Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

5 de fevereiro de 2013

Queda Livre

Dead Space 3

Falar mal das práticas comerciais da EA é como criticar o Congresso Nacional: você se revolta, você protesta, não adianta nada e, quando chega a hora H, lá está você caindo nos mesmos erros, sustentando o sistema com votos ou jogos e mentindo pra si mesmo que desta vez vai ser diferente. Mas, se existe um limite para o que é permitido até mesmo para a vilanesca Electronic Arts, desta vez ela fez um esforço danado para se superar com Dead Space 3.

Disposta a espremer esta galinha dos ovos de ouro até a última pena, o novo jogo já chega às lojas com microtransações, Online Pass e um outro DLC já anunciado para Março. Haja Phill Collins para agüentar o assalto.

Microtransações são operações normalmente comuns em jogos gratuitos, uma vez que são a única fonte de renda dos desenvolvedores. Entretanto, o que mais se vê são jogos desbalanceados com o intuito de induzir o jogador a pagar para continuar se divertindo, o pejorativamente chamado de modelo "pay to win" ("pague para vencer"). Agora, a EA inaugura a modalidade em um título pago. Supostamente, ao longo do jogo será possível montar novas armas para Isaac Clarke a partir de recursos escondidos nos cenários sem precisar pagar um centavo, mais ou menos o que já vimos em Dead Island, por exemplo. Através das microtransações, a empresa alega estar oferecendo uma opção para o jogador impaciente de pagar com dinheiro real por estes tais recursos escondidos ao invés de sair procurando como todo mundo. E não está cobrando barato, um simples pacote de itens pode custar 5 dólares, o valor de um jogo indie completo (ou até um bundle inteiro!). Se o jogador se animar e resolver comprar tudo, vai morrer em 41 dólares. Pelo menos, não são Visceral Points ou algo assim.

Microtransações

O primeiro DLC nem esperou o jogo esfriar nas prateleiras, já foi anunciado e deverá chegar às lojas no mês que vem. Ou os desenvolvedores são muito rápidos ou esse conteúdo já estava sendo desenvolvido em paralelo ao jogo. Nem compensa mais criticar este tipo de tática: era escandalosa em 2009, hoje é regra. E o que dizer do relógio "inspirado" no jogo, vendido por US$265 na loja da EA? Apenas que já esgotou.

Recapitulando, Dead Space 3 é um jogo de "terror" suavizado (porque "era assustador demais para as pessoas"), que não será otimizado para PC (ao contrário do que aconteceu com os capítulos anteriores), vai tentar te extorquir de todas as formas possíveis e ainda assim precisa vender 5 milhões de cópias para ser considerado um sucesso (sendo que o capítulo anterior vendeu metade disso)? Não me espanta que o Metacritic dos usuários esteja em 4.3.

Nem Altman salva agora.

Ouvindo: Siren 2 - Awakening

17 comentários:

Breno disse...

"que não será otimizado para PC (ao contrário do que aconteceu com os capítulos anteriores)"

corrige a frase em parenteses para "como aconteceu com os capítulos anteriores". Inclusive houve um DLC do Dead Space 2 que ficou exclusivo para consoles. EA trata consumidores como o malandro trata sua esposa. Na base da porrada, kkkkkkk

Breno disse...

E falando em otimização para PC é interessante lembrar que TODOS os jogos da série carregam os mesmos problemas de otimização.

Hawk disse...

"era assustador demais para as pessoas" um jogo de terro era assustador demais?!

Minha vontade de comprar este Dead Space 3 é igual a zero.

Gyodai disse...

Se eu não me engano, nenhum Dead Space foi otimizado pro PC. Eu nunca consegui jogar nenhum dos dois usando o mouse. A movimentação de câmera fica irritante de tão devagar. Além do agradável screen tearing, que é "menos pior" no segundo jogo.
Como eu disse, joguei a demo do terceiro jogo e não gostei muito do que vi. Por incrível que pareça, a coisa mais interessante foi o sistema de criação e modificação de armas. O gráfico é bem tosco, o lag é tenebroso e tudo parece previsível demais. Tá certo, alguém dirá que "tudo já era previsível antes", mas os jogos anteriores tinham uma identidade (ou tentavam ter). Eu gosto bastante dos dois primeiros, porque eles me lembram aqueles filmes trash antigões, desconfortavelmente nojentos. E isso eu não vi no terceiro jogo (na demo, pelo menos).
É um jogo que eu pretendo comprar, porque quero saber qual é o desfecho da coisa toda. Mas vou esperar por uma promoção generosa.

Gabriel disse...

Realmente esse jogo é uma b**ta..
Olhei o pessoal jogando na lan, cara eu nunca falei tantos "Não...não...isso não é Dead space...não"
Realmente...cada vez mais a industria só me dá tapas na cara.
E o que o Gyodai disse é verdade...nenhum Dead Space foi otimizado para pc...eles só fizeram um port...com controles e afins...mas nunca fizeram um detalhamento de texturas e talz.

Raphael AirnMusic disse...

O que eu queria mesmo era a mochila do dead space, mas era cara demais, assim como o relogio.

Ainda não joguei o segundo, o primeiro eu gostei bastante apesar de cansar um pouco da mecânica vá até tal lugar e faça X.

C. Aquino disse...

Não me lembro de ter enfrentado problemas no port do primeiro jogo. Na verdade, existe até um menu de Advanced Graphics (http://imageshack.us/photo/my-images/573/clipboard02yb.jpg/) o que é mais do que costuma aparecer em outros ports. De acordo com o Xboxplus houve alguma otimização nos primeiros dois jogos, incluindo antialising melhor. Pelo visto, nem isto vai ter agora; vai ser do jeitinho que é nos consoles mesmo.

Marcos A. S. Almeida disse...

E ainda têm gente que acha que é exagero tentar processar de todas as maneiras esse pessoal...Prefiro pecar pelo exagero do que pela falta.Só enxergo gananciosos nesta indústria , que obviamente como na política, têm exceções.E pior é que é uma franquia que gosto como poucas e vê-la decair assim é lamentável...Mas por favor Aquino, nem me fale sobre Metacritic e muito menos de usuários.Um cara deu nota 0 por conta deste DLC.Se levarmos em consideração essa nota teremos de levar em consideração o famigerado "mimimi" pelo final de Mass Effect 3.

Luis Felipe Vitte Soligueti disse...

O problema é o seguinte: Eu gostaria de conseguir não sustentar esse sistema mercenário da EA, porém ela é a que tem os melhores jogos e eu quero jogá-los, o que torna impossível não comprá-los.
Então eu abaixo a cabeça e acabo comprando todos os jogos da EA.

Osama disse...

Ao contrário do que foi dito, no PC tem muitas opções de customização e desempenho.
Estou jogando desde ontem a noite e gostei muito! Esse negócio de terror ação mimimi e blablaba eu deixo pra chorar depois que finalizar ok? Grato!

Jimmy Fischer disse...

Jogay os dois pra PC e não tenho o que reclamar da jogabilidade com mouse e teclado.
O grande diferencial seria a tal campanha coop, mas tão fazendo de tudo pra estyragar a franquia.

Gledson A. disse...

O pior de tudo é que a notícia não é uma surpresa para ninguém.

Pessoalmente eu acho que enquanto Amnesia e outros jogos indies fazerem juz ao gênero, eu não me importo com o que as "grandes publishers" vão fazer com suas franquias.

Uma pena para quem é fã da série, mas vindo da EA já era de se esperar coisa parecida ou pior.

Lucs disse...

O primeiro Dead Space foi um port otimizado sim,mas apresenta problemas.
O maior deles é o V-Sync:
Desativado faz o jogador enfrentar um screen tearing e um mouse lag tenebroso.
Ativado trava o jogo em 30 frames por segundo.
Ainda estou no meio dele,então não vi como está o segundo.

e a EA está fazendo dos consumidores de gato e sapato que nem tem como agir.Eu mesmo tentei resistir, sem sucesso, de comprar Battlefield 3 e Mass Effect 3 até que saissem no Steam (nunca?).

Shadow Geisel disse...

pra quê trabalhar em um port otimizado quando a empresa pode lucrar três vezes com o mesmo produto? deve ser daí que vem essa meta idiota de vendas...

sobre a qualidade da série, Dead Space 3 sofreu uma Residentevilação para vender mais a um público maior. nenhuma novidade até aqui...

Jimmy Fischer disse...

Mas vamos esperar...
Lembro que quando estava pra sair o 2 todo mundo estava julgando que era ação, que não tinha terror... e não foi bem assim.
-
O forte da franquia é o single player, pelo menos o MP do 2 é divertidinho mas no fundo é uma porcaria.
-
Pra que servirá essas microtransações?Pro SP , pro MP ou pros dois?
Se der pra zerar de boa sem gastar um centavo a mais beleza.Agora se tu amar o jogo e for o melhor jogo da tua vida, gaste uns trocados a mais nele...
Salvo a diferença dos preços, foi isso que eu fiz com o KILLING FLOOR.
Passei um ano praticamente só jogando ele e fiz questão de comporar quase todos os DLCs pra apoiar a desenvolvedora... se fosse um joguinho que eu tivesse jogado um mes e esquecido talvez não tivesse gasto 1 centavo a mais.
Acho que é uma forma de encarar a coisa!

Gyodai disse...

Sério que você conseguiu jogar DS1 com mouse e teclado, Jimmy? Eu tentei de todo jeito possível, procurei fix na internet e não encontrei maneira de acelerar a mira. Por incrível que pareça, consegui maior suavidade e precisão usando um controle.
E quanto à qualidade do port pra PC, pelos comentários que andei lendo, parece que continua a mesma coisa dos anteriores, até com algumas melhorias. O V-Sync continua uma merda, como sempre. E parece que o esquema das transações não fez com que a EA mandasse o balanço do jogo pro espaço (péssimo trocadilho, eu sei), levando o jogador a se sentir obrigado a comprar os pacotes.
Enfim, reitero o que eu disse: vou comprar um dia, porque gosto da série. Mas vou esperar uma promoção.

Jimmy Fischer disse...

Gyoday, só me lembro que pra jogar no teclado e mouse o controle não podia estar conectado no PC que bugava!
Tu tinha que desconectar o controle(se tivesse conectado)que ficava normal, estou falando do DS1

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity