Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de março de 2013

Cinco Anos de Retina Desgastada!

Hoje, 28 de Março, o Retina Desgastada completa a impressionante marca de 5 anos de existência, 1258 postagens e 5856 comentários (com 99,9% de aproveitamento). Segundo o StatCounter, foram 584.417 visitas.

Por um certo tempo alimentei a ideia de encerrar as atividades no quinto aniversário, sem aviso prévio ou explicações. É preciso saber a hora de terminar e geralmente o melhor momento é antes do ocaso. O plano era concretizar a última frase da profecia de batismo. Uma grave crise profissional que me perturba o sono também contribui para olhar para o blog com pensamentos derrotistas.

Mas não o farei. A vida é feita de altos e baixos e a crise de hoje pode ser a véspera de uma nova ascensão. Desistir do blog seria outro baque em um momento delicado. Há ainda histórias para narrar, opiniões para formular, dedos para apontar e piadas para contar. Não irão se livrar de mim tão fácil.

Superbrodagem II

Vai ter bolo!

No aniversário de três anos, sorteamos três jogos. No aniversário de quatro anos, sorteamos quatro jogos. Está sentindo o padrão?

Como provavelmente minhas reservas financeiras estão sem seu nível mais baixo desde a criação do blog, também cogitei por um tempo em não fazer promoção alguma neste ano. Na verdade, eu cogitei fechar o blog, se você não leu os parágrafos acima...

Mas aí o camarada @zanderpazini ofereceu uma chave de jogo e... eu me animei. Podem agradecer a ele.

Aproveitando a Indie Spring Sale do Steam, resolvi comprar os outros quatro prêmios que faltavam para completar cinco. Sim, Superbrothers: Sword & Sworcery EP foi o primeiro jogo de nossa promoção de cinco anos!

Os outros prêmios, de nossa promoção Indie Porque Estou Sem Grana, são:

Não apenas consegui completar cinco, como também selecionei apenas títulos que já passaram por aqui no blog. Dupla vitória!

Para concorrer a estes prêmios, nada muito complicado desta vez, ao contrário dos dois anos anteriores:

  1. Escreva nos comentários: steamid, prêmio que você deseja ganhar e o que você acha do futuro da indústria dos jogos eletrônicos
  2. Os prêmios serão distribuídos via sorteio, então não precisa se preocupar em escrever um tratado sociológico. Mas "sei lá" não é resposta.
  3. Eu me reservo o direito de punir qualquer tentativa de fraude. Até hoje, nunca aconteceu, mas vai que...
  4. Cada usuário só poderá participar uma única vez.
  5. Você só pode concorrer a um único prêmio. Escolha com sabedoria.
  6. Não vou me dar ao trabalho de documentar o processo do sorteio, com vídeo no YouTube ou algo assim. Para participar, tem que confiar.
  7. Serão aceitos comentários publicados até as 23:59:59 de 05/04 (quinta-feira). O resultado sai na próxima sexta-feira.
  8. Os prêmios serão entregues direto via Steam.

ATUALIZAÇÃO (05/04): Promoção encerrada! Conheça os ganhadores.

Desde já me isento da necessidade de sortear 6 jogos no aniversário de seis anos, 7 jogos no aniversário de sete e assim sucessivamente!

Ouvindo: Maniac Rockers - Andrade

27 comentários:

Bolívar D'Andrea disse...

Cara, não termine o blog! Sou muito fã, principalmente das resenhas. Me inspiro muito nos teus textos pra escrever minhas próprias reviews do www.criticalhits.com.br e foi no teu site que vi que não tem problema escrever resenha de jogo antigo. E também por tua causa que gastei uma porrada de dinheiro no gog.com pra comprar Baldur Gate e Anachronox.
Meu nome no Steam é bolivardandrea e eu tô só por ganhar um Breath of Fire, mas o que vier veio!
Acho que o futuro das empresas de videogame vai ter cada vez menos videogame. Os jogos no PC rodam mais rápido, tem gráficos melhores, loadings menores e, mesmo assim, são mais baratos, então não vejo futuro nos consoles, vai tudo canalizar pro PC.

Grande abraço e muito sucesso no blog!

Fagner P. disse...

Nem preciso falar o tanto de tempo que acompanho o blog e quanto admiro seu trabalho mais... hehehe

Vou tentar o Toki Tori.
steam id: /fagnerpelicioni

Sobre o futuro da industria dos jogos? Bom, não é muito dificil de imaginar: +Dinheiro -Qualidade. Simples e rápido.

PS: Se eu soubesse que faria sorteio, eu teria doado um jogo para sorteio também. (sério)

Breno disse...

Não termina, não! Força na luta, cara!

Marcos A.T. Silva disse...

Aquino,

Primeiro de tudo, meus parabéns. Sei o quanto é difícil manter um blog, ainda mais um blog sobre games, e um com tão altíssimo nível, como o Retina Desgastada.

Não desanime. Passei e também passo por coisas semelhantes, e sei que é mesmo complicado. Também já pensei (e confesso que isto passa por minha cabeça vez ou outra) em desistir, e muitas vezes nem sei ao certo qual é o fator motivador.

Muitas vezes fica difícil conciliar trabalho com lazer (não sei como você enquadra o Retina, mas, pra mim, ele é PROFISSIONAL AO EXTREMO) + vida particular + problemas + família + crises, etc.

O Retina Desgastada é uma aba sempre aberta no meu Chrome. Posso não comentar muito por aqui, mas acompanho de perto, e adoro. Seus textos são fantásticos. Sua abordagem é ótima. Suas opiniões são fora de série.

5 anos com tamanha qualidade não é pouca coisa. Espero que você continue, e que o Retina possa continuar sendo carregado na terceira aba do meu Google Chrome por muitos e muitos anos (ou de outro navegador qualquer, caso o do Google perca o reinado).

Abração!

Gledson A. disse...

Fico feliz que não tenha desistido, Aquino. Graças a você e seu ótimo artigo (http://blog.retinadesgastada.com.br/2012/03/eu-pirata.html) consegui enchergar o quão errado estava por insistir na pirataria. Isso sem falar que foi nesse lugar que conheci, mesmo que só virtualmente, pessoas que me ajudaram a encontrar jogos preciosos que nunca tinha ouvido falar e, também, a refinar as minhas opniões.

Cara, conheci To The Moon através desse blog; comprei Baldur's Gate por causa da sua postagem que falava sobre o 2. Você e todos que participam aqui dos comentários são formadores de opnião (e opnião das boas) sobre os jogos eletrônicos...

Seria péssimo perder um blog de tanta qualidade.

Marcos A. S. Almeida disse...

Primeiramente quero parabenizar por mais 1 ano de vida.É a vitória de um bravo, visto que outros caíram pelo caminho.Arrisco dizer que a frequência de postagens hoje está maior que a do ano passado e quiçá de toda a existência do blog,o que é muito bom.Mas não posso ser egoísta e exigir coisas do Aquino do Retina e esquecer do Carlos Aquino e os problemas inerentes á todo ser humano.Portanto, só posso desejar sucesso na vida e esperar que o blog continue á pleno vapor, com a qualidade de sempre.
Quanto ao futuro da indústria , acho que hoje ela está maior do que nunca, mesmo com os problemas e defeitos.Mas ainda assim têm um futuro promissor.Só desejo que nos vejam não somente como potenciais compradores dos seus produtos mas também como pessoas que buscam um entretenimento de qualidade por um preço justo.Por vêzes tenho a impressão - que espero ser falsa - que veêm os jogadores como um peixe prestes a ser fisgado por um anzol com uma minhoca falsa. Steam ID => Dellphos. Trilha sonora de To The Moon.

Ed R M disse...

Parabéns pela continuada existência do Retina Desgastada!!!

C. Aquino disse...

Valeu pelo apoio, Bolívar! Espero que tenha gostado de Baldur's Gate 2 e Anachronox tanto quanto eu gostei na época!

Fagner, ainda está em tempo! Sempre tem alguém precisando de uma chave na faixa.

Valeu, Breno! Você é O Breno que sempre comenta?

Marcos, fico feliz de saber que o Retina é referência para o XboxPlus porque o contrário também é verdadeiro! Vamos combinar assim: eu não desisto, você também não e vamos que vamos!

Gledson, fico MUITO feliz em saber que pelo menos um largou a pirataria devido ao meu desabafo. Relutei muito em publicar aquilo e é legal saber que rendeu e continua rendendo bons frutos.

Marcos, valeu pela força. Sua opinião sempre sensata já corrigiu meu rumo mais de uma vez.

Um grande abraço a todos!

Shadow Geisel disse...

Aquino, o presente você já me deu quando disse que não vai encerrar o blog. desejo um "boa sorte" do fundo do meu coração em suas empreitadas pessoais. se o blog tiver que acabar um dia, claro que ficarei muito triste, mas será uma decisão sua e teremos que respeitar. mas se tiver tempo e for possível cara, não encerre o blog não. seus textos fazem a alegria de muitos jogadores de videogame. gosto muito do seu trabalho e vc sabe disso. o que eu posso fazer é enviar muitas vibrações positivas (maior papo de bicho-grilo rsrsrs) e torcer para que tudo continue bem como está. de qualquer forma, não posso deixar de parabenizar o quinto aniversário do retina e lhe desejar sucesso. :)

C. Aquino disse...

Shadow, valeu pelo apoio!

C. Aquino disse...

Mais uma boa notícia: estou concluindo um papo que vai liberar a MAIOR promoção que o blog já teve. Fiquem ligados.

C. Aquino disse...

Está quase em tempo real isso... valeu pelo apoio, Ed (você sabia que, toda vez que leio seu nome nos comentários, eu leio "É DRM"?!)

Rebeca disse...

Parabéns pelos 5 anos, Aquino!
Fiquei feliz que, apesar dos pesares, você decidiu manter o Retina. Como disse o Bolívar, também sou muito fã dos seus textos.

Fico na torcida pra que a crise profissional seja um caso de "tempestade antes da bonança". Que venham muitas surpresas boas pra ti depois que ela passar. =)

Marcos A.T. Silva disse...

"Marcos, fico feliz de saber que o Retina é referência para o XboxPlus porque o contrário também é verdadeiro! Vamos combinar assim: eu não desisto, você também não e vamos que vamos!"

Combinado. :)

Vamos que vamos, sim.

Mas não consigo imaginar, sinceramente, como o XboxPlus pode ser uma referência para o Retina.

Cara, você escreve tão bem, tão bem, e trata todos os assuntos abordados de uma maneira tão única e com tanta propriedade, que nem sei como explicar direito quando indico seu blog para amigos. A forma mais fácil nestes casos é dizer só o seguinte: "acesse e leia". Até hoje todos adoraram.

Continue firme e forte, Aquino. :)

Marcos A. S. Almeida disse...

Marcos A.T. Silva,sem fazer juízo e sem querer desmerecê-lo ou á qualquer outro blogueiro que se esmera em doar o melhor de si para produzir conteúdo de qualidade, e também sem querer "puxar-saco" do Aquino , que não é do meu feitio , mas apenas apontando os fatos,afirmo que o diferencial é que no Retina temos um ESCRITOR , no significado próprio da palavra.E isso é um diferencial e tanto.Eu leio as notícias, informações e impressões aqui como se estivesse lendo uma história pois essa é a sensação que o texto passa.Texto impecável.

Marcos A.T. Silva disse...

"Marcos A.T. Silva,sem fazer juízo e sem querer desmerecê-lo ou á qualquer outro blogueiro que se esmera em doar o melhor de si para produzir conteúdo de qualidade, e também sem querer "puxar-saco" do Aquino , que não é do meu feitio , mas apenas apontando os fatos,afirmo que o diferencial é que no Retina temos um ESCRITOR , no significado próprio da palavra.E isso é um diferencial e tanto.Eu leio as notícias, informações e impressões aqui como se estivesse lendo uma história pois essa é a sensação que o texto passa.Texto impecável."

Totalmente de acordo. :)

Breno disse...

Não, Aquino. Eu sou o Breno que comenta bem pouco :P

Gledson A. disse...

"Marcos A.T. Silva,sem fazer juízo e sem querer desmerecê-lo ou á qualquer outro blogueiro que se esmera em doar o melhor de si para produzir conteúdo de qualidade, e também sem querer "puxar-saco" do Aquino , que não é do meu feitio , mas apenas apontando os fatos,afirmo que o diferencial é que no Retina temos um ESCRITOR , no significado próprio da palavra.E isso é um diferencial e tanto.Eu leio as notícias, informações e impressões aqui como se estivesse lendo uma história pois essa é a sensação que o texto passa.Texto impecável."

Isso é completamente verdade. Ter tamanha habilidade na narrativa a ponto de transformar até mesmo um jogo de Pong ("entendedores entenderão") interessante é algo notável, para se dizer o mínimo.

Raphael AirnMusic disse...

É isso aí! 5 anos passados e mais 5 pra frente, bora Aquino =)

Parabéns pelo aniversário e, como disse o shadow, o presente já é nosso por poder continuar lendo suas opiniões e comentários. Assim como muitos outros, é um dos blogs que eu leio e releio por causa das boas matérias e das grandes e interessantes discussões que rolam nos comentários.

Vai, vou participar da brincadeira então...
steamid: airnmusic;
premio: toki tori;
futuro da industria: espero que o negócio vai voltar a ser o que era antes. as grandes vão ter que ceder e parar de focar só nas continuações, as pequenas vão conseguir lançar muitos jogos bons via crowdfunding e afins. teremos muitas novas PIs interessantes e inovadoras. a retina vai ficar cada vez mais desgastada e precisaremos todxs de oculos (de realidade virtual, é claro).

E boa sorte aí com a vida pessoal, tomara que as coisas se alinhem logo.

Abração!

Rodrigo Ghedin disse...

Nem vou arriscar a promoção porque tô com mais jogo do que tempo para curti-los, mas queria deixar registrado aqui meus parabéns pelo blog e um agradecimento por não encerrá-lo -- sei como às vezes a tentação de largar tudo é grande e, talvez por isso, muito pela alta qualidade do que você escreve, agradeço mesmo por seguir na luta!

[]'s!

Edgar Menezes disse...

Conheci o Blog por acaso em 2009 quando estava entediado no trabalho, não lembro ao certo como fui parar na página do Retina Desgastada mas desde lá visito o site quase que diariamente. Seus textos são muito bons e as artes que vc faz também.

Meu SteamID é: edgarmenezes

Prêmio: Combo de Breath of Death VII + Cthulhu Saves the World

Acho que o futuro da industria dos jogos eletrônicos tende a crescer cada vez mais e os jogos Indies são os grandes responsáveis por isso, devido a lançarem cada vez mais jogos indies de alta qualidade e preço mais acessível do que os das produtoras já estabelecidas no mercado. Sem falar que cada vez mais studios indies são adquiridos por grande empresas devido seus lançamentos.

Carlos Wilson disse...

Termine não, seria uma grande perda :( Força Aquino!

Aethena disse...

Opa Aquino, primeiramente parabens pelos 5 anos de site! Você merece continuar a crescer e fazer sempre mais e mais sucesso pois seus textos são otimos.
Steamid:Aethenabr
Premio:Combo de Breath of Death VII + Cthulhu Saves the World
Fala sobreo cenario de jogos atualmente é complicado, quando mais se le por sites especializados mais se sabe o quanto a industria se polariza. Por um lado muitos falando sobre como estamos novamente perto de uma crise como tivemos depois da atari falir , principalmente por aumento de titulos indie até sem qualidade que saem todo dia e por outro ,muitos falando que com o crescimento da industria de games indie , a tendencia seria o aumento da industria. Sinceramente , creio que assim como na epoca da atari no futuro uma parte da industria vai cair , porém nao acho que seja uma questao de crise e sim uma questao de que menos jogos indie e até titulos triple A serão criados , mais talvez tenhamos um aumento da qualidade desses titulos seja uma qualidade real como um bastion ou o novo Transistor ou algo que na minha opinião tem menos qualidade mais que atrai jogadores como CoD.

Bem é isso, acho que ja falei de mais , novamente Parabens Aquino, continue assim!

Kiosia disse...

Este é o único blog decente sobre jogos que eu leio com freqüência. Claro que isso não é motivo pra esquecer eventuais frustrações, mas, sei lá, você tem fãs! =P

Qualquer dia as empresas de jogos descobrem a audiência aqui e começam a te mandar jogos pra você analisar. Quem sabe não rola até um jabá e você fica rico! LOL

steam: kiosia
jogo: Thirty Flights of Loving
o futuro da indústria dos games: Espero que a visibilidade do brasil continue crescendo não só como mercado consumidor mas também como mercado produtor. Além disso, imagino que cada vez mais os consoles se tornem pcs especializados, apesar dos controles diferenciados como kinect, e outros controles baseados em movimento.

Ana Carolina T. disse...

Parabéns pelos 5 anos!! =D

Bom, agora vamos pra parte complicada, porque dar parabéns é muito fácil. hehehe =P

Steamid: MadBananaPie
Prêmio: Combo de Breath of Death VII + Cthulhu Saves the World
Futuro dos games: Bom, sem dúvida a indústria de games vem crescendo cada vez mais. À medida que a tecnologia avança os games também avançam. Tivemos um grande boom da tecnologia nos últimos anos e assim seguiu também a indústria de games. Acho que agora (ou pelo menos em breve) vamos começar a entrar num platô. Mas o que eu acho mais interessante mesmo, é que a geração de gamers atual, que só dava atenção pra grandes franquias/empresas, está começando a voltar os olhos pros jogos indies. Se isso vai desbancar os grandes nomes da indústria de games, não sei, acho difícil, mas é legal ver que não são só os top-top da produção que estão se destacando. Querendo ou não essa nova abertura do mercado dá oportunidade pra novas empresas surgirem, novas idéias e novos conceitos. Até porque, um ótimo jogo não é aquele que tem os melhores gráficos da geração, com a engine mais avançada. E sim aquele que consegue te prender por horas e horas sendo ele mega elaborado ou super simples.

Gustavo Coelho disse...

Putz, só vi hoje e, portanto, parabéns (atrasado) pelos cinco anos de blog!

Sei como às vezes é difícil ter ânimo para manter um blog com conteúdo autoral (o nosso hiato atual é uma prova disso), e conheço bem o desejo de chutar o balde e simplesmente "sumir como fumaça". Mas torço para que o Retina Desgastada tenha muitos anos de existência, pois não é em qualquer lugar que se encontra um conteúdo interessante e agradável como o postado aqui ;-)

Davi disse...

Adoro o Retina Desgastada. A primeira postagem que vi foi do system shock. Unico blog que faço questão de acompanhar.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity