Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

30 de janeiro de 2013

Profissão: Fotógrafo – Parte IV

Quando se fala em fotografia de jogos, o primeiro nome que nos vem à mente é o Dead End Thrills, o magnífico projeto de Duncan Harris que empresta um olhar maravilhado para a estética dos mundos virtuais. Mas ele não está sozinho, como já vimos por aqui. Entretanto, o universo de exploradores destas paisagens eletrônicas é ainda maior.

Rainer Sigl publicou em julho do ano passado um excelente artigo intitulado The Art of in-game Photography, onde nos apresenta alguns outros nomes de artistas e suas respectivas obras.

James Pollock

Pollock já tem a arte no sobrenome. Ao contrário do trabalho de Duncan Harris, que usa e abusa e ferramentas de modificação nos jogos para obter o visual mais detalhado possível em uma possível busca pelo realismo, Pollock fotografa o monitor ou a televisão, atingindo o realismo pelo caminho inverso. O resultado oscila entre o fantasmagórico, o hipster e algo que poderia figurar em um álbum de fotos envelhecido:

pollock-gta-iv GTA IV

 

pollock-deus-ex-human-revolution Deus Ex: Human Revolution

 

pollock-red-dead-redemption Red Dead Redemption

 

pollock-mirrors-edge Mirror's Edge

James Pollock tem um site chamado Virtual Geography, onde concentra suas fotos, mas não recebe atualizações desde julho de 2012.

Kent Sheely

Kent Sheely é um artista experimental transmídia e jogos são apenas mais um paleta de cores em seu atelier. Ele explora os limites entre o real e o imaginário e já colocou instalações de Mario no meio da rua, uma pistola de NES em fotos de filmes, entre outras transgressões. Trabalhos menos conceituais, envolvendo apenas o ângulo certo, o glitch certo ou o filtro certo também nos revelam uma faceta dos jogos pouco vista:

sheely-team-fortress-2 Team Fortress 2
(projeto Exquisite Corpses)

 

sheely-day-of-defeat Day of Defeat
(projeto DoD)

 

sheely-gta-san-andreas GTA: San Andreas
(projeto San Andreas)

Os demais projetos de Sheely, incluindo vídeos e instalações, podem ser conferidos em seu site oficial.

John Paul Bichard

John Paul Bichard se define como um "artista que é fascinado por pessoas, lugares e como histórias são criadas". Uma visita ao seu site oficial pode dar a impressão de que ele se dedica a fotografar gente fantasiada das formas mais bizarras, com um certo toque de vaudeville e que a modernidade virtual dos jogos eletrônicos seriam seu último foco. Mas entre 2000 e 2008 ele se tornou obcecado pelo meio, tendo produzido diversos projetos envolvendo jogos de diferentes formas, desde instalações até vídeos e experiências multimídias:

bichard-max-payne-2

Max Payne 2 

 

bichard-max-payne-2-02 Max Payne 2

 

bichard-max-payne-2-03 Max Payne 2

Os trabalhos de Bichard já foram expostos nos Estados Unidos, na Suécia, em Portugal, na Austrália, na Inglaterra e outros países. Seu projeto mais recente chama-se Evacuation 1940 e é uma recriação fotográfica de um drama da Segunda Guerra Mundial.

Iain Andrews

Iain Andrews é um detalhista, seu olhar não se concentra na paisagem mais ampla ou nas pessoas, mas nos pequenos e quase imperceptíveis ângulos dos mundos dos jogos eletrônicos. Navegando contra a corrente dos artistas experimentalistas, Andrews não retoca nada nem monta cenários, mas captura exatamente o que seu olhar perceber, às vezes com a ocasional ajuda de um mod ou outro:

andrews-dishonoured Dishonored

 

andrews-portal-2 Portal 2

 

andrews-red-orchestra Red Orchestra

 

andrews-team-fortress-2 Team Fortress 2

Andrews reúne suas fotos em um Tumbler chamado Steam Postcards. A tecla F12 da aplicação da Valve agradece.

Leonardo Sang

Leonardo Sang é paulista, fotógrafo, designer e começou a se interessar pelas imagens dos mundos eletrônicos a partir da câmera do celular virtual do protagonista de GTA IV. Ao explorar o mundo aberto da Rockstar percebeu que pouca coisa o diferenciava de outras paisagens urbanas reais e oferecia o mesmo deleite para quem estivesse disposto a olhar. Para registrar sua descoberta, criou o projeto vrp ("Virtual Reality Photography"):

sang-battlefield-3 Battlefield 3

 

sang-dishonoredDishonored?

 

sang-mass-effect-3 Mass Effect 3

 

sang-bad-company-2 Battlefield Bad Company 2

Sang tem um Tumbler dedicado ao projeto onde novas fotografias são postadas sem periodicidade ou indicação de qual jogo pertencem. Sem datas, ou identificações, apenas retratos de mundos além da tela.

Enquanto lutamos batalhas pela salvação da Humanidade, fugimos dos monstros ou aceleramos em velocidades inacreditáveis por pistas perfeitas, alguns estão parando para olhar o momento, registrar o instante e expor a beleza escondida em códigos matemáticos...

Veja também:

Ouvindo: Atrocity - Forever Young

3 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Ele clicou uma de Red Orchestra, que realmente pode render capturas muito boas.Se ele entrar em Red Orchestra 2 então , ficará maravilhado!
Como você descobriu de quais jogos foram capturadas?

Rebeca disse...

Poxa, muito legal o trabalho deles! Gostei de todos, mas fiquei encantada, principalmente, com as imagens do Pollock. Parecem fotos antigas/envelhecidas, mesmo.

Shadow Geisel disse...

muito bom mesmo. os caras conseguiram alcançar um efeito bem legal. as fotos do dishonored, mirrors e red dead eu acreditaria piamente que eram de verdade se alguém me dissesse...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity