MAKERT, ALEM DA REPETIÇÕES, FAZENDO MISSÕES DIARIAS PARA GANHAR DESTAQUE RANKS ,PONTOS, MINIMOS(C.R.-PVE C.R.-PVP) CACHE PARA COMPRA SOLDA DE VIDA OU REPARA CADA PARTE DA ARMADURA (GAME PARECE COPIAR EM RELAÇÃO A ARMADURA DO ANIME DO "CAVALEIRO DO ZODIACOS" RSRS ...)ALEM DE OUTRAS ATIVIDADE NO GAME E UMA IMENSURAVEL GASTO(DEMORADO DE MAIS) DE SEU PRECISO TEMPO DE VIDA OUTRA CARACTERISTICA DO GAME E DAQUELES QUE NÃO TEM FIM E COM ATUALIZAÇÃO PARA PRENDER O USUSARIO E O PROPOSITO E MARKET $$$ ...RESUMINDO E ACRECENTANDO A ESTRATEGIA DE MARKET DO GAME GRATIS OLINE E RESTRIÇÕES$$$ É FIGAR OU DEIXAR UM GOSTINHO DE QUERER MAIS COM UNICA INTENÇAO $$$ OU SEJA POR ISSO O GAME ONLINE É GRATIS ATE CERTO PONTO POIS NOTA MUITAS RESTRIÇÕES QUANDO VC JOGA VC NOTA, POIS A REAL INTENÇÃO E FAZER COM QUE O JOGAR DESEMBOLSER DINHEIRO $$$ PARA LIBERAR AS RESTRIÇÕES POR CERTO TEMPO, ACABOU O TEMPO PAGO VOLTA AS RESTRIÇOES ...( A QUE SAUDADE DO MEUS TEMPOS DE COUNTER STRIKE COM OS AMIGO NA REDE AONDE NIGUEM PAGAVA NADA MAIS DO QUE USO DA ELETRECIDADE PARA BREVES DIVERSÃO...) GAME ONLINE GRATIS COM RESTRIÇÕES COM PROPOSITO MAKERT MONEY(FAZENDO DINHEIRO) É IGUAL A TV POR ASSINATURA "MENSAL " APESAR QUE A TV POR ASSINATURA NÃO TE DEIXA VICIADO JA ESTRATEGIA DE MARKET DE CERTOS GAME USA PISIQUE E INSTINTO COMPETIÇÃO DE QUEM É O TAL RSRS KKK w

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity